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Resultados da busca: Eduardo Vilas Bôas

12/09/2018

Varejo, Revolução Afetiva e o seu Negócio

Alguns estudiosos da psicologia humana apontam que estamos vivendo uma nova era, a que denominam de Revolução Afetiva. Ao contrário do que vivemos desde 1960 até aqui, as pessoas estariam valorizando as emoções em todos os processos cognitivos, o que, para o interesse varejista, abarca também as relaç...

30/07/2018

Bons equipamentos de loja são fundamentais

Muitos lojistas ainda vivem aquela ideia da década de 1990 de que o produto se vende sozinho. Logo, nessa lógica, qualquer equipamento expositor – ou, indo além, qualquer forma de exposição – seria o suficiente para o cliente encontrar a mercadoria e compra-la. Infelizmente a jornada de compra tornou-se mu...

08/06/2018

Sua loja já está na era do Varejo 4.0?

O termo Varejo 4.0 não é novo, talvez tenha sido cunhado lá em 2012 na NFR Retail´s Big Show. Mas, muitos ainda desconhecem ou se quer praticam suas premissas. Apesar do termo sugerir uma conotação direta com a tecnologia, o Varejo 4.0 vai além disso, ou seja, se os recursos tecnológicos não...

26/03/2018

Sua marca tem feito Comunicação Integrada de Marketing?

Toda empresa precisa se comunicar, tanto para vender produtos e serviços, como para trabalhar a construção da sua imagem e a sua reputação junto ao consumidor final – o que reverbera, diretamente, na sua capacidade de cobrar a mais por aquilo que vende. Philip Kotler e Kevin Keller já afirmavam que &ldquo...

31/01/2018

Exposição de produtos na altura ideal favorece o consumo

Seus produtos estão expostos na altura ideal para o consumidor tocá-los? Talvez você tenha se perguntando agora: e qual é essa altura ideal? Então vamos compreender melhor essa questão. A exposição de produtos engloba vários aspectos, tais como coordenação de cores, correla&cce...

11/12/2017

Ser multi-channel, cross-channel ou omni-channel?

A loja física não saiu de moda e nem deve sair tão cedo. Ao contrário da imagem que vendem alguns entusiastas do e-commerce, os canais de compra não estão se anulando e o futuro não é apenas virtual. Públicos diferentes podem ter comportamentos de compra parecidos e, uma mesma pessoa, pode ...

13/10/2017

Música na loja ajuda a vender mais

Música dentro de loja não é luxo, tão pouco desnecessária. Músicas corretas ajudam a vender mais – e isso é comprovado. Sabe por que funciona? Simplesmente porque os sons interferem no nosso psicológico, impactando fisiologicamente através do sistema nervoso. Há pelo menos tr&e...

02/06/2017

Sua vitrine vende produto ou valor?

Sua vitrine tem sido usada apenas para mostrar produtos à venda? Se sim, me desculpe dizer, mas você está fazendo isso errado e talvez desde a metade da década de 1990. Isso porque desde essa época o varejo tem focado suas estratégias na criação de valor e não mais na simples oferta de produtos...

04/05/2017

Varejista: atualizar-se vale mais do que custa

Muitos varejistas se trancaram dentro de suas lojas e estão esperando a crise passar. Aliás, independente de crise, comumente encontro ou atendo lojistas que nunca foram visitar a concorrência – não sabem sequer como é o interior da loja, o tipo de atendimento ou o mix de produtos. Infelizmente essa “aliena&cc...

29/03/2017

O que é essa tal experiência de compra?

Experiência de compra pode ser definida como o conjunto das percepções que um shopper constrói ao interagir com uma operação varejista, durante o ato de compra ou pesquisa. Essa percepção parte da interação com um enorme conjunto de elementos, tais como arquitetura e aspectos visuai...

17/02/2017

5 dicas para um marketing sensorial descomplicado

Marketing sensorial é um conjunto de ações de comunicação não-verbal, de baixo custo, usado principalmente no ponto de venda (PDV). Tem como finalidade fixar uma marca, um produto ou até mesmo um serviço na mente do consumidor, através de sensações que gerem vínculo emocio...

23/01/2017

Lojas sem vitrine: tendência ou necessidade?

As vitrines têm um papel muito importante para um ponto de venda: formam a primeira impressão do shopper sobre a identidade de uma marca. Os elementos ali expostos, que vão muito além dos produtos, sinalizam para ele o que esperar em termos de qualidade, preço ou diferencial ao adentrar no estabelecimento. Diversas loj...

05/01/2017

Sua vitrine tem as 7 estruturas básicas necessárias?

Todo varejista sabe do potencial comercial de uma boa vitrine, mas, pela minha experiência em atendimentos, noto também que poucos sabem que estão subutilizando essa ferramenta tão poderosa para o branding e para as vendas.  O desenho abaixo ilustra um modelo genérico de vitrine quanto a sua estrutura. Podemos dec...

30/11/2016

Por que usar materiais de comunicação no ponto de venda?

Materiais de ponto de venda englobam displays, cartazes, painéis, faixa de gôndola, displays, cartazetes, móbiles, folheto, stopper, luminosos, indicadores, balões, letreiros, sinalética, expositores específicos, entre outros, que podem contribuir para a compra, na medida que orientam na organização e...

31/10/2016

Lifestyle do público-alvo deve orientar a atmosfera de loja

Invariavelmente tenho a confirmação de que a ideia de conhecer o público-alvo, para muitos varejistas, é apenas um apelo metodológico daqueles que se propõe a dar algum tipo de treinamento ou consultoria. E, por isso, infelizmente muitos lojistas ainda acham que a segmentação por classe econômi...

09/09/2016

CRIE ENGAJAMENTO NO PDV PARA UMA MELHOR EXPERIÊNCIA DE COMPRA

O consumidor é cada vez mais o foco do varejista. Produtos? São o meio, não mais o fim. Nessa jornada precisamos conhecer realmente quem é o indivíduo que compra periodicamente ou esporadicamente conosco, o que compra e, mais recentemente, como compra.  Sim, entender o processo de comportamento do consumidor no p...

18/08/2016

Entenda como expor produtos no layout de uma loja

Dispor produtos e famílias de produtos pelo layout de uma loja é um dos maiores desafios para um varejista – pelo menos essa é a maior demanda que recebo em consultorias e treinamentos.  E de fato, não é um assunto muito simples, ainda mais que cada mix de produto, cada marca, público-alvo e cada lay...

28/07/2016

Entenda (e use) o poder de classificação das cores no varejo

Como afirmou Carl Jung, pai da psicologia analítica, as cores são a língua nativa do subconsciente e, portanto, afetam muito mais as emoções, interesses e comportamentos do consumidor do que podemos imaginar.  A famosa Gestalt, um ramo da psicologia que estuda a percepção das formas, afirma que para...

22/06/2016

Como utilizar corretamente as tendências no varejo de moda?

Não precisa nem trabalhar com moda para saber que esse mercado é regido pelas aclamadas tendências. Elas, no entanto, nem sempre existiram. Surgiram, na verdade, como uma tentativa de “direcionar” o gosto da população e, assim, conseguir-se produzir peças em larga escala com menor chances de encalhe no ...

30/05/2016

Como melhorar o visual merchandising? Entenda em um passo a passo

No último artigo expliquei os níveis de visual merchandising, isto é, algumas das atividades fundamentais que a sua loja pode (ou não) estar trabalhando. E, muito provavelmente, você deve ter se questionado por onde começar a implantação de uma política de visual merchandising. Pretendo...

25/04/2016

Score de Visual Merchandising: Qual é o nível da sua loja?

O termo visual merchandising (VM) é cada vez mais difundido no mercado, porém, nem todos ainda conhecem realmente sua função e importância para o comércio. Por definição, podemos entender que o visual merchandising é um conjunto integrado de estratégias e ações or...

23/03/2016

As lojas virtuais não vão acabar com as lojas físicas

Você já deve ter ouvido falar da ascensão do consumo via e-commerce e dos riscos que isso acarreta para o seu negócio, certo? Na realidade criou-se um alarde sobre tal questão, tanto que há poucos anos chegaram a decretar a extinção das lojas físicas em função desse modelo de come...