Como ser a liderança do século XXI, entenda em 6 passos
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Como ser a liderança do século XXI, entenda em 6 passos

A arte de inovar é uma característica admirável no meio corporativo, isso não significa que é só fazer um bom trabalho. Inovar faz parte do trabalho de um líder e é um dos principais atributos que inspiram outras pessoas, afinal, ser um ótimo orientador é necessário manter engajada uma equipe que busca se reinventar a cada dia. 

Um bom líder não é mais aquele que tem poder sobre os outros colaboradores, mas sim, que busca motivar a equipe para melhores resultados e também que explora o potencial de cada um para buscar novos desafios dentro da empresa, acolhe dúvidas e ajuda todo o grupo. 

Além disso, quem coordena, é capaz de formar sucessores e não rivais, sendo essa uma visão totalmente diferente dos gestores do passado, onde era visto que uma pessoa poderia ocupar a posição da outra. Uma das qualidades de líderes inovadores é a capacidade de reconhecer as experiências e competências dos integrantes do time e é o principal incentivador para troca de conhecimento e integração de diversos setores da corporação. 

Para se tornar um líder de referência confiar algumas dicas.

 

  1. Forneça feedbacks, acompanhamentos individuais mostram o quão você se importa e que está próximo dos colaboradores, isso é sempre bem-visto, além de ser um fator de engajamento, pois estimula a equipe a lidar com eventuais erros, visto que, essa é uma oportunidade de aprendizagem. 

  2. Quem lidera deve ser um bom comunicador, sabendo se expressar de forma clara, esqueça a ideia de que todos os colaboradores sabem quais são os processos da empresa. Lembre-se, que, o que é óbvio para você, pode ser um desafio para o outro, então todos devem estar cientes das responsabilidades para realizar um trabalho eficiente. 

  3. O líder inovador, não é o detentor do poder e que apenas cobra resultados, mas, é alguém que opera em contribuir com a equipe, chama a responsabilidade para si, dá exemplo aos demais, sempre aberto para novas ideias. Uma das maiores virtudes em coordenar é recompensar bons desempenhos e sentir-se privilégio em lidar com tantos talentos. 

  4. Um passo importante na formação de uma nova liderança, é a constante renovação, como, acompanhar as mudanças, tanto as tendências de  comportamento, das organizações referências e principalmente do mercado econômico, enxergando o que ninguém viu.   

  5. Para ser a fonte de motivação de seu time, o orientador trabalha para fazer com que os projetos saiam do papel e que realmente as coisas aconteçam quando planejadas e entenda que é necessário o auxílio de toda equipe para que novos desafios sejam implementados, além disso, traz aos demais o sentimento de pertencimento e honra ao ser participativo.

  6. Entre todos os tópicos, classificamos este como o mais importante, e primordial: o estudo, atualizar-se e sempre estar disposto a aprender coisas novas, afinal, isso é o que vai diferenciar o seu nível de comprometimento. Para se renovar constantemente o ideal é ler e buscar cursos que trabalham essa competência, assim, você ter um grande diferencial.


Pensando nisso, a ACIC desenvolveu a Escola de Negócios, com cursos voltados a gestores, incluindo o de como se tornar um líder que saiba lidar com diferentes perfis e alcançando melhores resultados em equipe. Conheça mais sobre o curso de Liderança AdaptÁgil e construa uma visão inspiradora para seu futuro.  


Equipe ACIC| Lideranca, adaptacao, foco, compromisso, referencia

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados