- , 17 de Janeiro de 2024
- h
- Enviar por e-mail
- Compartilhar
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
3 passos para se tornar um líder estratégico
A liderança estratégica transcende a mera execução de tarefas diárias, trata-se de uma abordagem proativa, que visa a antecipar desafios, identificar oportunidades e alinhar os esforços da equipe aos objetivos de longo prazo da empresa.
Cada vez mais, a habilidade de pensar e agir estrategicamente torna-se um diferencial crucial, especialmente para aqueles que ocupam posições de gestão ou que sonham em conquistar tal cargo. A liderança estratégica transcende a mera execução de tarefas diárias, trata-se de uma abordagem proativa, que visa a antecipar desafios, identificar oportunidades e alinhar os esforços da equipe aos objetivos de longo prazo da empresa.
Para que você desenvolva as suas capacidades de pensamento estratégico, é necessário aprimorar três comportamentos fundamentais para trabalhar: perspicácia (pensar), alocação (planejamento) e ação (fazer).
É muito comum ver um profissional em um alto cargo sem competências, como a de pensamento estratégico, além de dificuldades em delegar tarefas e responsabilidades, centralizando e respondendo ele mesmo pelas atividades de outros.
Rich Howard, fundador e CEO do Strategic Thinking Institute, aponta que muitos gestores, que querem aperfeiçoar as suas características estratégicas, devem aplicar um roteiro comportamental com 3 passos:
Passo 1: Perspicácia
A perspicácia tem a ver com a forma como você pensa: sua capacidade de compreender uma situação, gerar novas ideias para sair do estado atual para o estado futuro desejado e resolver desafios com vistas a criar um novo valor. A perspicácia é composta por três componentes principais:
-
Consciência do contexto: que informa a sua visão panorâmica geral. Compreender tanto a sua situação interna (cultura, propósito, processos etc.) quanto a externa (tendências de mercado, comportamento do cliente, cenário competitivo etc.) ajuda a alocar recursos para atingir seus objetivos.
-
Insight: refere-se à sua capacidade de gerar aprendizados a partir da consciência do contexto. Isso requer curiosidade e mentalidade exploratória. Uma característica fundamental dos pensadores estratégicos é a disciplina para registrar, categorizar, compartilhar e refletir continuamente sobre os insights.
-
Inovação: é a sua capacidade de canalizar consciência contextual e insights para criar um novo valor. Normalmente, surge do pensamento envolvido na superação de um desafio ou na resolução de um problema.
Para avaliar a sua perspicácia, pergunte-se:
Realizo com regularidade avaliações da situação atual do meu negócio, tanto do ponto de vista interno como externo?
Compartilho insights valiosos com a minha equipe?
Ao resolver problemas, sigo o que já foi testado e comprovado ou procuro por novas abordagens?
Passo 2: Alocação
Alocação diz respeito como você planeja atingir os seus resultados, sendo estratégico ao estabelecer metas, distribuir recursos, reconhecer os riscos e as compensações ao tomar decisões, criando vantagens e oferecendo um valor superior ao negócio. Onde você investe os seus recursos - tempo, talento e capital - torna-se um impulsionador fundamental para a eficácia de suas estratégias, requerendo os seguintes componentes:
-
Habilidade de administrar seus recursos: Eles geralmente são finitos e, sem disciplina, podem ser mal distribuídos, fazendo com que não haja qualquer impacto no seu objetivo final. Uma abordagem estratégica nesse contexto implica a capacidade de concentrar recursos, coragem para fazer escolhas e disposição para garantir o uso dos recursos da forma planejada.
-
Tomada de decisão: Em vez de, simplesmente, aceitar a primeira opção, os pensadores estratégicos devem gerar uma variedade de alternativas viáveis. Como cada decisão resulta em uma consequência diferente, deve-se analisar os prós e contras de cada alternativa, bem como o nível de risco aceitável.
-
Vantagem competitiva: O objetivo central das estratégias traçadas será o de obter algum tipo de benefício no mercado, ganho ou lucro. Administre os recursos e planeje as atividades para gerar um valor superior para os clientes em relação aos concorrentes. Uma vez alcançada a vantagem, continue trabalhando na evolução dela diligentemente para permanecer à frente da concorrência.
Para determinar se você é um alocador eficaz, pergunte a si mesmo:
Eu administro os recursos de áreas com baixo desempenho, realocando-as para aquelas com maior potencial de forma proativa?
Estou dedicando o meu tempo em atividades alinhadas aos meus objetivos?
Como estou na comparação com a concorrência?
Passo 2: Ação
Ação refere-se ao que você faz. Preparar uma estratégia empresarial é apenas um passo, enquanto o como você implementa sua estratégia, determina o seu sucesso. Isso exige a habilidade de colaborar com outros, executar iniciativas para alcançar metas e otimizar o seu desempenho pessoal.
Colaboração: é a sua habilidade de trabalhar com outras pessoas para trocar conhecimento, dados e insights que ajudem a avançar em direção ao objetivo definido. As competências de comunicação - verbal, visual e escrita - são fundamentais para uma colaboração bem-sucedida, assim como a capacidade de ouvir sem julgamento, permitindo a ocorrência de caminhos novos e diferentes.
Execução: envolve a aplicação disciplinada de recursos para alcançar os seus objetivos. Isso requer foco e disciplina para combater a contínua avalanche de interrupções, ruídos e elementos atrativos que podem levá-lo a se desviar de seu foco.
Desempenho Pessoal: é a gestão do seu próprio tempo, energia e mentalidade na busca dos resultados desejados. Ser estratégico exige flexibilidade para se adaptar a circunstâncias em mudança e a agilidade mental para superar desafios e forjar novos caminhos possíveis para atingir as suas metas.
Para avaliar as suas habilidades de ação, pergunte a si mesmo:
Quando chegar a hora de implementar uma estratégia, quão preparado estou para agir?
Costumo perguntar e entender as metas e intenções dos outros?
Distraio-me facilmente com outros desafios e obstáculos pelo caminho?
Quando definimos, de forma estratégica, como nos conduzir para conquistar uma vantagem, podemos, então, começar a avaliar o nosso próprio nível de aptidão estratégica. Perspicácia, alocação e ação - a capacidade de pensar, planejar e agir - são os diferenciais dos pensadores estratégicos em relação aos demais, comportamentos que podem ser aprendidos e aplicados para criar um valor superior.
Enquanto a beleza pode estar nos olhos de quem vê, a estratégia está no comportamento. A iniciativa de tomar ações estratégicas não é apenas uma questão de percepção subjetiva, mas também algo que pode ser observado e avaliado por meio do comportamento e das ações do indivíduo.
A verdadeira habilidade estratégica vai além de simples palavras ou intenções. Em vez disso, ela se manifesta nas ações e nos comportamentos concretos. A capacidade de pensar estrategicamente, planejar de forma eficaz e executar decisões coerentes são comportamentos tangíveis, os quais definem alguém como estrategicamente competente.
As informações sobre os 3 passos para se tornar um líder estratégico foram obtidas do artigo 'How to Become a Better Strategic Thinker', escrito por Rich Horwath.