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Equipe ACIC
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5 formas de obter dados relevantes para a sua empresa!

A importância dos dados no varejo: entenda as melhores formas de obter e analisá-los.

A análise de dados é uma prática cada vez mais essencial no mundo dos negócios, especialmente no setor varejista. A partir de informações corretas, é possível identificar padrões de consumo, antecipar tendências e tomar decisões mais assertivas em relação a seus produtos e serviços. 

 

Por isso, neste artigo, vamos explorar a importância da correta interpretação de dados neste setor para pequenas e médias empresas, bem como as formas de obter e analisar essas informações.

 

Como varejista, você está na linha de frente do atendimento ao cliente, tendo milhares deles entrando por sua porta toda semana, a maioria deles comprando algo. 

 

Com esse volume expressivo de pessoas, os dados podem ajudá-lo a entender quem são os seus clientes e o que eles desejam, além de permitir a você tomar melhores decisões, resultando em aumento nas vendas em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Por que a análise de dados é imprescindível para o varejo?

 

A correta interpretação de dados é importante nesse setor por vários motivos. Primeiramente, pelo fato deles auxiliarem os varejistas a compreender melhor o comportamento dos consumidores

 

Por exemplo, analisando os dados de vendas, é possível identificar quais produtos são os mais populares em determinadas épocas do ano ou em determinadas regiões geográficas. Isso pode oferecer subsídios para tomar decisões sobre quais produtos devem ser oferecidos e em que quantidade.

 

E ainda, acompanhar e interpretar dados também permite aos varejistas a antecipação de tendências de consumo. Isso porque, ao analisar os dados, ele pode identificar quais produtos estão em alta e quais estão em baixa, indicando a necessidade de se preparar para as mudanças nas preferências dos consumidores, garantindo maior prontidão para a oferta de produtos mais relevantes e atraentes para quem visita a sua loja física ou virtual.

 

O acompanhamento dos dados também promove aos varejistas a melhora na eficiência de suas operações, com base na adequada e detalhada leitura dos dados sobre a demanda por determinados produtos. Assim, é possível garantir que seus estoques estejam sempre bem abastecidos e em equilíbrio, evitando excessos ou falta de produtos.

 

Outra vantagem, é a de que os dados também podem ajudá-lo a otimizar suas estratégias de marketing, identificando quais os canais mais eficazes para alcançar determinados segmentos de clientes.

 

Como obter dados no varejo?

 

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define”. Esta frase foi dita  por William E. Deming, pioneiro tanto nos estudos como na aplicação de melhorias no âmbito da qualidade. Basicamente, ela ressalta que traçar o objetivo é o primeiro passo de qualquer estratégia. 

 

Não adianta querer saber tudo sobre dados se você ainda não definiu, de forma clara, quais são os objetivos da sua empresa. Por isso, antes de sair captando dados, estude e determine quais deles você precisa captar e analisar com recorrência para posteriormente aplicar melhorias no seu negócio.

 

Atualmente, existem diversas maneiras pelas quais as empresas de varejo no Brasil podem obter dados relevantes. As 5 principais são:


 

1. Programas de fidelidade: você pode criar programas de fidelidade que incentivem os seus clientes a fornecerem seus dados em troca de recompensas e benefícios exclusivos. 

 

Esses programas podem incluir cartões de fidelidade, pontos acumulativos, descontos, brindes e outras vantagens.


 

2. Pesquisas de mercado: muitas empresas realizam pesquisas de mercado de forma on-line ou presencialmente para coletar informações sobre os seus clientes, por exemplo: suas preferências, hábitos de compra, necessidades etc. 

 

Essas pesquisas podem ser realizadas tanto para as lojas físicas como para e-commerce.


 

3. Interação nas redes sociais: as empresas podem obter dados dos clientes por meio de interações nas redes sociais, como curtidas, comentários, compartilhamentos e outras formas de engajamento dos seguidores. 

 

Esses dados são muito relevantes e auxiliam no entendimento das preferências dos clientes, assim como seus interesses e comportamentos.


 

4. Dados transacionais: você também pode coletar dados dos seus clientes por meio de suas transações de compra, por exemplo, informações de cartão de crédito, histórico de compras, dados de localização e outras relacionadas a cada operação.


 

5. Dados de navegação na internet: as empresas podem ainda captar dados dos clientes de diversos modos no âmbito digital. Quando um visitante acessa o seu site, por exemplo, um cookie é colocado em seu computador. Isso permite que a empresa acompanhe o comportamento do cliente no site, incluindo as páginas visitadas por ele, quanto tempo é gasto em cada página e quais itens são adicionados ao seu carrinho de compras.

 

Outras possibilidades comuns atualmente são o pixel de rastreamento e o registro de servidor, cujo objetivo é o de gravar informações sobre a visita, incluindo o endereço IP do cliente, o navegador que ele está usando, o tipo de dispositivo que está sendo acionado, hora e data da visita e diversas outras informações.

 

Como iniciar a análise de dados do seu negócio? 

 

O processo de análise de dados pode ser dividido em três etapas: coleta, mineração e interpretação. 

 

Ou seja, primeiro é necessário coletar todos os dados que você obteve no período em questão. 

 

Depois, é hora de tratar esses dados. Ou seja, separar aqueles que são relevantes para você, a fim de identificar padrões e tendências, compreender o comportamento do consumidor e outros aspectos relevantes ao seu negócio. 

 

Por fim, para que os dados obtidos sejam aplicáveis e possam ser usados no seu planejamento, é necessário transformá-los em informações claras e compreensíveis. 

 

A ideia é entender como atender às demandas e otimizar as práticas da sua empresa. A partir dessa análise, você conseguirá tomar decisões mais racionais e assertivas para a sua empresa.

 

O tema pode ser bem complexo para quem ainda o desconhece ou não o aplica com frequência. Por esse motivo, Dados no varejo - como obter e analisar - será um dos assuntos abordados no Retail Conference 2023.

 

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