http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/179.jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

6 fatores para identificar se você deve atualizar seus conhecimentos em gestão

Na rotina de trabalho de um gestor, as atividades específicas da função podem tomar quase todo o tempo dele na empresa. A dimensão da equipe submetida a ele é uma variável que pode tornar essa dedicação ainda mais acentuada. Com pouco tempo para refletir sobre si mesmo, não é raro que o gestor mal tenha tempo de avaliar seu próprio desempenho e deixa de notar um sintoma grave: a desatualização.  Mas nunca é tarde para atualizar seus conhecimentos e o primeiro passo é fazer um autoexame.

  1. A dinâmica que obriga as empresas a se adaptarem a novas realidades de mercado é cada vez mais formada por forças ágeis que trazem consigo transformações para as quais todos devemos estar preparados. Logo, se você foi pego de surpresa com uma transformação que impactou o mercado no qual atua ou na empresa em que você trabalha, fique atento. Ser surpreendido é um sinal de que o seu repertório de conhecimento não foi suficiente para perceber que mudanças estavam por vir.
     
  2. A sociedade desenvolveu uma capacidade incrível de gerar conhecimento que, acumulado, se retroalimenta gerando ainda mais conhecimento. Junte-se a isso a evolução tecnológica e a rapidez na transmissão de dados, e pronto: o que você aprendeu há pouco tempo é algo que pertence ao passado e novas premissas trazem novos fundamentos e informações a todo momento. Portanto, se você pensa que já não há o que aprender, e mesmo que você se esforce não consegue imaginar algum déficit de conhecimento, sim, você precisa urgentemente se atualizar seus conhecimentos.
     
  3. Atualizar seus conhecimentos por vontade própria é algo que diferencia seres humanos de outros seres vivos. Foi graças a essa capacidade que avançamos como sociedade. Sempre houve uma motivação que induziu o homem a aprender coisas novas; desde dominar o fogo até criar a world wide web. Então, sentir-se desmotivado parar produzir é um alarme de que já passou da hora de reciclar conhecimento.
     
  4. Você é informado pelo seu time ou por seus clientes sobre as tendências que estão se formando no mercado ou você é que os informa? Se sua resposta for primeira opção, você apresenta o sintoma da desinformação. E nesse caso, o tratamento ideal e sem contraindicação é se atualizar.
     
  5. Ao se deparar com a necessidade de criar algo novo, como método e processos de trabalho, o usual é recorrer a referências para gerar insights a partir dos quais algo novo surgirá. Em situações como essa a criatividade precisa estar afiada e, se isso não ocorre com você, é um sinal de que há um déficit de criatividade e de referências. Mais uma vez, uma situação de alerta vermelho.
     
  6. Faça uma autoanálise. Há quanto tempo você não lê um livro? A cada ano, você tem evoluído na quantidade de páginas consumidas? E palestras e seminários, quais foram os últimos? Como estão os seus conhecimentos em gestão? Falta de leitura e baixa presença em eventos nos afastam de tendências, de novas ideias e de interações que nos fazem evoluir como gestor. Se você, infelizmente, se encaixa nesta categoria, busque formas de renovar e atualizar seus conhecimentos.

Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados