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Equipe ACIC
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7 dicas para realizar mais vendas pelo WhatsApp

O WhatsApp é uma das ferramentas mais importantes atualmente. Saiba as principais dicas de como você pode utilizar ela para vender mais.

O método de vendas utilizado pelas empresas hoje, mudou, incluindo estratégias de marketing digital. Entre elas, está o uso do WhatsApp, uma ferramenta poderosa de comunicação. Segundo o Facebook, que comprou o aplicativo em 2014, um em cada dois brasileiros, utilizam a plataforma, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas.

Quem tem empresa, já está se adaptando ao envio de mensagens no dia a dia. Se ainda não, é bom pensar na implementação, o aplicativo é simples, gratuito e de fácil a acesso.

A utilização do WhatsApp, facilita diversos processos, possibilitando, por exemplo, a continuidade de rotina, com atendimento de telefone e responder e-mail simultaneamente.

Para saber como aumentar as vendas, continue lendo este artigo e veja as maneiras de impulsionar o seu negócio pelo WhatsApp.

1- Ofereça conteúdo 

Não restrinja sua estratégia em apenas fazer propaganda, ofereça conteúdo para engajar o público, um exemplo, é a utilização de um texto que você já tenha pronto, seja ele da rede social, até mesmo do blog da empresa, faça um resumo e adapte para o WhatsApp. 

Também é válido encaminhar dicas relacionadas ao produto que você oferta, essa é uma ótima ação de marketing de conteúdo, por exemplo, se a empresa vende calçados, apresente a solução: “como evitar mau cheiro onde são guardados os sapatos”. 

Claro, para que você possa ofertar esse conteúdo rico, é preciso entender sobre o público alvo. Além dos textos, você pode trabalhar o envio de imagens, áudios e vídeos, mas tenha bom senso e evite os exageros, para que o cliente não se sinta incomodado, levando a um eventual bloqueio. 

 

2- Utilize outras redes sociais

É muito importante que seu número de WhatsApp seja divulgado, para isso, use outros perfis da empresa, como Facebook e Instagram, construindo uma audiência por lá.

Faça posts para capturar contatos, além disso, peça para que as pessoas salvem o número, dessa forma, será possível trabalhar em uma lista de transmissão. Um exemplo para captura de contato é: “Mande a mensagem xxxx para o WhatsApp 19 xxxx-xxxx e obtenha desconto exclusivo”. 

Tenha postagens que direcionam o cliente para uma landing page ou página de captura e não esqueça de colocar o campo do número de WhatsApp como obrigatório,  com isso, o leitor está autorizando que você tenha o contato dele e o encaminhamento de conteúdo.

Trabalhe também com e-mails marketing para a divulgação dos seus contatos, explique que o consumidor terá atendimento exclusivo por aquele canal. 

 

    3- Crie estratégias 

    Procure criar uma campanha e invista no Copywriting, que é a arte de escrever textos persuasivos, com isso, o cliente passa a se sentir mais atraído, facilitando o processo de vendas no aplicativo. 

    Fazer a utilização de gatilhos mentais relacionados ao emocional, é muito importante, principalmente se é voltado ao de escassez e urgência. Quando é imposta uma condição para compra, se torna mais rápida a resposta, como, por exemplo: “Aproveite essa promoção, essas são as últimas peças” ou “Você tem apenas até amanhã para aproveitar essa condição especial”. 

    4- Aproveite a ferramenta

    Além de ser um ótimo instrumento, o WhatsApp pode ser usado para o pós-vendas e eventuais problemas. Por isso, treine a sua equipe, para que estejam capacitados e a prontidão para um bom atendimento em qualquer conversa.

Apresente um atendimento diferenciado, personalizado com uma comunicação clara e objetiva, para isso, é preciso ter um cronograma de mensagens. Nessa etapa, possivelmente a empresa terá diversos níveis de clientes no funil de vendas, sendo assim, cada um merece abordagem específica. É preciso entender o momento da negociação com cliente, não basta simplesmente encaminhar uma mensagem, tenha estágios de como abordá-lo, confirme avança pelo funil. 

    Além das mensagens tradicionais, outro recurso que pode ser explorado é o Status, essas são as publicações que duram 24 horas, com tempo limitado para visualização. Procure publicar algo que chame a atenção do cliente, assim, ele pode iniciar uma conversa para vendas. 

5- WhatsApp Business 

Para melhor aproveitamento, utilize o WhatsApp Business, ele é voltado especialmente às empresas, além disso, possui mais funcionalidades que o aplicativo comum. Podendo acrescentar sugestão de respostas automáticas. 

Também é possível que seja registrado por um número de telefone fixo para encaminhar as notificações. A vantagem do Business, é obter as métricas de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas.

Vale lembrar, nada de usar números pessoais para criar a conta empresarial, ter um número próprio para o comercial é mais profissional, além disso, você consegue determinar os horários de atendimento.  

6- Tenha uma lista de transmissão 

Não utilize grupos para divulgar seu conteúdo, propague suas mensagens por listas de transmissão, ela pode servir para diversos fins, como, anunciar a chegada de produtos ou de promoções. Já os grupos, é algo que não se aplica para empresa, pois, são informais, sendo invasivo aos consumidores, afinal, é possível visualizar o número de todos os participantes. 

Para que o cliente saiba com qual empresa está em contato, utilize da identidade visual, opte sempre em usar uma foto com o logo, isso irá passar maior credibilidade em uma negociação.

7 - Utilize o WhatsApp Web 

Para facilitar a digitação, prefira utilizar o WhatsApp Web. Com ele, é possível gerenciar a conta em um computador com internet, ficando mais fácil acompanhar as conversas, encaminhar arquivos e mensagens.

Para utilizar é simples, clique aqui e entre no site do WhatsApp Web, nele, aparecerá um código de QR, com o celular você irá entrar nos ajustes do WhatsApp, clicar em WhatsApp Web e escanear a imagem que aparece no computador.

 

Aproveite e coloque em prática as oportunidades de gerar negócios pelo WhatsApp. Esperamos que as dicas sejam úteis para que você possa utilizar na sua empresa. Quer saber mais sobre treinamentos para o varejo, entre em contato conosco no e-mail: atendimento@acicampinas.com.br, telefone (19) 2104-9200 ou WhatsApp (19) 99607-7604.

 

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