- , 27 de Fevereiro de 2020
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Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
Como abrir uma loja física em 5 passos
Pensar em algumas possibilidades antes de abrir uma loja é muito importante, de modo a evitar gastos indesejados e ter melhor rentabilidade do estabelecimento.
Montar um negócio é sonho de muitas pessoas, entretanto, é um desafio para muitos. Esse é um desejo principalmente para mudar de vida, mas, precisa de alguns cuidados.
Se tornar empreendedor exige cautela, qualificação e planejamento financeiro. Por isso, elabore um plano de negócios e faça pesquisas sobre o mercado que você deseja atuar, pois essas são algumas das etapas para obter sucesso.
Mesmo com a expansão dos e-commerce, a preferência do público ainda são as lojas físicas, isso é o que aponta um estudo da Glimcher Realty Trust, a maioria das pessoas ainda preferem sair de casa para realizar compras, aumentando as possibilidades de gastar mais tempo e dinheiro do que em um site.
Para abrir um comércio não basta pensar apenas na vitrine, é preciso pensar em outros fatores de sucesso e lucratividade. Continue lendo este artigo e entenda mais sobre o assunto.
Tenha um bom planejamento
Montar um negócio é uma grande responsabilidade, afinal, a atividade vai impactar diretamente no seu orçamento, tanto como pessoa física, quanto jurídica. Por esse motivo, é primordial que exista um planejamento a médio prazo.
É importante que o futuro empresário tenha um capital para iniciar as atividades da empresa, mas, não apenas manter os gastos iniciais com compra de materiais de estoque ou suprimentos da loja, é preciso pensar no período inicial em que o valor das vendas não cobrirá as despesas.
O erro de muitos empreendedores é pensar que o comércio será rentável dentro de dois ou três meses, mas, nem sempre isso acontece, sendo esse um prazo que varia de negócio para negócio ou pelo segmento.
Previamente, pense no que será gasto, antes de iniciar as atividades e quando o estabelecimento estiver ativo, como água, luz, internet e aluguel, com uma base, você conseguirá estimar os valores de consumo futuramente.
Localização
Sabe a história de quem não é visto, não é lembrado? Em uma loja física essa frase precisa ser levada ao pé da letra. É indispensável que a loja tenha visibilidade, a escolha do local é essencial para o faturamento.
Segundo o Sebrae, cerca de 50% das vendas, estão diretamente ligadas com o ponto que você escolheu para montar seu negócio. Uma dica preciosa é analisar os pontos comerciais em horários de pico, assim, é possível verificar o fluxo que pessoas que passam em frente e se o local é visível perante as outras lojas.
Evite montar uma loja em locais novos, onde não é possível ter uma noção de quantas pessoas passam por ali, isso inviabiliza até mesmo saber qual é o público-alvo.
No momento em que estiver visitando os possíveis locais de locação, estude o espaço que a loja terá, porque se você escolhe um espaço muito grande no início, pode aparentar estoque vazio para o cliente, assim, como um lugar pequeno demais, pode parecer desorganizado.
Pense também em estratégias para atrair clientes, se a loja fica está um centro comercial, onde a circulação a pé é mais fácil, pense no deslocamento do cliente, por isso, invista em parcerias com estacionamentos, por exemplo.
Público-alvo
Não adianta só pensar no local se não for definido o público-alvo que sua empresa pretende vender. É imprescindível saber quais são as pessoas que sua loja vai atender. Além disso, será mais fácil definir alguns critérios para comunicar o cliente sobre assuntos relacionados aos produtos.
Se você montou seu estabelecimento próximo a outros que tenham muitos clientes, como, por exemplo, um restaurante, estude o principal público-alvo que eles atendam e busque se beneficiar das pessoas que já frequentam a região que você busca empreender.
Mostre sua marca
Não é porque sua empresa está no meio físico, que você não conseguirá se beneficiar das redes sociais para divulgar. Aliás, elas são grandes aliadas para alavancar o público, mas, é preciso saber quais são as melhores e que terão melhor retorno.
Pense onde seu público está na internet, se é uma loja de roupas femininas, por exemplo, boa parte dos potenciais clientes estão no Instagram ou no Facebook. Depois de definir qual a melhor rede social para a loja, pense em como atrair quem já é seu cliente e também quem ainda não conhece seu espaço.
Outra opção para visibilidade na internet, é o Google My Business, onde você pode colocar as informações de onde sua loja está instalada, horários e dias de funcionamento, rotas de como chegar e também os contatos. Com técnicas simples, é possível posicionar sua marca.
As vantagens das redes não param por ai, elas podem ser uma oportunidade de expandir seus negócios, viabilizando até a criação de uma loja virtual.
Qualificação
Para que o seu negócio seja saudável, invista em qualificação, procure entender sobre marketing, vendas, gestão financeira e de pessoas. Isso irá fazer com que você sempre procure as melhores práticas para resolver as questões financeiras.
Pesquise sobre assuntos que sejam pertinentes sobre empreendedorismo e até mesmo cursos que sejam voltados ao desenvolvimento do pequeno empreendedor.
Para entender mais sobre varejo entre em contato conosco no e-mail: atendimento@acicampinas.com.br, telefone (19) 2104-9200 ou WhatsApp (19) 99607-7604 e veja mais sobre a gama de cursos voltados aos empreendedores desse segmento.