https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/285..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Como acabar com as dívidas

Um estudo da Trevisan Escola de Negócios informa que o endividamento das pequenas empresas costuma acontecer logo no primeiro ano de operação, um dos principais motivos para que isso ocorra é que, na grande maioria das vezes, o proprietário é um entusiasta, porém, sem qualquer conhecimento financeiro.

Os empresários acabam acumulando muitas dívidas, pois, fazem compras acima do necessário sem estudar a capacidade de venda daquele produto, consequentemente vendem pouco além de investir sem planejamento ou fazer má administração dos recursos. Tudo isso prejudica, e muito, a capitalização do negócio.
    
Se por algum motivo você perdeu o controle das finanças da sua empresa, saiba que é possível se recuperar com algumas dicas fáceis de serem aplicadas. Leia a seguir 5 dicas que podem te ajudar a sair do sufoco:
 

1 - Analise débitos pendentes

    Analise absolutamente todas as contas que ainda estão em a ver. Após isso, coloque no papel qual a média de faturamento da empresa atualmente menos os custos normais, ou seja, as despesas básicas e o resultado será seu lucro. Esse lucro te dará uma ideia de quanto tempo, aproximadamente, você levará para quitar tais dívidas, por exemplo, se você deve 10 mil reais e gera 1 mil reais de lucro por mês, levará aproximadamente pouco mais de 10 meses para quitar essas dívidas.
 

2 - Renegocie

    Entre em contato com o credor e procure renegociar as dívidas, com parcelamento sem juros ou desconto no pagamento a vista, por exemplo.
 

    Você também pode pensar na possibilidade de trocar de credor, por exemplo, caso deva um banco que cobre 20% de juros, é mais interessante pegar um empréstimo com juros a 10% ao ano e quitar aquele banco de 20% e dever somente uma instituição. Lembre-se que isso não soluciona a dívida, mas melhora os prazos. 
 

3 - Cumpra com os compromissos

    Não assuma compromissos no ato da renegociação que não poderá honrar. O ideal é que cerca de 80% do lucro da empresa seja destinado à quitação das dívidas e o restante para investimento em reserva de emergência. 

 

4 - Crie uma reserva de emergência 

    Todo o dinheiro que você conseguir poupar deve ser voltado para uma reserva de emergência e quando todas as suas dívidas já estiverem sidos quitadas, você já estará educado à se resguardar para qualquer situação que possa te pegar desprevenido.
 

5 - Organize as suas contas.

    Organize as suas finanças por meio de um sistema que possa permitir o compartilhamento de dados e salvamento dos mesmos em nuvem, para que não ocorra nenhum problema que possa fazer com que você os perca. Seja uma planilha ou qualquer outro sistema. O importante é que isso te auxiliará a ter um controle básico do que pode gastar ou não e também, quais dívidas ainda faltam para serem quitadas. 

 

A educação financeira do empreendedor é essencial para garantir um bom gerenciamento de seu fluxo de caixa. Dessa forma será possível focar na expansão e na condução do negócio, que deve ser, antes de tudo, financeiramente saudável.
 

Visando a capacitação dos empreendedores da região, a ACIC, em parceria com o SEBRAE lançam a programa Surpreenda Varejo. 

 

Neste curso, você terá a oportunidade de aprender sobre marketing digital, engajamento e motivação de equipe, ganho de mercado e principalmente educação financeira, adequados à sua realidade. 

 

Para saber mais sobre o Surpreenda Varejo, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (19) 9 9607 7604 ou pelo telefone (19) 2104 9200 e fale com um de nossos especialistas.

 

Para mais dicas sobre educação financeira, assine a nossa NewsLetter.

 

Equipe ACIC| dividas, finanças, planejamento financeiro, organização financeira

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados