- , 30 de Março de 2020
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Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
Como usar as redes sociais ao seu favor
O número de usuários das redes sociais cresce exponencialmente e grandes empresas tem se posicionado estrategicamente nesses canais.
Porque estar nas redes sociais?
O número de usuários das redes sociais cresce exponencialmente e grandes empresas tem se posicionado estrategicamente nesses canais.
A princípio, a ideia de criar uma conta social para sua empresa é mais uma preocupação administrativa, mais um canal de relacionamento com o cliente onde é preciso interagir com os usuários e divulgar conteúdo relevante. Mas este pensamento é um equívoco, pois as maiores empresas da atualidade tem se posicionado estrategicamente nas redes sociais, ampliando o seu poder de alcance e otimizando a relação com seus clientes.
Minha empresa precisa estar em todas as redes sociais?
Algumas redes são destinadas a um público específico, oferecendo propostas e formatos diferentes. Por exemplo, o Instagram, é uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos, significa que ela pode ser de grande utilidade para empresas que tem necessidade de expor e valorizar o visual de seu produto na internet, como joalherias, lojas de roupas, negócios voltados para o ramo alimentício.
Para negócios que necessitam de uma comunicação mais dinâmica para apresentar o seu produto, como empresas que oferecem cursos profissionalizantes, o Youtube é uma das plataformas mais indicadas, pois oferece possibilidade de mostrar um resumo do seu material através da produção de conteúdo audiovisual.
Em resumo, sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, ela precisa apenas saber como produzir conteúdo de forma organizada e eficiente através daquelas mídias que apresentarem os melhores recursos para um negócio e as melhores oportunidades para ampliar o potencial de atração, construindo um relacionamento sólido entre clientes e marca.
Os 3 pilares de uma rede social
Se pensarmos sobre o que nos motiva a abrir o Instagram, o Facebook e tantas outras redes sociais, veremos que nossas ações estão em busca do conteúdo que tais redes promovem. Os 3 pilares de uma rede social são:
· Conteúdo
· Pessoas/Marcas
· Conexões
Seja ele gerado por pessoas, empresas ou marcas, o conteúdo é fator primordial para uma rede social. Afinal, qual seria o sentido de manter uma rede social sem conteúdo?
Além do conteúdo, outro elemento importante para compor uma rede social são as marcas, empresas, artistas, pessoas, etc. Seja um político até uma figura pública ou empresa, todos estão neste meio, interagindo, dialogando, gerando conteúdo e interesse.
O terceiro pilar que compõe uma rede social são exatamente as conexões, ou seja, as interações entre as pessoas e os conteúdos, e todos os envolvidos nesse processo.
Para ser bem-sucedido em uma estratégia de rede social, é extremamente necessário apostar em conteúdo. Afinal, sem ele não haverá a interação, interesse e presença digital de sua marca, negócio ou produto.
Portanto, lembre-se sempre destes 3 elementos, que deverão orientar suas ações em uma mídia social.
Comece do começo
Partindo da premissa de que você resolveu atuar nas mídias sociais, é preciso estabelecer uma estratégia bem definida.
Como fazer isso? Primeiramente, é preciso compreender a missão de seu negócio. Que resultados você espera atuando nas mídias sociais? Onde você quer chegar?
Sabendo disso, partimos para a parte tática: onde postar? Como eu posto? Que horas devo postar? Faço imagens? E os títulos?
Sempre comece do começo, traçando a estratégia, planejando o conteúdo que será postado, definindo antes de tudo, o objetivo de marcar a sua presença online. Caso você não siga este roteiro, estará no caminho do fracasso, realizando postagens aleatórias e não chegando a lugar nenhum.
O próximo passo...
Entender tudo de Mídias Sociais é essencial para conseguir ter uma boa estratégia para sua marca no ambiente digital. Se você quer ampliar sua divulgação e fazer com que a sua marca seja vista em todos os lugares, é essencial prestar atenção em suas redes sociais, afinal, são elas que podem levar o seu negócio para milhares de clientes.
Dando continuidade a nossa trilha de conteúdos #ACICcomVocê, AMANHÃ dia 31 de março, às 10h, será a vez do conteúdo em vídeo sobre como você pode "Ativar as Suas Redes Sociais", e trazer novos resultados para o seu negócio. Esperamos dessa maneira contribuir e estar presente nesse momento de incertezas. Siga a ACIC em todas as redes sociais, ative as notificações, inscreva-se clicando aqui, para ter acesso a todos os conteúdos!