- , 27 de Dezembro de 2023
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Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
Dicas sobre Liderança para aplicar em 2024
Neste artigo, vamos explorar estratégias valiosas para todos os tipos de profissionais, desde aqueles que buscam cargos de gestão até proprietários de empresas.
À medida que nos aproximamos do próximo ano, a liderança se revela como uma competência crucial para navegar em cenários desafiadores e impulsionar o crescimento organizacional.
Por isso, neste artigo, vamos explorar estratégias valiosas para todos os tipos de profissionais, desde aqueles que buscam cargos de gestão até proprietários de empresas. O objetivo é o de aperfeiçoar as suas habilidades para liderar com excelência, mantendo-se preparado para enfrentar os desafios de 2024.
Liderança Não se Resume ao Seu Título Profissional
Você não precisa ocupar um cargo de chefia para ser um líder. É possível desenvolver e aprimorar diversas skills de liderança por meio de três atitudes que você pode tomar agora mesmo para se tornar um membro altamente respeitado e influente perante a equipe.
Abrace as suas forças existentes. Comece se perguntando: “Quais tarefas, no trabalho, são, para mim, as mais revigorantes e naturais?”; “Em quais projetos me destaco e ainda me divirto?”; “Que perspectiva única ofereço à equipe?’.
Lembre-se de que são as suas habilidades, identidade e interesses que o distinguem de outros profissionais. Quanto mais você se autoconhecer, mais apto e confortável se sentirá para se portar com a confiança de um líder.
Dedique tempo ao seu desenvolvimento diário. Aprimorar as suas habilidades o ajudará a expandir o alcance do seu impacto e influência. Por exemplo, talvez a sua organização valorize líderes que fundamentem as suas ideias a partir de dados concretos e insights. Ou, então, aqueles que demonstrem empatia, curiosidade e compaixão. Independentemente do critério aplicado, observe e priorize o desenvolvimento dessas habilidades e deixe visível diariamente a sua evolução e crescimento.
Conecte-se com as pessoas. Ainda que você seja introvertido, extrovertido ou em algum ponto intermediário entre um e outro, você pode estabelecer os tipos de relacionamentos que são significativos e essenciais na construção da sua influência junto à equipe. Comprometa-se a ser vulnerável, autêntico e empático em suas interações com os seus colegas.
Transição para um Cargo de Liderança
Você se sente preparado para dar o salto, saindo da posição de colaborador com responsabilidades individuais, para assumir a liderança da empresa e tudo o que isso acarreta?
Para essa questão, separamos algumas formas de demonstrar e convencer a si mesmo - e aos seus colegas - que está sim pronto para ascender.
Seja claro sobre o que você representa. Em outras palavras, identifique aquilo que é a sua marca de liderança. Pergunte a si mesmo: “Quais são os três valores mais importantes que o distinguem enquanto líder e colega?”; “Como você os vivenciou em sua carreira?”; “Por que eles são importantes na missão de impulsioná-lo ao sucesso?”; “Como você descreveria a sua filosofia de liderança em uma entrevista ou para alguém menos experiente?”.
Aprimore as suas habilidades de tomada de decisão. À medida que avança na carreira, os problemas a serem enfrentados se tornarão mais difíceis e complexos e, apenas você, assumirá a maior parte da responsabilidade pelo resultado das suas decisões. Para se tornar um mestre na atribuição de tomar decisões, pratique buscando opiniões junto aos componentes da sua equipe, sendo brutalmente honesto consigo e com os outros (mesmo quando a verdade se torna incômoda e difícil), desafiando constantemente as suas suposições e avaliando com honestidade e ética o ponto de vista de outros.
Desenvolva a autoconsciência. Como líder, tudo o que você diz e faz tem um impacto significativo. Afinal, as pessoas estão observando você de perto e projetarão ideias, conceitos e sentimentos a cada gesto e comentário que você fizer. Portanto, controle as suas emoções. Afinal, você não quer que as pessoas se concentrem no trabalho em vez de gastar energia tentando interpretar o seu humor, não é mesmo?
O Clima da sua Equipe Está Desgastado?
Você sente que a sua equipe está travada, devagar ou um pouco estagnada? Talvez eles tenham perdido o senso coletivo de propósito. Ou as tensões interpessoais estejam crescendo e perturbando o time. Ou, quem sabe ainda, simplesmente não se sintam pertencentes mais a uma equipe coesa. Como você pode intervir enquanto gestor?
Entenda que é normal que a dinâmica de equipe flutue ao longo do tempo, então procure refletir sobre o que exatamente parece fora do lugar. Em seguida, decida se a sua equipe precisa ser realinhada ou revitalizada.
Para realinhá-la, comece redefinindo encargos, tarefas e metas. Pergunte a si mesmo e à sua equipe: “A quais tendências externas precisamos nos adaptar?”; “Como podemos mudar o papel e valor da nossa equipe à medida que a organização evolui ao nosso redor?”. A partir das informações colhidas após as reflexões, adapte seus objetivos e métricas segundo o apurado e reavalie as suas estratégias, fluxos de trabalho e responsabilidades individuais para otimizar as ações para esses novos objetivos.
Para revitalizar a sua equipe, comece auditando os seus hábitos de comunicação. Seu objetivo final deve ser o de estabelecer novas regras que tornem a colaboração mais simples e respeitosa. O que está funcionando? O que está causando atrito? Não tenha receio de redesenhar os seus canais de comunicação e expectativas para contemplar também as necessidades da sua equipe (incluindo repensar a cultura de reuniões do time).
Converse com a Sua Equipe Sobre o Uso de IA
A Inteligência Artificial Generativa, especialmente os modelos de linguagem de grande escala (LLMs), como o ChatGPT, terá grandes implicações na produtividade dos funcionários. À medida que a sua equipe começa a experimentar essa tecnologia, os gestores precisam educar as pessoas sobre o que a IA pode - e não pode - fazer bem.
Por exemplo, enquanto a IA é excelente em identificar padrões, agregar informações e fazer previsões, ela ainda não é capaz de gerar insights verdadeiramente originais. Com isso em mente, incentive os seus funcionários a avaliar se as capacidades da IA correspondem a uma determinada tarefa, procedendo de acordo. Exemplificando: ela pode ajudar a processar rapidamente muitas informações ou gerar diversas ideias. Também pode oferecer conselhos para auxiliar pessoas a tomarem uma decisão difícil, desde que tenha essa tecnologia tenha sido treinada a partir de dados relevantes.
Contudo, ressalte junto aos seus funcionários que eles não devem usar a IA para criar produtos de trabalho significativos sem supervisão humana. A coisa mais importante a enfatizar neste estágio inicial é a de que os resultados da IA são tão bons quanto os seus conjuntos de dados e algoritmos, os quais nem sempre são confiáveis.
Você está caminhando para um Burnout?
Ao se sentir exausto continuamente, como avaliar se está realmente vivenciando um Burnout?
Você pode medir o seu estado de esgotamento realizando uma atividade simples e rápida: o check-up de dois minutos.
Comece escrevendo o quanto de estresse, em uma escala de 0 a 10 (sendo 0 insignificante e 10 extremo) você está experimentando em cada um dos seis fatores de esgotamento: carga de trabalho, valores (como você se conecta com o seu trabalho em um nível mais profundo), recompensa (tanto financeira quanto social), controle (o grau de autonomia que sente no trabalho), justiça e comunidade. Por exemplo, se está achando difícil se conectar com colegas após um longo período trabalhando, você pode dar à comunidade uma nota 8. Por outro lado, você pode classificar a carga de trabalho como 2 se avaliar que há muito a se fazer, mas considerar que o número de tarefas é gerenciável.
Sua pontuação geral poderá oferecer a você uma visão geral de como está se saindo naquele momento. Embora o total de pontos (de 60) seja importante, o que é mais relevante são as suas notas em cada uma das seis categorias. Provavelmente, você descobrirá que está saudável em algumas instâncias e insalubre em outras. Depois de identificar os seus pontos problemáticos, você pode criar intervenções estratégicas para lidar com eles.
Para mais estratégias sobre gestão de pessoas e liderança, a ACIC conta com uma plataforma de conteúdos educacionais completa para profissionais que buscam evolução e crescimento contínuo.
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