https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/247..jpg
Adriana Flosi
Adriana Flosi
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC)

Empresa aberta em 24h – um grande salto para o empreendedorismo

Abrir uma empresa no Estado de São Paulo há muito não é mais um bicho de sete cabeças. Desde o dia 25 de julho passado, coincidentemente data da inauguração da nova sede da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), na Lapa (SP, capital), a abertura de uma empresa de baixo risco pode ser concluída em 24 horas, tempo que era estimado em quatro dias no início deste ano. E a expectativa é a de que, até 2022, seja possível fazer o procedimento em três horas. Um avanço e tanto para um País que, em 2014 ocupava a 120ª posição entre 190 países no ranking dos melhores ambientes para negócios do mundo, e que passou para à 109ª posição, conforme o relatório “Doing Business 2019”, do Banco Mundial.

O Brasil registrou a maior pontuação em avanços na América Latina e no Caribe em 2017/18, com iniciativas e reformas em quatro áreas medidas pelo relatório, como parte do esforço contínuo do País para fortalecer seu ambiente de negócios. Entre elas, o lançamento de sistemas on-line para o registro de empresas, aumentando sua pontuação no quesito “abrir um negócio” (80.23), ficando assim mais próximo à média global. 

Essa agilidade na abertura de um negócio se tornou possível por meio da certificação digital, garantindo que transações e outros serviços on-line sejam mais seguros e rápidos. E, também, graças a investimentos em infraestrutura e tecnologia, como os aplicados pela Jucesp em novos processos, para fortalecer o vínculo com os empreendedores. 

Apenas para ilustrar, a Jucesp hoje digitaliza aproximadamente 80 mil páginas por dia, no esforço de reduzir o uso de papel e assim contribuir para a otimização dos espaços e reduzir o impacto ambiental. A palavra de ordem é simplificar, transformando a Junta em um “Poupatempo” do empresário e empreendedor, simplificando cada vez mais a vida do cidadão.

Com as medidas, o objetivo do governo paulista é absorver a complexidade dos processos e, em breve, tornar os serviços 100% digitais e integrados aos municípios do Estado.

O número de Médias e Pequenas Empresas (MPEs) cresce velozmente no Brasil. Por Estado, São Paulo vai à frente, sediando 27,7% das MPEs abertas no País – são quase 4,5 milhões de empresas. O estado mineiro vem logo na sequência, com 10,3%, seguido de perto pelo Rio de Janeiro, 9,3% das empresas, o equivalente a quase 1,5 milhão de MPEs.

Em tempo de crise econômica, quando as pessoas receiam investir, é importante lembrar que, justamente nestas épocas, grandes oportunidades de mercado são geradas. Que o digam as startups, que nos últimos anos despontam como estratégicos negócios, deixando muitos ‘gigantes’ para trás. 

O empreendedorismo é um caminho certeiro para reverter e recuperar um país instável economicamente. Problemas são o que mais aparecem nessas horas, e requerem a criação de soluções não convencionais para saná-los. Em um cenário em que existe uma comunidade empreendedora forte, os indivíduos ficam mais motivados a acreditar no futuro, contribuindo ainda para a geração de empregos e desmistificando ideias preconcebidas de que ter seu próprio negócio é muito arriscado. É apenas para quem não se prepara adequadamente. Existem hoje milhares de conteúdos digitais, cursos, aulas e entidades, tais como as Associações Comerciais, que podem e querem ajudar no desenvolvimento de empreendimentos sólidos e saudáveis para consolidar um ambiente que atraia cada vez mais investimentos, resultando em um ciclo virtuoso de pujança e riqueza.  

É preciso inaugurar uma nova era do empreendedorismo no Brasil. Deixar para trás definitivamente o amadorismo e a informalidade e abrir as portas para o profissionalismo – independentemente do tamanho do negócio e do seu estágio atual – começar, estruturar, inovar, crescer, multiplicar, somar etc.

A pergunta não deve mais partir apenas do “por onde começar?”, mas também “onde quero chegar?”. Se você tem um perfil empreendedor, uma ideia inovadora, que pode trazer benefícios para a sociedade, empreenda.  Comece abrindo sua empresa em apenas um dia.


Adriana Flosi|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados