- , 09 de Janeiro de 2020
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Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
Encante seu cliente pela vitrine em 4 passos simples
Atrair a atenção dos clientes nem sempre é fácil, por esse motivo, os lojistas precisam de habilidades para convencer as pessoas a entrarem na loja. Uma delas é saber montar uma boa vitrine, ela tem um peso grande na hora de gerar interesse.
Uma das primeiras coisas para se montar um mostruário é identificar e conhecer os interesse e preferência dos consumidores, pois, eles se sentem atraídos por questões que são para seu benefício próprio, é preciso mostrar que a vitrine faz parte do mundo para o comprador.
Boas exposições, podem te ajudar a competir com grandes varejistas, uma boa apresentação de produtos, faz com que sua loja seja destaque dos demais concorrentes, independente de ser em bairros ou em centros de comércio. Um bom design, pode engajar clientes para que eles parem observe e comprem. Além disso, é possível utilizar das técnicas de storytelling, para contar uma história com o visual de onde são expostos produtos.
Confira neste artigo os principais passos para uma vitrine encantadora que conquista mais clientes.
1- Defina um tema
Sempre escolha um tema para compor sua vitrine, pois, é isso que vai definir o rumo de como elaborar a decoração, por exemplo, use promoções, liquidação de produtos e até mesmo datas festivas (Dia das Mães, Natal, etc). Além de expor uma campanha, irá chamar a atenção dos seus clientes para entrar na loja.
Pense em maneiras diferentes para planejar o mostrador, fora da caixa. Procure materiais incomuns para chamar a atenção. Para despertar interesse no seu público, seja autêntico sobre sua marca e mantenha um posicionamento dela.
2 - Destaque os produtos
Para a montagem, é necessário destacar alguns produtos, isso fará com você agrade o cliente, além disso, busque fazer uma venda casada, como, por exemplo, em vitrines de verão, ao lado de uma manequim com biquíni, é possível colocar um chinelo que combine ou até mesmo uma toalha. Isso induz o consumidor adquirir mais de um produto, pois, irá entender que aqueles são produtos ideais para a ocasião de praia. Com isso, é possível mostrar e ensinar o seu cliente sobre o que está na moda.
Preste atenção no seu estoque, ele dá indícios do que você precisa colocar na vitrine. Peças com muita saída, é indispensável a exposição e escolha locais que sejam visíveis, assim, os clientes passarem, irão se sentir atraído para comprá-la. Esse ponto precisa ser grande o suficiente para que as pessoas possam ver ao passar em frente do estabelecimento.
3- Fique de acordo com a lei
Segundo a lei do Código de Defesa do Consumidor, é imprescindível que todas as peças de roupas tenham o preço fixado, além de obrigatório, evita que o cliente se aborreça por ter que perguntar sobre valores aos vendedores, essas práticas aumentam as chances de desistências das compras.
4- Destaque a vitrine com elementos
Para isso, use cor, ela irá dar vida ao seu mostruário, porém, é necessário a utilização de tons harmônicos. Para estruturar melhor, opte sempre por três cores e lembre-se de combiná-las com a estação do ano ou por ocasião, por exemplo:
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Verão: utilize sempre cores quentes (vermelho, amarelo e laranja);
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Inverno: use cores frias (azul, roxo e violeta);
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Masculino: cores claras na vitrine;
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Promoção: para chamar atenção, use vermelho.
Além da utilização de cores, a iluminação é responsável por destacar os produtos com maior foco, emite a sensação de aconchego e de que a loja é mais sofisticada. Tudo isso, cativa quem passa em frente ao seu negócio, levando o cliente a entrar.
Além disso, verifique se é possível incorporar outros elementos, sejam eles suspensos ou fixados no chão, como, por exemplo: manequins que estão de roupa de frio, utilize uma fogueira fictícia e ao lado de flocos de neve pendurados por fios. Mas cuidado, evite excessos, menos é mais, muita poluição visual, pode espantar o cliente.
Pensando nisso, a ACIC desenvolveu a Escola de Negócios, programa que visa a qualificação de líderes. Um dos cursos presente no projeto, foi elaborado junto ao Sebrae, é o Desenvolva Empreendedor, onde serão abordados assuntos para desenvolvimento de vendas, como criar um plano de negócios, elaboração do marketing digital, gestão financeira e gestão de pessoas.
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