- , 12 de Dezembro de 2022
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Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
Ferramentas digitais que todo MEI precisa utilizar!
58% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença on-line durante a pandemia e, dentre esses negócios, 64% perceberam um incremento nas vendas.
Atualmente, no mercado brasileiro, as micros, pequenas e médias empresas precisam se manter presentes no mundo digital para serem encontradas nas redes sociais e disporem de ferramentas que facilitem a compra e o contato entre cliente e empresa.
As mudanças impulsionadas pela pandemia proporcionaram ao mercado de consumo on-line um crescimento exponencial. De acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital no ano de 2020.
Por isso, a concorrência no ambiente on-line tende a crescer, uma vez que muitas empresas passaram a investir no desenvolvimento desse ambiente, tornando imprescindível que você, empreendedor, saiba usar as principais ferramentas do mercado atual, principalmente se for da modalidade Microempreendedor individual (MEI).
Hoje, estão disponíveis diversas ferramentas digitais que facilitam as vendas, a divulgação e o contato com o cliente. E o melhor, de forma gratuita.
De acordo com um levantamento executado pela empresa de hospedagem de sites HostGator, 58% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença on-line durante a pandemia e, dentre esses negócios, 64% perceberam um incremento nas vendas.
Vantagens ao MEI - Mercado On-line
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Garantir presença onde a maioria dos consumidores estão e buscam o seu produto;
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Possibilidade de se manter disponível 24h/7 dias por semana para os seus clientes;
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Menos custos agregados quando comparado a negócios físicos;
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Disponibilizar diversas formas de pagamento;
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Aproximação e fortalecimento da sua relação com o seu público.
No mundo digital, há uma quantidade enorme de redes sociais que você pode utilizar como ferramenta de trabalho para alcançar os mais diversos objetivos, perfis, públicos e propostas.
Para iniciar, atualmente, é de extrema importância usar o WhatsApp Business. A versão empresarial do aplicativo mais utilizado pelo brasileiro para trocar mensagens disponibiliza uma versão para empresas de forma gratuita.
O WhatsApp Business pode ser a ferramenta ideal para quem quer melhorar a interação com clientes e também fornecedores. É o aplicativo ideal para quem é MEI e assume todas as funções do seu empreendimento sozinho.
A primeira diferença em relação ao aplicativo padrão é a possibilidade de criar o seu perfil empresarial, no qual poderá divulgar o horário de funcionamento do seu negócio, endereço, descrição, e-mail para contato e demais configurações.
É possível ainda montar uma vitrine virtual com os seus serviços ou produtos no WhatsApp Business. Funciona como um catálogo, com fotos, informações e até mesmo preços. Esse é um recurso que pode ajudar você a otimizar tempo e, até mesmo, reter o cliente, já que ele não precisa esperar você responder sua mensagem para saber os detalhes do produto.
No perfil comercial do WhatsApp, é possível fazer etiquetas para as conversas, de modo a dividi-las por categorias, atendendo-as mais adequadamente, facilitando a organização.
Outra funcionalidade importante é a criação de atalhos específicos para responder com frases pré-editadas e prontas, sem a necessidade de escrevê-las novamente.
Outra rede social de extrema importância para o seu negócio é o Instagram. Principalmente se o foco for a divulgação da sua marca e serviços.
Assim como o WhatsApp, o Instagram também conta com a possibilidade de se criar uma conta empresarial, oferecendo um conjunto de funções que permite que a sua página apresente um perfil comercial, divulgue anúncios e acesse dados dos seguidores.
Manter-se presente nessas duas redes sociais mencionadas é uma importante ação para tornar o seu negócio ainda mais relevante e visível para um público maior. Mas as possibilidades não param por aí, ainda é preciso aderir a diversas outras ações e ferramentas para dominar o ambiente digital a favor da sua empresa.
Se você sonha em começar a empreender ou ter um novo negócio, abra e gerencie o seu MEI com quem é especialista no assunto.
O Espaço MEI, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), unifica todas as soluções que um microempreendedor individual precisa dentro de um único lugar, acompanhando e dando suporte em todos os passos do seu negócio. Saiba mais.
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