https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/989..png
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

MEI: conheça as novas regras para emissão de Nota Fiscal

Todo MEI passa a ser obrigado a emitir Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no padrão nacional.

A partir do dia 1º de setembro, todo Microempreendedor Individual (MEI) passa a ser obrigado a emitir Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no padrão nacional

 

A mudança faz parte da decisão nº 169/2022, de 3 de abril de 2023, do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), da Receita Federal. Portanto, quem for MEI deixará de emitir notas pelos sistemas das respectivas prefeituras e passará a processar a nota no padrão nacional, por meio do portal ou aplicativo. 

 

Lembrando que a emissão de nota fiscal não é obrigatória para todas as vendas ou prestação de serviços realizados na modalidade MEI. A obrigatoriedade de emissão de nota fiscal como MEI varia de acordo com a situação e os envolvidos na transação. Em geral, a emissão da NF é obrigatória em alguns casos específicos, mas não em todos. A seguir, explicarei quando a emissão de nota fiscal é exigida para MEIs:

 

Prestação de Serviços para Pessoas Jurídicas: Se um MEI presta serviços a outras empresas, a emissão de nota fiscal é obrigatória, independentemente do valor da transação. Nesse caso, o MEI deve emitir a nota fiscal de serviço, que varia de acordo com cada município, seguindo as regulamentações municipais locais.

 

Prestação de Serviços para Pessoas Físicas: Se um MEI presta serviços a pessoas físicas, a obrigatoriedade de emitir o documento pode variar segundo o município e atividade exercida. Algumas cidades isentam o MEI da obrigatoriedade de emitir nota fiscal para pessoas físicas em transações cujo valor seja de valor reduzido. No entanto, é importante verificar as regulamentações locais para confirmar os requisitos específicos da sua localidade.

 

Ajuda bem-vinda

 

Para não se preocupar mais com este tipo de mudança, a ACIC desenvolveu um espaço exclusivo para auxiliar os MEIs a evoluírem, mediante atendimento personalizado de especialistas, conteúdos assertivos e eventos focados.

 

O Espaço MEI, iniciativa da ACIC, unifica todas as soluções que um microempreendedor individual precisa em um único lugar, oferecendo acompanhamento e suporte em todas as etapas do seu negócio.

 

Não continue perdido em sua jornada empreendedora. Faça parte do espaço MEI e deixe seus sonhos decolarem!


Equipe ACIC| MEI, -EspacoMEI, -NovasRegras, -Emissao, -NotaFiscal, -PadraoNacional, -ACIC

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados