- , 14 de Maio de 2024
- h
- Enviar por e-mail
- Compartilhar
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
Não podemos mais fingir que sabemos! É hora de AGIR. Bem vindos ao ESG.
Entenda o que é o termo ESG e seus 3 pilares.
O que é ESG
ESG refere-se a práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. É uma estratégia que deve ser integrada em todas as ações da empresa, não apenas para evitar a deterioração dos recursos naturais, mas também para promover práticas sociais responsáveis e uma gestão íntegra. Os pilares ESG são essenciais para avaliar a viabilidade de longo prazo de um investimento, pois uma empresa sustentável é aquela que pode perdurar no tempo.
Origem do termo ESG
O termo foi criado em 2004 no relatório “Who Cares Wins” (quem cuida ganha) da ONU. Inicialmente focado no mercado financeiro, o conceito se expandiu para outros setores econômicos, ganhando força com a Agenda 2030 da ONU e o Acordo de Paris.
Agora vamos dar um leve mergulho nos 3 PILARES do ESG?
- Pilar Ambiental: enfatiza a importância de práticas empresariais que preservam o meio ambiente, essencial para a vida humana. A degradação ambiental não só afeta a empresa responsável, mas também toda a sociedade.
- Pilar Social: como as empresas interagem com seus stakeholders - clientes, funcionários, acionistas, parceiros, fornecedores, governos, concorrentes, comunidade e imprensa. Qual o impacto nos seres humanos e na sociedade. A diversidade e inclusão são vistas como chaves para o sucesso, pois promovem mudanças positivas e engajamento, resultando em menor rotatividade de funcionários, maior fidelidade dos clientes e uma presença mais forte no mercado.
- Pilar Governança: foca na transparência e ética na gestão e administração empresarial. Incluir stakeholders no processo decisório pode gerar confiança e um ciclo virtuoso de sucesso e admiração.
Você conhece a Agenda 2030 e os 17 ODSs?
Vou deixar aqui os descritivos e imagem para quem tiver curiosidade e não conhecê-los.
Agenda 2030 é um plano de ação global estabelecido pelas Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável. Ela foi adotada em 2015 por todos os estados membros da ONU e inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas específicas a serem alcançadas até 2030.
- Erradicar a pobreza em todas as suas formas;
- Acabar com a fome, promover a agricultura sustentável e melhorar a nutrição;
- Assegurar saúde e bem-estar para todos, em todas as idades;
- Garantir educação inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida;
- Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
- Garantir disponibilidade de água e saneamento para todos;
- Assegurar energia limpa e acessível;
- Promover crescimento econômico sustentável, trabalho decente para todos;
- Construir infraestruturas resilientes, promover industrialização inclusiva e fomentar a inovação;
- Reduzir desigualdades dentro dos países e entre eles;
- Tornar cidades e comunidades sustentáveis;
- Garantir padrões de consumo e produção sustentáveis;
- Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Esses objetivos são integrados e indivisíveis, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Por que investir em ESG
Vivemos um momento decisivo para o futuro do planeta, onde práticas insustentáveis podem levar a mais pandemias, escassez de recursos e conflitos sociais. A demanda por produtos e empresas com consciência ambiental e social é crescente, e práticas ESG são essenciais no presente, não apenas no futuro. Adotar a agenda ESG pode abrir portas para melhores mercados e oportunidades de negócios, além de fortalecer a valorização de sua empresa no mercado e atrair investidores.
O ESG também fortalece a reputação de uma empresa, como já trás muitas pesquisas de mercado com os jovens consumidores, tornando-a mais atraente para clientes, parceiros e investidores. Ações de ESG genuínas podem atrair talentos, aumentando a retenção e o sucesso das empresas. Uma gestão eficiente pode identificar e mitigar riscos, reduzindo custos operacionais e promovendo um impacto duradouro e positivo para todos os envolvidos.
Se você não olhar agora para este tema, pode ser tarde para a sobrevivência de seu negócio, sua família e da sociedade. Pense! Pequenas atitudes, geram grandes resultados. O ESG é uma estratégia também financeira e precisa estar alinhar com o foco do negócio.
Artigo publicado no LinkedIn por: