- , 18 de Setembro de 2020
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Equipe ACIC
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O plano rejuvenescedor da Água de Cheiro
Sucesso entre as décadas de 1980 e 1990, a marca passou por um período de reformulação, encerrou 2019 com quase 130 franquias e diversificou o portfólio para atingir novas gerações. Fonte: JORNAL DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Velha conhecida de consumidores com mais de 30 anos, a Água de Cheiro viveu tempos de glória pela criação de clássicos da perfumaria brasileira. Nomes como Absinto e Água Fresca estavam entre os perfumes mais conhecidos dos brasileiros entre as décadas de 1980 e 1990. Criada um ano antes da líder de mercado O Boticário, a rede chegou a ter 900 franquias e viveu grande ascensão por anos.
Mas, algumas dificuldades nas décadas seguintes levaram o negócio a leilão. Adquirida em 2016, a Água de Cheiro passou a integrar a Beauty Franchising, empresa da Holding Narsana. Entre os desafios enfrentados, o foco estava em fazer o consumidor entender que a marca estava de volta, ajudar os franqueados existentes a se recuperar financeiramente e trazer novos franqueados para o negócio.
Responsável por coordenar grande parte do processo de revitalização da marca, Olindo Caverzan Junior, diz que mesmo com muito potencial, a empresa passou por diversas administrações muito diferentes desde a sua fundação, que foram deixando para trás os reais motivos pelos quais a marca ganhou força ao cometerem repetitivos erros de gestão.
Após a decadência e a aquisição, o plano de retomada, segundo Olindo, foi dividido em duas etapas - recuperar a imagem da marca e reestabelecer a rede de franqueados.
De imediato, retomaram a produção dos itens mais relevantes para o negócio e abasteceram as lojas, que estavam com o portfólio enfraquecido. Outra estratégia foi alterar o mix de produtos. Hoje, 70% dos produtos são de marca própria e 30% multimarcas parceiras do grupo, como Colcci, Shakira e Everlast. Ao todo são mais de 400 produtos que compõem suas linhas, como a de fragrâncias próprias, corpo e banho.
Em 2017 e 2018, relançaram a logomarca e mudaram o modelo de design de lojas. Foram investidos mais de R$ 3 milhões nessas ações. Em 2019, criaram um departamento de expansão para todo o Brasil, que rendeu 86 novos contratos à rede.
Agora, inserida em uma nova fase do projeto - a do crescimento - a Água de Cheiro mira no público jovem até então, distante da marca. Transformando versões tradicionais em edições limitadas com personagens de sucesso nos anos 1980 e 1990, como os Ursinhos Carinhosos e Pac-Man, o ponto de partida para criação do conceito foi a busca pela fidelização de um público não tão explorado pela rede tradicionalmente.
A marca se deslocou para décadas anteriores em busca de novas inspirações que pudessem impactar todas as idades que compõem a geração Millennial. Além de toques estéticos inspirados na cultura pop, como brilho, cores vibrantes e tons neon, e embalagens criativas, como o formato de garrafa de refrigerante. A empresa também está atenta ao sucesso do universo geek que têm sido impactado pela volta e nostalgia de muitas das tendências que marcaram o período.
Apesar da crise provocada pelo coronavírus, a marca desenhou um plano para inaugurar aos menos outras 70 lojas ainda em 2020. Para isso, reforça o investimento no comércio de rua, no recém-criado conceito de loja contêiner.
Além de comercializar itens da marca, a proposta para esse formato é equipá-lo com estações de manicure e pedicure. Pode ser instalado em estacionamentos de supermercados, shoppings e postos de gasolina, por um custo mais baixo no modelo de franquia – entre R$ 50 mil e R$ 70 mil. O investimento para quiosque varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil e o de uma loja, entre R$ 100 mil e R$ 150 mil.
Outra novidade é a aposta no e-commerce, criado há dois anos e meio, e que durante a quarentena teve crescimento médio de 18% com itens de cuidados no dia a dia, como sabonete e álcool gel.
Mais complexa que a falta de clientes nas lojas físicas por conta da pandemia, a missão agora é manter o preço para não impactar o consumidor e a rede de franqueados, já que muitas fragrâncias utilizadas pela Água de Cheiro são de casas internacionais, cotadas na moeda americana, e voltar a ocupar lugar de destaque no segmento de beleza e perfumaria brasileiro.