- , 01 de Agosto de 2022
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Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
O que é e como Criar uma Persona Corretamente
Quando falamos em definição de uma persona, estamos indo além de apenas dados demográficos. Nesse caso, vamos mais fundo e buscamos saber muito mais sobre esse consumidor, entendendo realmente quem ele é.
Tenho a certeza de que se há uma área de marketing na sua empresa, você já se questionou ou foi questionado sobre qual é o seu público-alvo. Mas e se eu perguntasse a você qual é a sua persona, saberia me responder?!
Somente um adendo: caso você ainda não tenha uma área de marketing na sua empresa, recomendo fortemente que você comece a estruturar isso imediatamente, pois você pode estar deixando de obter ótimos resultados.
Voltando ao assunto principal deste artigo, caso você não saiba o que é a persona do seu negócio, este artigo está aqui para auxiliá-lo nisso. Para você que já sabe, iremos ensiná-lo a fazer isso corretamente e de forma eficiente.
O que é Persona?
Persona nada mais é do que um personagem fictício que representa os seus clientes, ou seja, ele é a personificação do seu público-alvo. Quando falamos em definição de uma persona, estamos indo além de apenas dados demográficos. Nesse caso, vamos mais fundo e buscamos saber muito mais sobre esse consumidor, entendendo realmente quem ele é.
Nesse processo de definir uma persona, precisamos compor esse personagem que retrata os seus clientes com informações detalhadas, como quem é essa pessoa: sua idade, sexo, região, seu nome (fictício), seus hábitos, suas principais preferências, identificando o que ele faz em seu tempo livre, e, desse modo, poderemos decifrar o que faz ele consumir seu produto/serviço.
É importante, quando criarmos a persona, considerar exemplos de clientes satisfeitos e insatisfeitos, de modo a obter diferentes percepções, enriquecendo esse perfil. Outro importante ponto é que você tenha em mente bem definido o seu público-alvo.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
É comum que estes dois termos gerem algumas dúvidas na hora de se criar a persona, pois eles se assemelham em algumas partes. Entretanto, não são a mesma coisa. Aqui vai um exemplo de cada um deles para que você possa compreender melhor cada um:
Público-alvo: Homens e mulheres, de 25 a 50 anos, graduados em arquitetura, que residem na cidade de Campinas. Possuem uma empresa aberta e buscam aumentar seus resultados.
Persona: Rafael Silvestre tem 36 anos, é formado em publicidade e propaganda e possui uma agência de marketing digital. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de uma pós-graduação focada em sua área de atuação. É casado, gosta de sair para jantar em restaurantes bem avaliados na internet, pratica esportes diariamente e tem paixão por viajar e conhecer novos países.
Em resumo, o público-alvo são dados mais abrangentes sobre seus clientes, pouco detalhados. Já a persona, como mencionado anteriormente, é a representação do seu cliente de maneira mais personalizada, pormenorizada e humanizada.
Se você olhar rapidamente para os dois exemplos, pode até achá-los parecidos e não enxergar a necessidade de se tirar um tempo junto à sua equipe para criar sua persona. Porém, para as estratégias de marketing, isso fará total diferença, uma vez que você terá o seu cliente mais personalizado, com suas preferências bem definidas.
Você pode também criar diferentes personas para sua empresa, lembrando que é importante não extrapolar na quantidade. Ter uma persona apenas, pode acabar limitando muito seu público-alvo, mas ter muitas personas pode fazer com que as suas estratégias de marketing acabem perdendo o foco.
Como Criar uma persona?
Agora que você já entendeu o que é uma persona e sabe sobre a sua importância, é hora de criar esse personagem. Para isso, o primeiro passo é levantar informações mais precisas desse seu cliente, por meio de perguntas abertas, visando a fazer um detalhamento completo daquele consumidor em questão.
Após ter essas questões respondidas e todo o detalhamento em mãos, você deverá juntar todas as informações em um único documento, dando vida à sua persona.
Seguem algumas perguntas/características que você pode utilizar para definir suas personas:
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Idade;
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Cargo;
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Hábitos;
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Frustrações;
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Desafios;
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Crenças;
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Hobbies;
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Estilo de vida;
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Hábitos de compra;
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Quais mídias prefere;
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Quem os influencia;
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Quais tecnologias usa;
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Onde busca informação;
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Critérios de decisão na hora da compra;
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Momento da jornada de compra em que se encontra.
Para auxiliá-lo na criação de uma persona ideal, existem muitos conteúdos on-line que podem ajudar nesse processo, por exemplo, geradores de persona, conteúdos de e-book e vídeos-aula, que, além de ensinarem o que fazer, também mostram como começar e pôr a mão na massa.
Atualmente, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) disponibiliza em sua plataforma de conteúdo, a ACIC+, muitos cursos que realmente ajudam os empresários a melhorarem os seus resultados.
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