https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/280..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

O que Kobe Bryant deixou de legado para você, empreendedor.

No último domingo (26/01), o esporte perdeu um grande ídolo, um dos maiores jogadores de basquete da história, Kobe Bryant.

Mas, é inegável o legado que ele nos deixou, tanto para o esporte, como para fora dele também. É fácil traduzir a filosofia de Kobe, para o mundo corporativo, por exemplo.

Vamos começar entendendo um pouco sobre a história do jogador…

Aos onze anos, Kobe jogava em sua escola, e o mais normal a se pensar é que ele se destacava, que era o melhor entre os colegas. Pelo contrário, ele era o pior! Isso mesmo, ele não acertava nenhum arremesso e saia de todos os jogos chateado por não pontuar, decepcionado consigo mesmo. Enquanto muitos no lugar dele pudessem pensar em desistir, ou até mesmo apostar em outro esporte, Kobe passou a se empenhar na tarefa de “ser o melhor” naquilo que se dispôs a fazer.

Em uma entrevista ele falou a seguinte frase: “Eu não me sentiria bem comigo mesmo, se eu não fizesse tudo que eu pudesse para me tornar a melhor versão de mim. ”

Quando começou a jogar, via que alguns atletas tinham mais facilidade que ele em alguns movimentos e arremessos. Então, Kobe fez uma matemática simples: se eu treino o mesmo tempo que esses garotos e ainda assim pontuo 50% a menos que eles, então vou treinar o dobro para que eu faça mais pontos.

“Se você treinar todos os dias, um determinado tempo ao final do ano, imagine o quanto você irá evoluir, dando um salto em suas competências”.

É exatamente isso que enfrentamos no mundo corporativo. Alguns líderes de empresas se acomodam em seu cargo de gestão e não buscam uma constante evolução em suas competências. Kobe falava muito sobre a “mentalidade mamba”, que significa “ser a melhor versão de você todos os dias. ” Missão constante de um empreendedor em um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) como o de hoje, que é necessário se reinventar todos os dias, estar aberto para novas possibilidades, e ser a sua melhor versão naquilo que você se propôs a fazer.

Foi com essa filosofia que do pior jogador da turma, em 2 anos, se tornou o melhor de seu time, chamando atenção logo cedo de gigantes do basquete.

Determinada vez, o time de Kobe ia jogar, então, ele decidiu ir para quadra treinar sozinho antes da partida (hábito frequente do jogador). Com ele, chegou um atleta do time adversário que iria enfrenta-lo naquela noite. O rival aparentemente estava ali para treinar alguns arremessos e passou cerca de duas horas treinando. Quando estava no vestiário se trocando para ir embora, relatou que ainda ouviu Kobe treinando antes da partida.

Naquela noite, Kobe fez 40 pontos no jogo fazendo seu time ganhar com uma distância considerável. O adversário sem entender porquê de Kobe treinar tanto naquele dia, foi questioná-lo e recebeu como resposta: “Eu vi você chegando e não importa o quão duro você treine, quero que você saiba que vou trabalhar mais duro que você. Não se ofenda, não tem nada de errado, não tenho nada contra a sua pessoa, mas, você me inspira a ser melhor”.

Isso mostra que precisamos ter um propósito e fazer de tudo para atingir esse propósito. É necessário ter obsessão (no bom sentido) e amar o que faz, esse é o segredo.

A chave está em decidir o que é importante para você. Se todos acordam às 6h, Kobe decidiria acordar às 4h, pois assim, ele teria 2h de vantagem. Ou seja, o quanto você pode fazer mais para atingir uma alta performance?

O jeito que Kobe lidava com o jogo, é o mesmo que lidamos com os nossos negócios. Como você usa sua paixão e como ela pode passar influenciar uma pessoa?

Isso é sucesso verdadeiro!

Gostou do artigo? Inscreva-se para receber mais conteúdo como este.


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados