- , 20 de Dezembro de 2022
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Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
O que não pode faltar no seu planejamento para 2023
Além das ações tradicionais de planejamento, existem outras iniciativas importantes, que poucas organizações consideram ao se planejarem.
O melhor momento para reavaliar o planejamento empresarial para 2023 é agora. Fazer um balanço de 2022, estabelecer novas metas e objetivos para seu negócio e identificar os pontos de melhoria são alguns dos processos que podem levar o seu negócio a crescer no ano que está chegando.
É importante que os seus objetivos estejam muito bem definidos, porque, se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve e mais tempo é perdido em projetos e atividades que não estão alinhados ao foco estratégico.
Ou seja, sua empresa seguirá um fluxo com base em demandas desorganizadas e tarefas aleatórias, que não impactam positivamente o negócio. Ao se organizar e planejar as decisões futuras, contará com um terreno firme, que o ajudará a alcançar os seus objetivos e metas.
Além das ações tradicionais de planejamento, tais como a análise SWOT, metas e objetivos a curto e longo prazos e análise de mercado, existem outras iniciativas importantes, que poucas organizações consideram ao se planejarem.
No momento de elaboração das estratégias e metas para o próximo ano, é fundamental levar em conta esses pontos que, muitas vezes, são deixados de lado: a gestão de pessoas, a cultura organizacional e a inovação.
Gestão de pessoas
O endomarketing - também conhecido como marketing interno - é de extrema importância na atualidade, uma vez que foca o alcance dos resultados traçados sem deixar de lado o crescimento e a realização do colaborador.
Afinal, quem faz a sua empresa são os funcionários e, ao estarem mais preparados para as atividades do dia a dia, consequentemente, proporcionam melhores resultados diários.
Por isso, é imprescindível definir o programa de desenvolvimento voltado para a operação, ou seja, quais as características e habilidades possíveis de serem desenvolvidas nos colaboradores para gerar mais produtividade e eficiência para a sua empresa.
Também se tornou essencial entregar benefícios que retenham os talentos. Fazer com que o colaborador queira ficar na empresa envolve um conjunto de ações que promovam a valorização do indivíduo mediante uma liderança saudável, espaço de crescimento e reconhecimento à vista, financeiro, mas também na autoestima. Esse conjunto, bem gerido, resulta na fidelização do seu colaborador.
Cultura organizacional
Valores explícitos, disseminados por meio de palavras, ações e práticas. A cultura das organizações deixou de ser lúdica, tornando-se protagonista ao se reverberar nos sócios e funcionários, transmitindo-se em todos os níveis da empresa. Cultura não se inventa, revela-se a partir de práticas e crenças no dia a dia comportamental.
Diferenças de costumes, linguagem e cultura somente enriquecem uma organização quando os objetivos e as intenções estão alinhados.
A cultura organizacional gera o pertencimento a partir dos valores de cada um, construindo um elo de união entre empresa e profissional. Valorize, revele, pratique e faça ser conhecida a cultura da sua empresa internamente e externamente.
Uma equipe formada por colaboradores motivados, confiantes e focados em resultados é fundamental para o crescimento do seu negócio.
Inovação
Dispor de pessoas felizes, inspiradas por líderes saudáveis e provocativos, é o que faz a inovação fluir dentro das empresas.
Um bom antecedente para o incentivo é a motivação, ou seja, uma força interior do colaborador que reforça a vontade para inovar ou realizar qualquer outro desafio.
O caminho para aflorar a inovação é o da criação do espírito da produtividade, ressaltando os destaques permanentes dos incomodados com o “de sempre”. Estes buscam ações que racionalizem processos e reduzam custos.
Despertar o interesse por arriscar em fazer algo diferente, com resultados tangíveis, faz parte do caminho. Inovação vai além da tecnologia, é uma forma diferente de fazer, até mesmo nos processos burocráticos gerados pela desconfiança.
Inovação implica risco e se a cultura da empresa tem aversão a ele será mais difícil para os colaboradores inovarem. Organizações que lidam bem com riscos acabam por incentivar seus colaboradores a inovar cada vez mais.
Não espere esse papel apenas dos colaboradores. Você, gestor ou empreendedor, também deve buscar, de forma incessante, novas formas de divulgar, comunicar e crescer.
Se você pensa que isso é muito complicado, fique tranquilo. A ACIC pode ajudar você de muitas formas!
Primeiramente, para criar e pensar em inovações para a sua empresa, acompanhe semanalmente a newsletter da ACIC, na qual publicamos as principais e mais relevantes informações para as empresas de Campinas e região.
Se estiver buscando novas ferramentas para divulgar a sua empresa ou reduzir custos, saiba que também podemos auxiliá-lo. Associados da ACIC dispõem de diversos benefícios para minimizar seus custos e ampliar as oportunidades de novos negócios.
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