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Equipe ACIC
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O varejo eficiente - Os novos focos e formatos do varejo

O varejo está em constante mudança e os empreendedores precisam acompanhar as tendências para garantir o sucesso de seus negócios. Com a pandemia da COVID-19, essas mudanças se intensificaram ainda mais e novos focos e formatos de varejo surgiram a fim de atender às demandas dos consumidores. 

 

  • Omnichannel

O omnichannel é uma tendência que já vinha ganhando força antes da pandemia, mas ela se intensificou ainda mais com o fechamento de lojas físicas. Os consumidores esperam poder comprar de forma integrada em todas as plataformas de venda, incluindo as lojas físicas, on-line, aplicativos e redes sociais. Para se adaptar a esse direcionamento, os empreendedores, necessariamente, devem garantir que seus canais de venda estejam integrados e entregando uma experiência de compra consistente em todas as plataformas.

 

  • E-commerce/Lojas digitais

O comércio eletrônico mantinha-se em crescimento nos últimos anos, mas a sua expansão também  se intensificou ainda mais. Os consumidores passaram a comprar cada vez mais pela internet, e muitos descobriram vantagens nisso, como a comodidade de receber os produtos em casa e a facilidade de se comparar preços. Urge aos empreendedores manterem-se preparados para atender a essa demanda progressiva, investindo em um site seguro e funcional, além de  logística eficiente para realizar a entrega dos produtos.

 

  • Lojas físicas

Ao contrário do que muitos chegaram a pensar, a loja física não “morreu”. Nesta era phygital, na qual o cliente deseja e espera transitar tanto pelo ambiente físico quanto pelo digital, os empreendedores perceberam a necessidade de investir em uma boa experiência dentro dos seus espaços físicos. 

 

  • Varejo da experiência

Atualmente, é possível constatar  um forte investimento em visual merchandising e a aposta das lojas em formatos de ecossistemas, cuja proposta é a de ir além da venda do produto, trazendo algo atrelado ao universo em que a marca está inserida. Por exemplo, uma loja de produtos de beleza que realiza um diagnóstico da sua pele, indicando-lhe produtos adequados à proteção e manutenção dela e, ainda, oferece o serviço de maquiagem, atrelando-o aos produtos que a loja disponibiliza no local. Portanto, o cliente sai de lá, após vivenciar a melhor experiência possível, com a certeza de que voltará a consumir aquela marca, melhorando os seus  resultados e gerando fidelização. 

 

Então, podemos concluir que, quando falamos de um varejo eficiente, estamos nos referindo a um varejo mais inteligente e humanizado também. As tecnologias que estão inseridas nele fazem par com o foco voltado às pessoas que as marcas precisam desenvolver. Portanto, se você busca essa eficiência, concentre-se em ser assertivo em relação a como investe seu tempo e verba, foque em tecnologias que façam sentido para o seu negócio, que estejam atreladas à sua realidade e, em hipótese alguma, deixe de pensar no seu cliente, porque o fator humano é decisivo para seus resultados.

 

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