- , 27 de Janeiro de 2020
- 11:28:52h
- Enviar por e-mail
- Compartilhar
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
Persona: por que é importante criá-las em seu negócio.
A utilização de personas é muito relevante para que as vendas e construções de comunicações sejam mais assertivas e de sucesso. Veja como criar a persona para o seu negócio.
Quem trabalha com Marketing Digital possivelmente já ouviu a pergunta de quem é a persona a ser atingido. Saber a respeito disso, é um passo muito importante para as estratégias da empresa, tanto no sentido de entender melhor sobre o seu cliente quanto na criação de conteúdo voltado a base de compradores.
Para que a comunicação seja assertiva e segmentada, é muito importante que o cliente seja representado por uma persona, que é uma criação fictícia de um consumidor ideal para o negócio. As informações são medidas a partir de dados reais e com as características demográficas, gostos pessoais, cargo, formação e até mesmo secundários como, objetivos e desafios.
A qualificação de informações da persona é muito importante, pois, é possível definir se será necessária a criação de apenas uma persona ou de várias. Dessa forma, será mais fácil fazer a direção de temas para públicos específicos. Mas lembre-se não exagere na quantidade de personagens criados.
Se você tem dúvidas de quem é sua persona ou ainda se confunde com esse assunto, continue lendo este artigo para entender um pouco mais.
O que é persona?
Como já foi explicado acima, a persona é a criação de um consumidor fictício que é o modelo de consumidor ideal para determinado estabelecimento. Eles são baseados em pesquisas de pessoas reais, auxiliando a tomada de decisão do marketing e de produção dos conteúdos para e-mails e blog, por exemplo.
Muitas vezes, as personas são confundidas com público-alvos, mas, elas possuem algumas diferenças.
O público-alvo fornece informações mais amplas e básicas a respeito dos clientes que você tem, como, sexo, idade e cidade, ou seja, é uma parcela abrangente do grupo que a empresa costuma vender.
Já a persona, permite que seja explorado outros dados, por meio de informações repassadas pelos clientes, sendo essas, pessoais, como, gostos, estilo de vida e bairro que reside, portanto, é a representação da pessoa ideal para realizar vendas.
É possível investigar mais detalhes e aperfeiçoar o perfil. Outros dados que podem ser pesquisados são: medos, virtudes, entre outros filtros. Com isso, conseguimos criar uma comunicação específica, por exemplo, para a Maria da Silva, uma persona feminina, de 29 anos, que trabalha como advogada, é formada há 5 anos, gosta de acompanhar as tendências da moda, utiliza roupas sociais por conta do trabalho. É mais fácil identificar as preferências desse perfil do que de um público em maior quantidade.
Como definir uma persona?
A criação pode ser feita por meio de dois métodos, um deles mais simples, é bom e útil e-mail, inclua nele um formulário para que o cliente possa responder perguntas objetivas e de múltipla escolha e um campo livre no final para opiniões. Pergunte ao máximo para conseguir extrair informações precisas e montar uma persona mais próxima de quem seria o consumidor ideal.
Outra forma de realizar a pesquisa, é com entrevistas, neste modo, procure selecionar os clientes mais influentes, que realizam maiores compras e com frequência, também os que mais interagem via redes sociais.
Pense em perguntas assertivas, conforme o perfil citado acima, além disso, faça que a conversa seja fluída, e não um interrogatório. Intercale as perguntas que tenham respostas fechadas (sim ou não) com perguntas para respostas abertas (dissertativa), deixando espaço para que o entrevistado possa abordar outros assuntos. A aproximação nesse caso, pode ser feito com mensagens privadas nas plataformas online, e pela página da empresa.
Crie a Persona
Depois de levantar os dados dos clientes, é a hora de realizar a análise e verificar quais os pontos mais parecidos entre os entrevistados. Com base nas respostas é que serão criadas as personas. Cada uma delas precisam ter no mínimo as seguintes respostas:
-
Idade;
-
Cargo;
-
Hábitos;
-
Desafios;
-
Estilo de vida;
-
Hábitos de compra;
-
Quais mídias preferem.
A nomenclatura das personas, é muito importante, pois, fica mais fácil para promover debates internos, como, por exemplo, definir o melhor produto ou meio de atendimento para o João Paulo.
Isso com certeza vai facilitar diversos processos na hora da venda, são eles, saber quais os produtos ideais para ela, ou até mesmo oferecer a melhor forma de pagamento. Se ela possui um ticket baixo, a empresa pode oferecer parcelar em até 4 vezes no cartão de crédito, por exemplo.
Para entender mais sobre varejo entre em contato conosco no e-mail: atendimento@acicampinas.com.br, telefone (19) 2104-9200 ou WhatsApp (19) 99607-7604 e veja mais sobre a gama de cursos voltados aos empreendedores desse segmento.