- , 04 de Junho de 2020
- 15:54:31h
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Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
Plano de Inovação e Lançamento de Novo Negócios
Um projeto da ACIC em parceria com a Northern para auxiliar de forma assertiva as empresas de Campinas (SP).
Nos últimos meses as empresas passaram por mudanças bruscas que não estavam previstas em seu planejamento anual e, mesmo assim, muitas se reinventaram e se transformaram em cases de sucesso. Dentro da ACIC, esse cenário não é diferente, estamos há 100 anos nos reinventando para atender às necessidades reais dos empreendedores. Para isso, fizemos um movimento em parceria com a Northern - aceleradora que desenvolve empresas, startups e investidores por meio da gestão da inovação, com o compromisso de lançar soluções que atendam de fato as necessidades dos empresários de Campinas (SP).
Como primeiro passo para a realização do projeto, a nossa equipe selecionou empresas de segmentos variados, em busca de entender o cenário atual e as principais adaptações feitas até aqui, devido à pandemia da COVID-19. Nessa fase, contamos com a expertise do Neto Concon, sócio da Northern, atual conselheiro e mentor de startups e da aceleradora Founder Institute, que atua na disciplina Resolução Eficaz de Problemas do INSPER para realizar as entrevistas individuais com os tomadores de decisão das respectivas empresas selecionadas. As perguntas direcionadas a todas as empresas entrevistadas foram as mesmas, e eram basicamente sobre como era a rotina da empresa antes da pandemia; as principais adaptações que fizeram para continuar atendendo os clientes e obtendo receita e o que tem tirado o sono desses empreendedores.
De imediato foi perceptível que a principal mudança que as empresas entrevistadas fizeram, foi a adesão ao home office, e que apesar de ser um processo doloroso para muitas empresas, temos cases de sucesso, como é o caso da empresa associada Mendes Lima Contabilidade. O Wander Moreno, que é sócio do escritório, conta que já eles eram adeptos ao home office, apesar de a empresa ter um espaço em um endereço comercial, eles já buscavam essa inovação, e devido à pandemia, passaram a trabalhar diariamente de forma remota e não tiveram prejuízos na performance.
O intuito dessa fase do projeto é entender as principais adaptações que os diversos segmentos fizeram para continuarem atuantes no mercado. Para isso, entrevistamos advocacias, escritórios de contabilidade, arquitetura, loja de aluguel de roupas para festas, varejo de moda, locadora de utensílios para festas, seguradora, factoring, uma banda de músicos, etc. Essa diversidade de segmentos nos trouxe uma visão interessante sobre o momento, e evidenciou a capacidade que as empresas/pessoas possuem de se adaptarem.
Os músicos do Duo Josie & Jeff, por exemplo, passaram a utilizar com mais frequência as redes sociais, e aproveitaram o Dia das Mães, uma importante data do calendário anual, para faturar realizando surpresas musicais por vídeo e ao vivo, via WhatsApp. Deram início também, à utilização dos recursos de transmissões ao vivo do Instagram e Facebook para, da sala de casa, manter mais contato com seu público.
O varejo de moda durante esse período tem sido um dos setores mais atingidos pela pandemia, por isso, Eduardo Jarddim, Coach de vendas e sócio da boutique de roupas feminina Rita Jardim, precisou inovar mais do que nunca para continuar atendendo suas clientes e pagando sem insegurança os salários dos 28 colaboradores que a empresa possui. Ele conta que tem aproveitado esse momento para se qualificar em relação às redes sociais e que tem, também, intensificado a divulgação dos produtos da boutique principalmente via Instagram. Um outro caminho bastante inovador que o Eduardo encontrou para continuar comercializando as roupas, foi preparar uma mala com looks exclusivos para as clientes provarem as peças no conforto de suas casas, assim, elas não precisam deixar de adquirir o produto por insegurança de não servir ou de não combinar com seu estilo, por exemplo.
O que fica de lição é que, nesse momento, não se pode temer a inovação; é o momento certo. Os cases de sucesso, pertencem sempre àqueles que se arriscam e pensam fora da caixa, observe os exemplos que apresentamos aqui.
Como próximos passos, faremos um Workshop com as empresas associadas, equipe e diretoria da ACIC para levantarmos as principais ideias para continuarmos com o nosso propósito de ajudar no desenvolvimento da sua empresa e, em seguida, faremos uma ação de mercado, e as empresas nos darão feedbacks sobre as novas soluções e o que é necessário corrigir. Só assim, após a validação e a correção feitas por quem sente na pele as dores de empreender, lançaremos um novo produto/serviço em escala no mercado.
Acompanhe a ACIC em nossas redes sociais e fique à vontade para nos ajudar a desenvolver serviços cada vez mais assertivos para a sua empresa.