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Equipe ACIC
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Quais as vantagens da venda consignada

Entenda como funciona o método de venda que mais cresce no mercado

A fim de driblar crises e retenções, a venda consignada vem como uma estratégia para o mercado varejista nos últimos anos. 

Esse método se caracteriza como um procedimento no qual o fornecedor deixa seus produtos para serem vendidos no comércio, ou até mesmo com uma pessoa física por meio de catálogos, ou amostras, como, por exemplo, as vendas consultivas de empresas como Eudora, Natura e AVON.  

O diferencial desse processo é que o comércio ou consultor só pagará ao fornecedor pelos produtos que forem vendidos, tendo o direito de devolvê-los caso não tenha retorno, porém, sem prejuízos. Além disso, um benefício essencial deste método de venda, é o fato que o revendedor poderá receber comissão sobre os produtos vendidos.  

Esse processo proporciona maior visibilidade à marca, uma vez que irá atrair uma grande quantidade de clientes e, como não existe uma obrigatoriedade no pagamento de todos os produtos, os potenciais revendedores ficam interessados e pegam os produtos para serem comercializados. 

Quem opta por fornecer as mercadorias, obtém uma significativa redução de custos, visto que o processo de uma venda desse tipo é diferenciada das demais, uma vez que não há compromisso do pagamento pelos produtos que não forem vendidos, logo, a empresa se sente mais segura encarando esses modelos e concorda mais facilmente em fechar as negociações. 

Outra grande vantagem, mas, neste caso para o lojista, é a praticidade em relação ao estoque, uma vez que não será necessário realizar recálculos dos valores e reajustes para cobrir o que foi gasto com a mercadoria, já que, caso não haja venda, a mercadoria pode ser devolvida sem problemas. 

Por fim, a maior vantagem de se trabalhar com esse tipo de processo é a oportunidade de aumentar o faturamento em ambas as partes. 

Para quem vende as mercadorias deixadas em consignação, é o recebimento da comissão por um esforço menor, algo agregado, uma renda extra. Para a empresa que fornece os produtos, é a chance perfeita de não estagnar e continuar a crescer no mercado.

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