https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/432..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Semana Brasil deve ajudar o varejo a vender até 15% mais

Expectativa é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Esta será a segunda edição do evento que estimula o comércio a adotar ações promocionais conjuntas entre os dias 3 e 13 de setembro. Fonte: JORNAL DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

2ª edição da Semana Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 e 13 de setembro, deve ampliar as vendas do varejo entre 10% e 15% no período, de acordo com estimativas de Alfredo Cotait Neto, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A ação, que reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, oferecerá descontos aos consumidores aos moldes da Black Friday.

“A Semana Brasil certamente vai estimular as vendas neste mês em que tradicionalmente não há datas comerciais. É possível que registremos essa alta no período em relação ao mês anterior, o que já nos deixaria satisfeitos, mas sabemos que provavelmente será inferior a 2019”, afirma Cotait.  

Ao lembrar que as vendas da Semana Brasil aumentaram 10% no varejo físico e 30% no e-commerce no ano passado, Marcelo Silva, presidente do IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo), parceiro da ACSP na ação e, junto com a entidade, um dos idealizadores da iniciativa, também está otimista com a volta do movimento. 

Silva reforça que é preciso retomar as atividades. "O objetivo é olhar para os quatro meses que temos pela frente e instaurar o clima de confiança no país, nos consumidores e nos empresários”, afirma.   

Conselheiro do IDV, Marcos Gouvêa de Souza destaca que a Semana vai auxiliar, sobretudo, as pequenas e médias empresas, que são 90% dos negócios no Brasil, a alavancarem suas vendas no período.

“As grandes empresas podem desenvolver suas próprias estratégias de vendas, mas os pequenos terão facilidade para baixar o material promocional e de visualização gratuitamente no site do evento.    

Especialista em varejo do Sebrae, Flávio Petry acredita que, sem dúvida, as ofertas da Semana Brasil movimentarão um grande volume de clientes no comércio e haverá um aquecimento no consumo. 

"O Sebrae entende que é uma boa estratégia a adesão à campanha e incentiva que as MPE se preparem o quanto antes para participar”, afirma. “Além disso, temos oferecido cursos à distância gratuitos para que as MPES saibam, por exemplo, como preparar a equipe de vendas e qualificar seu atendimento.”  

A abertura de mais de 150 mil lojas virtuais desde o início da pandemia, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), indicam como as empresas irão se posicionar nos próximos meses, diz o presidente da associação, Maurício Salvador.

Além disso, ele destaca que os hábitos de compras da população também mudaram. “O e-commerce teve um crescimento acumulado de mais de 60% na pandemia. Esperamos uma boa adesão de lojas virtuais oferecendo descontos na Semana Brasil, e dessa forma atraindo mais atenção para a data." 

SHOPPINGS JÁ SE MOBILIZAM  

Após 10 dias de ampliação do horário de atendimento dos shoppings na grande São Paulo, levantamento da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) aponta que o fluxo de clientes já cresceu 20%.

Focados em retomar vendas, alguns empreendimentos já se mobilizam em torno da Semana Brasil, adaptados às normas sanitárias e ações promocionais nas lojas físicas, sites e marketplaces com descontos de até 70%.

Nos shoppings da Saphyr, que em São Paulo são o Metrô Tucuruvi (Zona Norte da capital paulista), Granja Vianna (Cotia), Pátio Cianê (Sorocaba) e SuperShopping Osasco, promoções especiais com ofertas e descontos de até 70% estão espalhadas pelas lojas físicas e vitrines virtuais.

Neles, o índice de adesão dos lojistas à Semana Brasil é 40% maior que em 2019, diz o gerente de marketing Fabricio Cunha. "Acreditamos que a mobilização refletirá em vendas, pois as marcas estão preparadas para aproveitar esse momento, e os clientes terão mais chances de comprar com melhores preços e condições de pagamento.” 

Já o Cantareira Norte Shopping (Zona Oeste) prevê a participação de lojas de diversos setores com descontos que podem chegar a 50% nos produtos, mantendo a limitação de 40% da capacidade de receber clientes e oferecendo serviços como atendimentos por drive-thru e delivery aos consumidores que não querem comprar presencialmente. 

"O cenário continua delicado e reforçamos a importância de manter o distanciamento social aos que puderem utilizar de outros meios para aproveitar os descontos e comprar”, diz Geraldo Carvalho, superintendente do Norte Shopping.    

Para Alfredo Cotait, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a expectativa é que a ação promocional deva estimular "a retomada do comércio e a geração de empregos no setor por conta do aumento previsto no movimento das lojas."  

Com avaliação semelhante, Marcelo Silva, do IDV, acredita que a data será fixada definitivamente no calendário comercial brasileiro, já que tradicionalmente setembro é um mês sem datas comemorativas que estimulem o varejo.

"O objetivo é unir o comércio e o varejo para criar uma nova realidade, e celebrar a retomada segura e responsável da economia e dos empregos alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade."

As 15 distritais da ACSP estão trabalhando em conjunto para divulgar e incentivar o evento para os lojistas de cada região. Além da ACSP, da Facesp e do IDV, mais de 80 entidades em todo o país apoiam o evento.

Para saber mais, acesse o site da Semana Brasil.  

FOTO: Estadão Conteúdo


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados