https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/510..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Vendas digitais devem reduzir o prejuízo do comércio na Páscoa

Sem perspectivas de contratações temporárias, a exemplo do que ocorreu no ano passado e com faturamento 47,80% menor do que em 2020, quando o comércio já sofreu fortemente os efeitos da pandemia, este ano os lojistas empenham-se em realizar as vendas pelo e-commerce.

O Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) estima uma evolução positiva nas vendas digitais neste período, podendo atingir 20% acima do volume de 2020.

Em fevereiro de 2021, quando o comércio funcionava com horário reduzido, na Fase Laranja do Plano São Paulo, as perspectivas para as vendas no período da Páscoa projetavam um crescimento de 32,5% no faturamento, com vendas estimadas em R$ 175 milhões em Campinas e a R$ 354 milhões na Região Metropolitana. No entanto, com as Fases Vermelha e Emergencial, que proíbem o atendimento presencial no comércio classificado como “não essencial” e permitem apenas o funcionamento na modalidade delivery, as perspectivas de vendas em 2021, de acordo com o economista Laerte Martins, diretor do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), são de uma evolução positiva nas vendas digitais neste período, podendo atingir 20% acima do volume de 2020. 

Desta forma, o comércio deve faturar R$ 137 milhões em Campinas e R$ 278 milhões na RMC. Apesar de abaixo das expectativas de fevereiro, o faturamento ainda é 3,8% maior em Campinas e 4,1% nas 20 cidades que compõem a região, em comparação a 2020. O ticket médio deverá ficar em R$ 110,00, cerca de 10% acima do ano passado, apesar da perda do poder de compra e do impacto do dólar e da inflação em alta que elevaram o preço dos ovos de chocolate e das matérias primas em torno de 7,9%.

“Em 2020, por ocasião da Páscoa, com a pandemia da Covid-19 no seu auge, o nível de contratação de temporários ficou zerado, e o volume de vendas, sofreu uma redução de 50% em relação à 2019. O volume de vendas foi de R$ 267 milhões no ano passado contra R$ 533 milhões registrados em 2019”, lembra o economista. Não deve ocorrer – ou ser mínima – a contratação da mão de obra temporária este ano, pelo fato de o comércio não estar funcionando de forma presencial. “Pesquisa nacional avalia que, de forma geral, o comércio está propenso a atingir, em média, até 4% do consumo de 2020”, diz. “Na comparação das vendas estimadas para este ano (R$ 278 milhões), na RMC, com 2019 (R$ 533 milhões), antes da pandemia, o resultado da Páscoa atual será 47,8% menor”, analisa Laerte Martins.

Ações

À medida que o mercado demanda novas soluções para os empreendedores, a ACIC tem buscado soluções para auxiliá-los. Este mês, por exemplo, foi lançada uma plataforma de conteúdos – a ACIC+ – na qual serão abordados temas que devem contribuir para solucionar os problemas das empresas relacionados à gestão, tendências, qualificação, técnicas de venda, motivação de equipe, liderança e legislação vigente, entre outros. 

Por meio da plataforma, serão realizadas lives com os principais nomes do mercado para auxiliar os comerciantes a enfrentar e vencer os desafios na gestão de suas empresas e oferecidos conteúdos rápidos, mas fundamentais para qualquer negócio, e que podem ser aplicados no dia a dia, além de programas de capacitação para gestores. Ainda para o primeiro semestre de 2021, a ACIC pretende oferecer uma solução para o aprimoramento da logística de entregas do comércio.

Programação de abril

A ACIC permanece, em abril, com programação voltada a levar importantes informações e orientações aos seus associados por meio do universo online. Pelo menos seis lives serão realizadas, quatro das quais pelo programa ACNetworking, um dos principais programas da Associação voltado para a geração de negócios em Campinas. A partir de abril, todas as lives passam a ser realizadas pelo Instagram.

Lives no Instagram @acicampinas

06/04 - às 11h - O primeiro passo para fechar uma negociação comercial - Lucas Conti

27/04 - às 11h - Score para reduzir a inadimplência - Camila Oliveira

 

Lives Instagram @acnetworking 

07/04 -   As etapas da persuasão - Nicole Guimarães

14/04 -   Bate papo sobre etapas da persuasão com membro do AC Networking

22/04 - Reduza seus custos operacionais e utilize melhor seu dinheiro - Com especialista da área

28/04 - Bate papo sobre etapas da persuasão com membro do AC Networking


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados