- , 11 de Abril de 2017
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20 maiores tendências de negócio são o tema de reunião do FAB na CI&T
O Future Advisory Board realizou uma visita técnica na empresa, mediada pelo vice presidente Mauro Oliveira
Executivos do FAB - Future Advisory Board, visitaram nesta sexta-feira, dia 7, a CI&T Campinas, coordenados pelo vice-presidente da empresa, e membro do FAB, Mauro Oliveira. Antes de conhecerem as instalações da empresa, o grupo debateu as 12 maiores tendências projetadas para 2020, que foram apresentadas por Luis Rasquilha, CEO da Inova Consulting e da Inova Business School.
“Até 2021, 40% das empresas na lista da 'Fortune 500 companies' não existirão mais”, comentou Rasquillha, introduzindo um panorama do mercado atual. O especialista explica que atualmente o conhecimento humano tem se desenvolvido de forma dobrada ao longo dos anos, e vivemos em um mundo no qual temos informações de forma instantânea e em abundância.
“Quem muda as regras do negócio é quem ainda nem chegou no mercado, são os inimigos invisíveis. Empresas criadas hoje já são diferentes das antigas pois nasceram em um ecossistema de formação digital”, explica. Exemplificando, o aplicativo Airbnb revolucionou a forma de hospedagem sem ter um quarto sequer de hotel e a Netflix extinguiu as video locadoras. “Por que não foi um hotel que pensou no Airbnb? Porque disfunção não se faz em casa”, comenta Rasquilha. Segundo ele, assim como a lei da física "um corpo em repouso, permanece em repouso”, uma empresa antiga que está acomodada, assim continuará, correndo o risco de desaparecer de repente pelos inimigos invisíveis. Por isso, inovar e saber quais são as tendências é essencial. Confira as 20 tendências de negócio apresentadas por ele, no encontro do FAB.
20 Tendências de Negócio 2020
1- Tecnologia de Impacto: A tecnologia é um meio de serviço da melhoria transversal das empresas, dos negócios, da saciedade e da vida das pessoas, para que todos possam ganhar com isso, a médio o longo prazo. É uma oportunidade de aplicar nosso conhecimento para a criação, facilitação e implementação dessas tecnologias, com conteúdo relevante para clientes e para a sociedade.
2- Big Data: São dados e ferramentas para antever as melhores formas de gerir recursos - naturais, econômicos e financeiros no nível nacional, regional ou até pessoal. É uma forma de aproveitar a elevada disponibilidade de informação para gerar conhecimento ativo e aplicável no fortalecimento das relações com clientes e na melhor gestão de recursos.
3- Online = Offline: Os mundos virtual e real unem-se em uma só realidade, acessível e disponível em qualquer lugar a qualquer hora, isso maximiza a facilidade e segurança de acesso de forma permanente e flexível, aproximando empresa e clientes.
4- Omni Canal: A evolução do varejo tradicional, passando pelo e-commerce assume agora uma visão totalmente integrada e experencial, atuando em todas vertentes da relação e da presença online e offline onde e quando o cliente pretender. Os avanços tecnológicos permitem cada vez mais um maior conhecimento dos mercados e dos clientes, mas também das suas necessidades e lugares preferidos de busca e compra. Estar onde o cliente está será cada vez mais crítico na decisão de compra.
5- Economia da reputação: As empresas são os que os clientes dizem que elas são. Mais do que falar - fazer e comprovar. Usar seus dados mas, também o feedback do consumidor e da sociedade como um todo para melhorar marca e imagem. É uma oportunidade para usar permanentemente os comentários e críticas dos clientes para mostrar que não se tem medo da crítica e que ela é usada como elemento de melhoria e inovação permanente.
6- Customização radical: Permitir a personalização - parcial ou até total - de produtos e serviços como resposta à homogeneização da industrialização e tecnologia e melhorar a relação e a sensação de exclusividade. É uma oportunidade para entender o cliente e agir de forma proativa as expectativas que contemplem a possibilidade de personalização total ou parcial de produtos e serviços segundo perfis de retorno.
7- Marketing em tempo real: A atuação de marketing e vendas precisa cada vez mais de monitoramento e informação que permita às empresas agirem em tempo real na apresentação e/ou comprovação de oportunidade para os seus clientes e antecipação a movimentos da concorrência.
8- Relacionamento proativo: com o aumento da concorrência e a crescente dificuldade de fidelização de clientes, a relação proativa antecipa as necessidades do cliente e atua de forma personalizada sendo um fator crítico para o sucesso
9- Soluções urbanas: as cidades são locais onde a maior parte da população mundial vive, o que tem gerado problemas de segurança, mobilidade, poluição, etc.. obrigando todos a esforços para melhorar a vida no espaço urbano. É uma oportunidade de atuar nas cidades facilitando a vida de quem vive “engarrafado”, preservando e revitalizando centros, pontos de interesse, cultura e lazer.
10- Felicidade no trabalho: profissionais para quem o seu trabalho e os seus princípios valem mais do que carreiras seguras, que não têm receio de ganhar relativamente menos ou arriscar mais para manter estes princípios e que desafiam as lideranças na busca da excelência e da felicidade.
11- Liderança partilhada: sistemas hierárquicos tradicionais estão perdendo espaço para modelos de empresa mais flexíveis, participativos e focados em exposição, engajamento e coartação, colaboração e competição.
12- Escritório flexível: o trabalho à distância tem cada vez mais peso, permitindo maior mobilidade e capacidade de entrega a clientes. É uma oportunidade para gerir projetos, e não horários, permite maior engajamento de colaboradores e maior eficácia produtiva.
FAB
O FAB é um grupo da Associação Comercial formado por líderes da região de Campinas que se reúne bimestralmente para discutir futuro e tendências. A entidade possui outros grupos que também realizam visitas técnicas e se reúnem regularmente variando por perfil do empreendedor e interesses em comum, como o Conselho da Mulher Empreendedora e o Grupo de Jovens Empreendedores.
A vice-presidente da Associação, Adriana Flosi, ressalta o empenho da entidade para que os grupos possam realizar visitas técnicas e reuniões em outras empresas como forma de ampliar a experiência do conhecimento. "Essa é uma maneira de nos aprofundarmos no cotidiano de algumas empresas exemplares e inspirarmos os integrantes dos grupos com experiências diferentes", conclui ela.
"A CI&T fica muito feliz em discutir tendências do universo da tecnologia e em receber grupos como este, e estamos de portas abertas para outros grupos da Associação Comercial", diz Mauro Oliveira, vice-presidente da empresa.