- , 28 de Outubro de 2016
- 17:55:04h
- Enviar por e-mail
- Compartilhar
4ª SNE atrai mais de 1,5 mil empreendedores
Público teve acesso a workshops e 27 palestras; CLICK: Ideias que inspiram fechou a semana
A quarta Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE), realizada pela ACIC e CDL, de 24 a 28 de outubro, reuniu mais de 1,5 mil pessoas, 500 a mais do que no ano passado. Durante os cinco dias, empreendedores, trabalhadores e pessoas que querem empreender foram capacitadas para gerar novos negócios, se inspirar, estimular o desenvolvimento de suas empresas e se atualizar com as novidades inovadoras do mercado.
Ao todo foram realizados 3 workshops e 27 palestras, entre elas as do Fórum de Marketing Digital e o do Day1x, evento da Endeavor realizado pela primeira vez em Campinas, ambos com lotação máxima no teatro Iguatemi. Os participantes também acompanhCaram os painéis gratuitos na ACIC, sobre liderança e comportamento; estratégia e desenvolvimento; gestão financeira e negociação. Além disso, também na sede da Associação, a SNE foi encerrada com o CLICK: Ideias que inspiram, evento no qual os empreendedores tiveram acesso ao mais novo conteúdo de inovação e tecnologia que está para ascender no Brasil.
A vice-presidente da ACIC e presidente da CDL, Adriana Flosi, considera que o objetivo da entidade foi atingido, o de impactar e inspirar mais de mil empreendedores e aqueles que desejam empreender. "É uma conquista para a Associação Comercial pois esse mesmo evento ano passado mobilizou cerca de mil pessoas, o que para nós esse ano foi uma evolução. E sabemos que vamos superar essa marca na próxima edição", disse.
A 4ª SNE se consolidou como um evento de grande importância em Campinas e região para o desenvolvimento de novos negócios, atualização e informações sobre novas tecnologias, além de proporcionar o networking entre os empresários. É uma semana que aumenta suas proporções a cada ano que passa e impacta cada vez mais empreendedores.
Confira as fotos do evento AQUI
CLICK: Ideias que inspiram
O evento CLICK finalizou a programação da 4ª SNE inspirando e preparando os empreendedores para os desafios de uma nova era. "Quando trazemos esses temas para a Associação Comercial, é importante ter a consciência de que não estamos falando de coisas para 10 ou 15 anos. O Grafeno já é uma realidade, a captação da energia solar também. São coisas que vão transformar os negócios em pouquíssimo tempo, então estar preparado e atendo a essas transformações é fundamental”, ressalta sobre Leandro Diniz, gerente executivo da ACIC.
João Canhada, cofundador e CEO da Foxbit, foi o palestrante inicial e ele compartilhou com os presentes um conteúdo exclusivo sobre o Bitcoin, conhecida como a moeda do futuro. É uma rede que proporciona uma nova forma de pagamento e também, completamente digital. Como é uma tecnologia recente e ainda em crescimento, existem muitas dúvidas em relação aos Bitcoins, mas Canhada garante que ainda veremos muito mais disso no futuro. “É uma tecnologia que chegou para ficar”, destaca.
É a primeira rede de pagamento descentralizada, na qual os usuários é que gerenciam o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central. Da perspectiva do usário, o Bitcoin funciona como um dinheiro para a internet, mas não é apenas isso, é uma tecnologia que oferece uma carteira pessoal que permite ao usuário enviar e receber tais moedas com ele. O Bitcoin permite uma liberdade de pagamento no qual seus usuários estejam em pleno controle de seu dinheiro, e já é uma realidade adotada em um número crescente de empresas e pessoas para pagamento de bens ou serviços.
A segunda palestra do CLICK foi de Luciana Caletti, cofundadora e CEO da plataforma digital Love Mondays, que promete revolucionar a forma com que os funcionários enxergam suas empresas. Foi-se o tempo em que a vaga a ser ocupada em uma empresa era decidida apenas pelo gestor e cabia ao candidato acolher todas as regras. A Love Mondays, criada em 2013, reúne uma extensa base de dados com opiniões dos funcionários sobre as empresas onde trabalham.
Dessa forma, se surgir alguma dúvida na hora de mandar ou não o currículo para uma empresa específica, com medo desta não atender suas expectativas enquanto organização, o candidato pode buscar as informações no site para se decidir. “80% das pessoas confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais”, comenta Luciana.
Cecília de Carvalho, pesquisadora do MackGraphe, integra a lista de 30 jovens com menos de 30 anos mais promissores do Brasil. Ela apresentou pesquisa sobre o grafeno, um cristal de carbono ultraleve, quase transparente, excelente condutor de calor e eletricidade e altamente resistente, além de resistente e ao mesmo tempo maleável como uma membrana de plástico muito fina. Sua versatilidade é tanta, que abre um leque de possibilidades para explorações comerciais.
“O grafeno é um material diferenciado com um potencial de revolucionar a tecnologia”, reforça Cecília. Entre pesquisas realidades com o grafeno, está um smartphone flexível e impermeável, com tela touchscreen e inquebrável. Além do uso na tecnologia, o grafeno pode até transformar água do mar em potável, é um material extremamente promissor e que vai estar no mercado logo menos
Joaquim Pereira, diretor de desenvolvimento tecnológico do aplicativo Ludwig, apresentou seu projeto no CLICK. Para ela, a música é importante e faz parte do dia-a-dia de todas as pessoas de forma natural, para isso, o propósito do Ludwig é introduzir a música na vida de deficientes físicos. É um tipo de empreendedorismo que se diferencia dos demais pois oferece algo no mercado não apenas para tirar proveito dele, e sim para mudar a vida de algumas pessoas.
O aplicativo foi sucesso e destaque durante a Conferência de Desenvolvedores da Apple (WWDC) e ainda não está disponível no mercado por estar em fase de testes e desenvolvimento. “O projeto é sobre música, paixão, mas principalmente sobre igualdade. A música proporciona uma sensação incrível, que emociona, representa, muda, sensibiliza e faz do nosso mundo algo especial, diferente. Todos merecem ter acesso a esta arte e usufruir de seus benefícios”, reforça Pereira.
Marcos Maciel, CEO da Sunew, startup de Belo Horizonte (MG), apresentou um projeto da empresa que desenvolveu uma membrana orgânica, fina e flexível como uma cartolina, que transforma luz do sol em eletricidade e promete revolucionar o setor de eficiência energética. “O material é apontado como a terceira geração de módulos solares e já é bem aceito pelo mercado, com projetos em andamento nos mais diversos segmentos”, explica.
O produto apresenta características exclusivas, como variedade de cores, facilidade de customização, alta resistência a impactos e baixa dependência do grau de inclinação em que é instalado, o que possibilita sua implantação naqueles mercados em que o design é fundamental”, detalha Maciel.
Rawlinson Terrabuio, Cofundador e CMO da Beenoculus, finalizou o CLICK contando sobre sua empresa, líder no mercado de soluções para realidade virtual da América Latina. A Beenoculus desenvolveu o primeiro dispositivo de realidade virtual brasileiro, batizado com o nome da empresa. Ele funciona com um smartphone, tirando proveito do hardware e da tela do aparelho para exibir imagens através das lentes do produto, que passam a sensação de imersão na realidade virtual.
A tecnologia pode, algumas vezes, permitir a interação do usuário, por isso, é muito utilizada no setor de inovação e de games. Mas, o que poucos sabem, é que a tecnologia pode ser usada nos mais variados segmentos, como mídia, publicidade, medicina, imobiliária, no chão de fábrica e no varejo. Ainda existe muito a ser explorado nessa inovação. “Antes de falar de realidade virtual, precisamos falar da realidade. Nós não estamos falando apenas de tecnologia, e sim de uma produção de emoções”, conta Terrabuio.