Aprenda a conquistar mais seguidores engajados nas redes sociais  por meio de postagens bem-humoradas

Aprenda a conquistar mais seguidores engajados nas redes sociais por meio de postagens bem-humoradas

Criador da fanpage da Prefeitura de Curitiba, que se tornou viral pelo tom descontraído, conta os segredos que conquistaram o público

Dizem que com assunto sério não se brinca. Mas, no caso da Prefs, como é carinhosamente conhecida a fanpage da Prefeitura de Curitiba, no Paraná, a coisa não é bem assim. Para chamar a atenção da população para determinados temas e fazer os cidadãos interagirem com o poder executivo municipal, Marcos Giovanella ex-diretor municipal de Marketing e Comunicação de Curitiba, lançou mão do bom humor e da criatividade.  Apesar de tratar-se de um órgão governamental, onde o desfio é ainda maior do que em uma empresa de varejo, indústria ou serviço, ele não teve medo de reinventar o que, até então, era um formato padrão. 

A Prefs, criada em 2013, se tornou um dos cases de maior sucesso no País, noticiado até no exterior, ao apostar no bom humor. A página tem 570 mil seguidores no Facebook. Isso sem contar outros 31 mil no Twitter e oito mil no Instagram, ambos com o mesmo tom leve e criativo. Mas, apesar de a fanpage fazer referências a Game of Trones, Harry Potter, World of Warcraft e outras ficções, o segredo para tal desempenho não é mágica. 

Segundo Giovanella, para conquistar o sucesso é preciso estar preparado e manter a cabeça aberta, além, é claro, de contar com parceiros confiáveis e profissionais para desenvolver um plano de curto, médio e longo prazo. “Sem traçar uma definição clara de quais benefícios um trabalho de redes sociais pode trazer para o seu negócio ele não se sobressairá nesse ambiente. Uma proposta pouco profissional pode ser um verdadeiro desastre já que o potencial viral de uma crise em redes sociais pode acabar com uma marca. Um exemplo é o recente caso do MC Biel”, lembra. 

As redes sociais abriram um caminho sem volta para os diferentes negócios ao possibilitar, de forma pioneira, construir um diálogo com seus fãs e consumidores. “Estar em um ambiente no qual a conversa deve ser priorizada é com certeza um fator de sucesso para qualquer marca, comércio, indústria ou serviço. Eles precisam ouvir seus consumidores, estimular a conversa e cocriar produtos baseados em insights gerados pelas pessoas. Todo ambiente de mídia social é um ambiente propício para construir relacionamentos duradouros com pessoas e garantir a vida do seu negócio”, explica Giovanella.

Mas, engana-se quem acha que basta colocar doses de bom humor e descontração na comunicação para alavancar um negócio. Para o especialista, é necessário, antes de tudo, que esse negócio tenha características que suportem tal posicionamento. “O que não significa que ele não possa vir a adotar essa maneira de interagir com as pessoas”, afirma.

Giovanella, atualmente à frente da boutique de comunicação Queen Content, explicará os fatores determinantes para obter resultados positivos nas mídias sociais, durante sua participação da 4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo. A palestra do profissional, com dez anos de experiência em gestão de conteúdo publicitário e digital, será no dia 24 de outubro, no Teatro Iguatemi Campinas, como parte do painel Marketing Digital, a ser realizado das 8h30 às 11h30.

4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo

A quarta edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) será realizada pela ACIC, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL), entre os dias 24 e 28 de outubro. A SNE é uma plataforma de eventos direcionados ao fortalecimento da cultura empreendedora de Campinas e região com objetivo de promover a capacitação de gestores e empreendedores e o desenvolvimento de empresas de diferentes portes, por meio de workshops, palestras, ações de educação empreendedora e de inspiração. As incrições para a Semana devem ser feitas pelo site www.semanane.com, onde consta também a programação detalhada, ou pelo telefone (19) 2104-9200. 


ACIC, SNE, Semana-Negócios-Empreendedorismo, Prefs, Fanpage, Prefeitura, Curitiba, Marcos-Giovanella, Marketing, Digital, Comunicação, Campinas, Acicampinas

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados