- , 23 de Novembro de 2016
- 13:30:37h
- Enviar por e-mail
- Compartilhar
Associações Comerciais de Campinas e região são destaque em premiação da Federação
Entidades filiadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo realizaram seu congresso anual em Águas de Lindóia
A Região Administrativa 7 da Federação das Associações Comercial do Estado de São Paulo (FACESP), cuja sede é Campinas, venceu dois prêmios AC Mais. Outras quatro Associações da região foram indicadas ao prêmio. A premiação é organizada pela Federação, no congresso anual realizado dias 21 e 22 de novembro. O evento reúne centenas de lideranças empresariais para discutir o atual momento do País e do varejo.
A vice-presidente da Associação Comercial de Campinas e vice-presidente da FACESP RA-7, Adriana Flosi, ressaltou que a importância dessa premiação vai além do desempenho das Associações Comerciais. "Na medida em que as Associações Comerciais têm um ótimo desempenho em suas atividades, as empresas e todo a economia das cidades são beneficiadas também. Temos muito orgulho de fazer parte desse processo de desenvolvimento regional", disse ela.
Na categoria Gestão, a Associação Comercial e Industrial de Campinas ACIC foi a vencedora entre as cidades de grande porte. A entidade é presidida por Guilherme Campos Jr., que também é presidente dos Correios, e a vice-presidente Adriana Flosi representou a instituição.
A Associação Comercial e Empresarial de Amparo foi a vencedora do prêmio Boas Práticas BVS, pela gestão de produtos do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), administrado pela Boa Vista - SCPC. O prêmio foi entregue à gerente da entidade, Raquel Negri.
Indicações
Além dos dois prêmios, outas ACs da região foram indicadas ao prêmio e reconhecidas por seu desempenho pela Federação.
Na categoria Gestão, entre as Associações de municípios de pequeno porte, a indicada foi a AC de Artur Nogueira, presidida por João Francisco Conde.
Já na categoria Desenvolvimento Local, as indicações foram para a Associação Comercial e Industrial de Limeira entre as cidades de grande porte, presidida por José Mário Gazzetta, e para a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Leme, em pequeno porte, presidida por José Cláudio Beltram.
Entre as cidades de grande porte, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, presidida por Paulo Roberto Checoli, foi a indicada para o prêmio na categoria Produtos e Serviços. A entidade foi representada pelo 2º vice-presidente da entidade e vice-presidente executivo da FACESCP, Jorge Aversa Jr.
Projeto Empreender
As Associações Comerciais que executam o projeto Empreender também foram homenageadas. O Empreender busca elevar a competitividade e a sobrevivência das micro e pequenas empresas ao incentivar novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais. Entre as entidades da RA 7 foram homenageadas as ACs de: Atibaia, Jaguariúna, Leme, Limeira e Piracicaba.
Congresso
A 17ª edição do Congresso da FACESP foi Águas de Lindóia. O presidente da Facesp, Alencar Burti, ressaltou o papel do setor na construção de uma sociedade mais justa. “Nós, empreendedores, temos a obrigação de achar soluções e parar de falar em crise. Temos que nos unir em direção ao caminho da salvação nacional. Contamos com a colaboração de todos para darmos o máximo que podemos em favor do Brasil”.
A palestra de abertura do congresso - acompanhada por cerca de mil pessoas - coube ao presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Ele frisou a urgência de se fazer a reforma política antes de qualquer outra. “Estamos com um profundo desgaste da estrutura política. E vai piorar muito, porque a Lava Jato não para. A única reforma que pode ser entregue já é a do sistema político. É a mãe das reformas. E não pode ser feita pelo Congresso, mas sim por uma constituinte exclusiva”.
Para o presidente do Sebrae, está clara a “ruptura entre nação e estado” e os atuais políticos já não gozam de legitimidade popular. Por isso, mais do que a reforma previdenciária - que tem sido objeto constante das articulações em Brasília – Afif defendeu que o Brasil precisa urgentemente da reforma político-partidária. Também se revelou favorável ao voto distrital, “porque o Brasil de cima para baixo não está dando certo. É preciso que a população se mobilize para fazer o Brasil dar certo de baixo para cima”, afirmou.
Liderança consciente
Com o mote “Liderança Consciente”, a edição de 2016 do congresso propôs uma reflexão sobre a formação de líderes empresariais nos dias de hoje. Esse tema, aliás, foi destacado durante a abertura pelo presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Teixeira Pinheiro. “Um dirigente, para a CACB, é um exemplo de atitudes e comportamentos conscientes. Trata-se de um tema atual e importante diante desse Brasil em transformação e que tanto está precisando de lideranças”, frisou ele, defendendo ainda que o setor público precisa reduzir seus gastos e acompanhar o ritmo de inovações da iniciativa privada.
Veja fotos do evento aqui.