Bitcoin: saiba tudo sobre a moeda do futuro e como ela pode ser implantada em cada negócio

Bitcoin: saiba tudo sobre a moeda do futuro e como ela pode ser implantada em cada negócio

Tecnologia já é uma realidade adotada em um número crescente de empresas e pessoas para pagamento de bens ou serviços

Certamente todos já ouviram falar do Bitcoin, uma rede que funciona de forma consensual em que é possível criar uma nova forma de pagamento e, também, uma nova moeda completamente digital. Mas, você já sabe como tirar proveito dessa tecnologia e oferecer o sistema aos seus clientes? Ou ainda, já consegue imaginar as vantagens que cada negócio pode ter com o uso do Bitcoin?

As dúvidas são frequentes, claro. Nada mais justo, já que o Bitcoin ainda é relativamente novo. Porém, é bom saber que a tecnologia é vista como a mais promissora sendo produzida na internet atualmente.

Então, que tal aprender tudo sobre a moeda do futuro? João Canhada, proprietário da Foxbit, corretora de Bitcoin no Brasil, diz que o Bitcoin tem um potencial para revolucionar e simplificar as atividades comerciais. “É uma tecnologia que chegou para ficar”, diz.

O Bitcoin é a primeira rede de pagamento descentralizada, na qual os usuários é que gerenciam o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central. Da perspectiva do usuário, o Bitcoin funciona como dinheiro para a internet. Mas, tecnicamente, ele é uma tecnologia, ou um programa, ou computador móvel, que oferece uma carteira bitcoin pessoal e que permite ao usuário enviar e receber tais moedas com ele.  

Nos bastidores, a rede compartilha um registro público chamado de cadeia de bloco ou block chain. Este registro contém todas as transações já processadas, permitindo que o computador do usuário verifique a validade de cada transação. E cada transação é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços enviados, permitindo que todos os usuários tenham controle total sobre o envio de Bitcoins de seus próprios endereços.

Mas o que isso tudo traz de vantagem? Liberdade de pagamento, já que é possível enviar e receber qualquer quantia de dinheiro instantaneamente em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. E nem há limites impostos. Bitcoin permite que seus usuários estejam em pleno controle de seu dinheiro. Além disso, os usuários podem incluir taxas de transações para receber tratamento prioritário, o que resulta em uma confirmação das transações mais rápida pela rede. Os Bitcoins podem ser oferecidos com taxas muito mais baixas do que outros serviços ou redes de cartões de crédito. Para os comerciantes, as transações são seguras, irreversíveis e não contêm informações confidenciais ou pessoais dos clientes.

Apesar de a rede Bitcoin não ter um dono, usuários controlam a tecnologia ao redor do mundo. E qualquer pessoa e estabelecimento pode incluir o sistema em seu processo. 

Por enquanto, o grau de aceitação do Bitcoin ainda é baixo por falta de conhecimento. Porém, a cada dia, mais empresas aceitam a moeda digital por causa de suas vantagens. 

Paralelamente, novas ferramentas, recursos e serviços estão sendo desenvolvidos para fazer o Bitcoin mais acessível para todos.

Para explicar mais sobre essa revolução na forma de pagamento, João Canhada apresentará a palestra com o tema “Desvendando a moeda do futuro”, no dia 28 de outubro, das 8h30 às 12h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). A palestra integra a programação da 4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE), promovida pela Associação.

4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo

A quarta edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) será realizada pela ACIC, entre os dias 24 e 28 de outubro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL). A SNE é uma plataforma de eventos direcionados ao fortalecimento da cultura empreendedora de Campinas e região com objetivo de promover a capacitação de gestores e empreendedores e o desenvolvimento de empresas de diferentes portes, por meio de workshops, palestras, ações de educação empreendedora e de inspiração. As inscrições para a Semana devem ser feitas pelo site www.semanane.com, onde consta também a programação detalhada ou pelo telefone (19) 2104-9200.


Bitcoin, João-Canhada, Moeda-Digital, Bitcoins, Campinas, ACIC, Associação, Comercial, SNE, Semana-Negócios-Empreendedorismo

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados