Campinas é a segunda cidade paulista que mais gera empregos no estado

Campinas é a segunda cidade paulista que mais gera empregos no estado

Em 2023, o saldo positivo apresentado foi de 13.205 postos de trabalho.

De acordo com levantamentos da Fundação Sistema de Análise de Dados do Estado de São Paulo (Seade), Campinas é a segunda cidade paulista que mais gera empregos no estado nos últimos anos.

Em 2023, o saldo positivo apresentado foi de 13.205 postos de trabalho. Apesar de ter sido 9,9% inferior a 2022, o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) considera que não foi o suficiente para desbancar o município.

Campinas, localizada no interior do estado de São Paulo, tem sido apontada como um dos principais centros econômicos das redondezas. Somada à sua região metropolitana, a cidade contribuiu com 7,3% do total de empregos formais gerados no estado. Tanto é que conseguiu superar Guarulhos, a segunda maior cidade paulista, no seu balanço de empregos, que foi de 12.706 vagas.

A metrópole campineira não conseguiu ultrapassar apenas a grande capital, São Paulo, que ao final do ano passado atingiu o impressionante número de 132.263 novos postos de trabalho. Nos tópicos a seguir, é possível compreender quais foram os fatores que impulsionaram esse crescimento em Campinas.

 

O que causou crescimento de empregos em Campinas?

Após o período da pandemia, a Administração Municipal de Campinas buscou medidas para recuperar a economia local, e uma delas foi a reativação de indústrias, o que gerou mais empregos. Além disso, a diversidade econômica da região, com destaque para os setores de tecnologia, indústria e serviços, contribuiu significativamente para o aumento das oportunidades de emprego na cidade.

Conforme a fala do Secretário Municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Arthur Orsi, foram realizados “programas de recuperação fiscal, de atração de novas empresas, de repactuação de dívidas e programa que oferece créditos para empresas”. Ademais, o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) aprimorou a sua capacidade de captação ativa junto das empresas.

Dentre essas iniciativas de captação e empregabilidade, está o evento municipal “Feirão de Emprego e Oportunidades”, que é uma iniciativa fruto de uma parceria da Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). Seu objetivo é ampliar as oportunidades de vagas, facilitando o encontro entre empregadores e candidatos.

O crescimento da empregabilidade na cidade de Campinas também tem sido impulsionado pelos investimentos em infraestrutura e educação. Dito isso, o lugar é considerado uma ótima fonte de estudos, oferecendo qualidade desde a faculdade até a pós-graduação.

 

Perspectivas para 2024: o que esperar do mercado de trabalho em Campinas?

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, em janeiro deste ano já foram criadas mais de 1,4 mil vagas de emprego, principalmente para o setor de construção. Esses números apresentaram uma vantagem de 1,2%, em relação a janeiro de 2023, evidenciando que este ciclo já começou com saldo positivo.

Para aqueles que estão buscando oportunidade de emprego, em 2024, a boa notícia é que haverá muitos “feirões de emprego” ao longo do ano, incluindo também oportunidades exclusivas para PCDs. Sendo assim, espera-se que Campinas continue desempenhando bons resultados para a economia do estado de São Paulo.


campinas, emprego

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados