Compra à vista é a preferência do consumidor

Compra à vista é a preferência do consumidor

Com a baixa confiança na economia, as vendas têm sido pagas no ato da compra

A queda no poder de compra do consumidor tem influenciado o comércio de Campinas, não só nos mecanismos de incentivo para vender mais e atrair clientes para dentro da loja, mas também na hora de finalizar a venda. Se em 2014 as vendas a prazo e divididas estavam sempre na prioridade do consumidor, em 2015 as vendas à vista ganharam espaço e são preferência.

Dados levantados pelo Departamento de Economia da Associação Comercial, apontam que no acumulado deste ano (janeiro a setembro), as vendas pagas integralmente no momento da compra representam 53,2% do faturamento do mês. No mesmo período de 2014, elas representavam 49,5%.

Essa tendência, revela a cautela do consumidor. Os compradores estão inseguros em relação à economia e sobre a manutenção do emprego, por isso preferem quitar suas compras o quanto antes e não acumular dívidas.

Para a presidente da Associação Comercial, Adriana Flosi, o comerciante precisa ficar atento a essa tendência e oferecer diferenciais para os clientes. “É importante entender o momento pelo qual passamos e dar ao consumidor aquilo que ele pede, como descontos quando o pagamento é feito à vista. É preciso facilitar esse tipo de compra. Quem souber aplicar isso a seu estabelecimento, vai vender e garantir faturamento imediato”, explica.

Clique aqui e veja o comportamento do consumidor em relação à forma de pagamento no último ano.


compras, consumo, comércio

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