Conheça três empresas que aumentaram a receita em 50% em menos de um ano

Conheça três empresas que aumentaram a receita em 50% em menos de um ano

Saiba quais as estratégias de marketing digital adotadas para se destacar e atrair novos clientes

O que uma empresa familiar que atende casais em sua cerimônia de casamento nas praias do Ceará e uma loja de bebidas nacionais e importadas, em Brasília, têm em comum? Ambos os negócios adotaram uma plataforma de marketing e vendas com diferentes funcionalidades de automação para obter resultados melhores e mais consistentes nos quatro pilares do marketing digital: atrair, converter, relacionar e vender.

Com a mudança no comportamento do consumidor as campanhas de mídia no ambiente digital ganham cada vez mais atenção. A estratégia tem relativamente baixo custo, se comparada às propagandas nas plataformas de mídias tradicionais. Além disso, possibilita análise de retorno sobre o investimento (ROI) mais consistente.

É aí que entra a automação, para auxiliar nas diferentes etapas do processo de marketing digital e tornar os quatro pilares mais ágeis e eficientes, a partir de um planejamento realizado por empresa especializada, conforme a necessidade de cada negócio.

O e-mail continua a ser uma importante ferramenta de comunicação. Porém, ele está a cada dia mais preciso.  Softwares específicos conseguem delimitar os envios de forma racional, a fim de evitar que as mensagens sejam classificadas como SPAM. Também tornam possível determinar o melhor horário para cada disparo e segmentar a base de contatos da empresa para criar campanhas focadas nas pessoas certas e com altas taxas de cliques. E, o mais importante: permitem acompanhar o desempenho das campanhas e saber quem recebeu, abriu e clicou em seus e-mails.

A ferramenta adotada pelas duas empresas, RD Station, desenvolvida pela startup Resultados Digitais tem, entre suas funcionalidades, uma que possibilita fazer anotações e inserções de tags relacionadas aos interesses de cada um dos leads (visitantes que informam seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo). Esse processo é importante porque facilita na hora de segmentar o público e enviar comunicações relevantes para eles.

Crescer

No caso da Arthur Rosa, a empresa registrou o dobro de sessões de fotos externas fechadas mensalmente. No primeiro mês de adoção da estratégia com uso do software, o número de pessoas interessadas no conteúdo gerado ou nos serviços prestados cresceu 120% e o volume de vendas aumentou 50%.  No mesmo período, o retorno sobre investimento (ROI) foi de 800%.

Do planejamento executado para a empresa constavam e-mails com portfolios e cupons de desconto, que passaram a ser direcionados às pessoas interessadas no conteúdo ou nos serviços, com base nas segmentações anteriormente realizadas e no grau de engajamento de cada um, e ações para aumentar a taxa de conversão dessas pessoas e melhorar sua segmentação, classificando-os de acordo com seu estágio dentro do funil de vendas.

Também foram criadas campanhas no Facebook que remetiam a uma página específica com conteúdo atrativo, que registou taxa de conversão de 86%. Além disso, o e-commerce foi integrado à plataforma e tornou possível registrar as vendas e os valores automaticamente.

Atrair e reter

Para a Adega Almeida, com o conjunto de ações adotadas, foi gerado um aumento de receita de 400%. Em cinco meses, a receita quadruplicou. O número de visitantes ao site aumentou em sete vezes e o tráfego orgânico em 70%.

 

As ações focaram em cinco pontos: gerar conteúdo para atrair novas pessoas interessadas nos produtos – ou no próprio conteúdo – e fidelizar os clientes que já eram frequentadores da loja, criar campanhas de e-mail marketing para gerar aproximação com os clientes e acompanhar as ações de fidelização, desenvolver duas páginas específicas com funcionalidades distintas, gerar conteúdo com palavras-chave para o blog para criar engajamento e alinhar o conteúdo do site aos posts das mídias sociais.

No dia 24 de outubro, das 8h30 às 11h, o engenheiro especialista em automação de marketing, Gabriel Costa, head de growth da Resultados Digitais,  participará da 4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE), que ocorrerá no Teatro Iguatemi Campinas. Será uma excelente oportunidade para saber mais sobre as vantagens da automação nas ações de marketing digital e também os insights de conteúdo para empreendedores.

4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo

A quarta edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) será realizada pela ACIC, entre os dias 24 e 28 de outubro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL). A SNE é uma plataforma de eventos direcionados ao fortalecimento da cultura empreendedora de Campinas e região com objetivo de promover a capacitação de gestores e empreendedores e o desenvolvimento de empresas de diferentes portes, por meio de workshops, palestras, ações de educação empreendedora e de inspiração. As inscrições para a Semana devem ser feitas pelo site www.semanane.com, onde consta também a programação detalhada ou pelo telefone (19) 2104-9200.

 


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