Debate sobre liderança e comportamento marcam o segundo dia da SNE

Debate sobre liderança e comportamento marcam o segundo dia da SNE

Além do painel gratuito, dois workshops também marcaram a programação

O segundo dia da 4ª edição da Semana de Negócios e Empreendedorismo contou com dois workshops e um painel gratuito na terça-feira, 25 de outubro, na Associação Comercial. Empreendedores de Campinas e região participaram das atividades do painel sobre Liderança e Comportamento e os Workshops de Negociação e Ideation.

"A SNE é uma plataforma de eventos que tem como objetivo oferecer uma semana de qualificação para os empresários e associados. A cada edição a gente tem a possibilidade de definir os temas de conteúdo de acordo com as demandas dos associados ao longo do ano”, ressaltou o gerente executivo da ACIC, Leandro Diniz, abrindo o painel de Liderança e Comportamento, um tema muito requisitado para debate pelos empreendedores.

Marcelo Veras, diretor adjunto da ACIC e CEO da Atmo Educação, foi o primeiro palestrante do painel e compartilhou com os presentes as competências de um líder de sucesso. “Podemos considerar que Jesus e Hitler foram dois grandes líderes de sucesso, mas são pessoas completamente diferentes em questões de caráter e objetivo. Então, como definir um líder de sucesso?”, indagou Veras ao iniciar a palestra. Segundo o especialista, a liderança muda de acordo com o cenário histórico do momento, o que em 1995 era considerado uma forma de liderar, 10 anos depois já mudou completamente. Além do cenário, o comportamento das pessoas também muda constantemente e é preciso estar preparado. Os maiores líderes de sucesso, de acordo com Veras, conseguiram juntar conhecimento e atitude em resultado. “O sucesso não é uma prova de 200 metros, é uma maratona”, concluiu Veras. 

O segundo palestrante foi Renato Fontana, sócio da Enora Leader e diretor adjunto da ACIC. Fontana compartilhou o passo-a-passo para se tornar um líder transformador e que consiga engajar sua equipe. “Se você investe na sua equipe, seu cliente vai ficar feliz”, ressaltou. Para o especialista, o primeiro passo é o autoconhecimento, saber como sua equipe te enxerga como líder, descobrir se eles estão felizes ou se estão insatisfeitos com seu posicionamento. “90% das pessoas que saem das empresas fazem isso por causa de seus líderes”, disse Fontana. Para ele é necessário motivar sempre os funcionários, pois é assim que eles produzem mais. Maltratar ou criar um ambiente de trabalho ruim e pesado só gera resultados negativos para a empresa e, consequentemente, para os clientes. 

Andreas Auberbach, sócio da Nexo Hw também abordou a importância o autoconhecimento para o líder e ressaltou a mudança de comportamento pela qual estamos passando. Os líderes com mais idade não nasceram na era da tecnologia, portanto precisam se adaptar aos nativos desse mundo. Para ele, o cenário do trabalho se tornou algo complexo e não-linear, o que antes era muito simples, o líder falava e os outros obedeciam, hoje é vai além disso. “É o líder que tem a força de engajamento para passar para sua equipe”, ressaltou Auberbach. O especialista acredita que a perspectiva de liderança atualmente é aberta e horizontal, por isso a importância de sempre adquirir conhecimento e se renovar constantemente. “Aprendizagem é a moeda de troca mais poderosa que podemos ter”, concluiu.

O especialista Sidnei Oliveira finalizou o painel comentando sobre o conflito de gerações, e como transformar isso em complemento. Segundo ele, estamos vivendo um tempo de mudanças, tudo está se alterando, a forma de pensar mudou completamente, e o líder que não se adequar, não consegue também liderar as pessoas da nova geração. Hoje o especialista acredita que as pessoas buscam o reconhecimento: “Somos pessoas com foco nos resultados. Buscamos reconhecimento, e é isso que você determina para o seu sucesso”, concluiu. 

Workshops

O Workshop de Negociação apresentou de maneira prática e interativa o que há de mais efetivo para garantir o sucesso nas negociações, baseando-se no Projeto de Negociação da Harvard Business School, referência mundial no desenvolvimento do tema. O professor que apresentou o conteúdo é um dos maiores especialistas em negociação do Brasil, Pedrag Pancevski.

O Workshop Ideation ajudou os empreendedores a tirarem suas ideias do papel. Negócios de sucesso surgem a partir de boas ideias, por isso o workshop demonstrou de forma prática a integração entre experiência profissional, aquisição de novos olhares e as diversas técnicas de geração e validação de ideias. A equipe de palestrantes foi formada por profissionais da ServiceDesignSprint.com. 

A programação da SNE continua amanhã. Vejas as fotos aqui e confira os próximos eventos no site www.semanane.com.


ACIC, EMPREENDEDORISMO, SNE

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados