Descubra como encontrar oportunidades na crise

Descubra como encontrar oportunidades na crise

Consultor de marketing do SEBRAE, Sílvio Glauco Rezende, aconselhou varejistas e empreendedores nesse momento desafiador

No cenário de crise econômica atual muitos empreendedores que não encontram soluções acabam morrendo na praia. Para auxiliar os comerciantes a enfrentar essa situação, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), em parceria com o SEBRAE realizou o seminário "Marketing em tempos de crise”, nessa sexta-feira, 07, na ACIC. O evento foi apresentado por Sílvio Glauco Rezende, consultor marketing do SEBRAE.

Não é novidade que a crise econômica se instalou no Brasil nos últimos tempos. Juros altos, queda do PIB, inflação e câmbio em alta são problemas que estão interferindo no dia a dia de empreendedores e gestores. Porém, além de problemas existem também oportunidades. A primeira atitude a ser tomada nessa situação, segundo Glauco, é mudar o comportamento. O erro de todo empreendedor em momentos de crise é continuar com a mesma postura de antes. “É preciso pensar se existem oportunidades ou estratégias nesse momento, analisar o cenário econômico e sua empresa, além de ser ágil nas decisões. O importante é não ficar parado”, aconselhou o consultor. 

Glauco ainda citou os pontos mais importantes que devem ser analisados em uma empresa neste momento, um deles é o fluxo de caixa, entra mais dinheiro do que sai? Outro ponto é não cometer nenhum exagero, porém é importante frisar que não se deve parar com os investimentos. O consultor acredita também que é necessário comunicar os funcionários da empresa da situação, pois ocorrerão mudanças, e eles vão notar. “Se prepare para o pior e preste atenção nas oportunidades, apostando sempre no futuro.”, diz Rezende

Porém, em tempos de crise, as vendas caem de forma drástica e o desafio é aumenta-las para gerar fluxo de caixa positivo. E é aí que o marketing vai agir, principalmente na hora de estreitar o relacionamento do cliente com a empresa. O consultor explica que existem clientes potenciais, eventuais, regulares, preferenciais, defensores, associados e parceiros. O ideal é identificar qual é o tipo de consumidor que frequenta a sua loja e pensar em formas de associa-lo com um cartão de fidelidade por exemplo, para gerar confiança e credibilidade. 

Como a crise afeta também o consumo, as pessoas buscam soluções na hora da compra. É necessário despertar a necessidade e o desejo nos consumidores e, para o consultor, a melhor forma de fazer isso é utilizando ferramentas promocionais. Alguns exemplos de ferramentas que podem atrair clientela mesmo na crise segundo ele são: ações temáticas, amostras grátis, brindes, combos, descontos, degustações, demonstrações, ofertas diárias (ou semanais e mensais) e criação de uma agenda promocional. 

Existe também o trabalho fora da loja física na hora de engajar o consumo. “Fale a língua do seu cliente, nas redes sociais, em folhetos e em ações de fidelização”, diz Rezende. É necessário aplicar o marketing no banco de dados da empresa, criando um diferencial, usar a criatividade e sempre inovar. Existem diversas soluções e oportunidades mesmo nos momentos de crise, porém, quem ficar parado não vai enxergar nenhuma delas. 


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