- , 21 de Março de 2016
- 11:23:06h
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Diretor de operações da Dufry conta sobre desafios de Lojas Pop Ups
André Baldi é um dos palestrantes do 4º Fórum Regional do Varejo, e ele ainda fala sobre eficiência e oportunidade de mercado
André Baldi é formado em administração e é diretor de operações da Dufry Brasil, responsável por operações da Dufry em 17 aeroportos da América Latina. Baldi liderou lojas Pop Ups oficiais da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, foram mais de cem lojas abertas em aeroportos, estádios, shopping centers e Fan Fests. Será responsável este ano da operação das lojas oficias das Olimpíadas Rio 2016 em aeroportos.
Ele conta qual o maior desafio de fazer operações desse tipo, como pequenos empreendedores podem aproveitar datas especiais, além de dar dicas sobre eficiência no varejo. Baldi será um dos palestrantes do 4º Fórum Regional do Varejo, que acontece no dia 31 de Março.
As chamadas operações Pop Ups de eventos acontecem em um curto espaço de tempo, elas terminam muito rápido, por isso é um desafio: “Como você tem um espaço de tempo muito curto para ter o retorno do investimento, você tem que ter uma operação muito controlada para poder conseguir torná-la rentável”, diz Baldi. Segundo o administrador, o desafio é o mesmo para um pequeno ou grande empreendedor que tenha que lidar com uma operação de curto tempo de duração, seja ela alguma data sazonal, evento esportivo ou até uma operação de final de semana.
Para isso é necessário um planejamento muito bem elaborado para saber exatamente quais serão os custos e alcançar uma venda ajustada, algo desafiador, pois é uma operação nova, que não tem histórico anterior. "É difícil acertar a previsão de vendas e, quando você erra em um evento você tem uma sobra de estoque muito alta, e como gerenciar essa sobra é um problema bem grande”,completa.
Como melhorar a eficiência
Para Baldi, não existe um segredo para melhorar a eficiência, na verdade é um conjunto de ações. A principal é treinamento de equipe, ter uma equipe que conheça muito bem os procedimentos da empresa e a rotina. "Antes disso você tem que ter procedimentos e rotinas bem desenhadas, uma padronização de operação, de uma maneira geral, ter formas e procedimentos bem definidos e bem desenhados”, completa Baldi. Portanto, ter procedimentos definidos, uma equipe treinada e uma empresa que busque sempre resultados, faz diferença.
O maior erro de quem busca melhorar a eficiência e não consegue, é não separar corretamente despesas ruins de despesas boas. Segundo Baldi, isso pode acabar gerando grandes efeitos negativos para o varejo. Cortes de despesas sem profundas análises pode impactar em perda de vendas, ou perda de controles e pode gerar custos adicionas. Para Baldi, é o conjunto da falta de planejamento adequado que acaba fazendo com que as pessoas cortem no lugar errado ou acima do que deveriam, é necessário avaliar e fazer cortes efetivos que não gerem impactos negativos.
Outro ponto importante citado por Baldi foi o aproveitamento dos picos de venda, para ele é necessário ser eficiente durante esses picos. Por exemplo, nos aeroportos de Guarulhos e do Rio de Janeiro, a Dufry têm operadores de caixa que trabalham só aos finais de semana, pois são os dias com maiores picos de venda, assim durante os dias de semana, quando as vendas são mais baixas, as lojas operam com menor custo. Por isso é fundamental analisar o fluxo de venda de cada dia e operar de acordo com isso.
Oportunidade de mercado
Em 2008 a Dufry comprou a rede de lojas americana Hudson News, que possui um histórico grande nos Estados Unidos, para implementar nos aeroportos do Brasil. "Quando percebemos que existia uma oportunidade de mercado no Brasil pra esse tipo de loja a gente decidiu trazer a Hudson pro Brasil”, conta Baldi. Antes, o planejamento era abrir livrarias, convencionais para vendas de livros, jornais e revistas, porém esse mercado não é algo lucrativo atualmente. Já o modelo Hudson News, agrega outras categorias, é uma loja de conveniência, que além de livros e revistas, possui diversas outras bases de produtos, e alguns com uma saída frequente, como chocolates e outras comidas industrializadas, por exemplo, dando estabilidade comercial. Este conceito de loja é voltado para o público que está de passagem no aeroporto, cujo comportamento é baseado na compra por conveniência, ao invés de procurar por uma marca específica.
Participação de empreendedores em eventos
Para Baldi, é importante participar de eventos como o Fórum Regional do Varejo pois é uma oportunidade de ouvir testemunhos de pessoas que trabalham há muito tempo no mercado, ou empresas que tem uma experiência muito grande. Isso pode agregar ideias e conhecimentos para serem usadas no dia-a-dia. Os ensinamentos de grandes empresas podem ser aplicados em micro e pequenas empresas pois os conceitos são muito parecidos, a base do varejo em geral é parecida.
SERVIÇO:
O Que: 4º Fórum Regional do Varejo
Quando: 31 de março de 2016
Horário: 8h00 às 18h00
Onde: Expo D. Pedro - Parque D. Pedro Shopping
Inscrições e mais informações: www.forumregionaldovarejo.com