Dominar o marketing digital ajuda a atrair mais clientes, aumentar as vendas e gerar maiores lucros

Dominar o marketing digital ajuda a atrair mais clientes, aumentar as vendas e gerar maiores lucros

Pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão são as palavras-chave para alavancar um negócio

O Brasil integra o grupo de 79 países onde mais de 50% da população tem acesso à internet. O número de smartphones beira os 170 milhões e o de computadores, tablets e notebooks, chega a 160 milhões. Então, é impensável que uma empresa não aproveite esse potencial de mercado para gerar mais vendas e alavancar os lucros. Mas, para posicionar um negócio de forma efetiva neste universo de consumidores conectados e cada vez mais exigentes é preciso enxergar o marketing digital com olhar empreendedor e adotar um conjunto de ações estratégicas envolvendo pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão.

Há quem ache que esse é um mundo complicado e que requer grandes investimentos. Não é. Com poucas ferramentas e uma metodologia bem elaborada é possível atingir o público-alvo. A grande sacada é fazer com que o consumidor busque pelo seu negócio e não o contrário. Para isso, é necessário saber exatamente qual o caminho a ser adotado. E cada empresa requer um cuidado especial e uma visão empreendedora para enxergar as ferramentas poderosas que podem ser utilizadas para estabelecer essa conexão direta com o consumidor.

Decodificar o perfil desse novo consumidor, que se diferencia daquele de décadas passadas pela rapidez de acesso, via internet, a um grande volume de informações é primordial. Com esse poder de informação em mãos, ele passou a ser mais seletivo e a não mais aceitar qualquer comunicação que recebe.

O Brasil é a quarta maior audiência de internet do mundo e, no País, 74% dos shoppers (pessoas que realizam a compra, não necessariamente aquelas que consumirão o produto ou serviço) realizam pesquisa online antes de fecharem um negócio. Os números reforçam a importância do marketing digital e de uma linha de ação indispensável, em especial para os pequenos e médios negócios: a de segmentar as campanhas geograficamente para atender o público que busca algum produto ou serviço on-line.

Só que, atender somente não basta. É necessário conhecer as expectativas do consumidor para surpreendê-lo com conteúdos assertivos e promoções de seu interesse. Ao realizar esse alinhamento cria-se engajamento, o que faz crescer a rede de clientes e potenciais clientes e a percepção positiva da marca, resultando no crescimento no volume de negócios.

Para dar conta dessa nova modalidade de marketing, o gestor deve se manter atualizado e entender os seus processos e as formas de otimizar as ações. Dominar os oito Ps do maketing digital, método criado pelo empreendedor Conrado Adolpho, autor do livro Google Marketing e um dos nomes mais reconhecidos do marketing digital do Brasil é o primeiro passo.

O especialista dividirá seu conhecimento no dia 24 de outubro com os participantes da 4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE), a ser realizada no Teatro Iguatemi Campinas, das 8h30 às 11h30.  

4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo

A quarta edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) será realizada pela ACIC, entre os dias 24 e 28 de outubro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL). A SNE é uma plataforma de eventos direcionados ao fortalecimento da cultura empreendedora de Campinas e região com objetivo de promover a capacitação de gestores e empreendedores e o desenvolvimento de empresas de diferentes portes, por meio de workshops, palestras, ações de educação empreendedora e de inspiração. As inscrições para a Semana devem ser feitas pelo site www.semanane.com, onde consta também a programação detalhada ou pelo telefone (19) 2104-9200.


Conrado-Adolpho, Marketing-Digital, SNE, Semana-Negócios-Empreendedorismo, ACIC, ACICampinas, 2016

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