Entenda porque equipes com alto nível de confiança em seu líder produzem mais

Entenda porque equipes com alto nível de confiança em seu líder produzem mais

Conceito de liderança “adaptágil” inclui competências como influência, inspiração e engajamento, que levam a melhores resultados e maior comprometimento e autonomia nas tarefas

O conceito do líder “adaptágil” é baseado numa dinâmica criada pelo exército americano durante a Guerra Fria e ganha cada vez mais força no mundo corporativo. Ele é muito importante para o sucesso e para se atingir resultados com a equipe, de forma inspiradora. E para facilitar o desenvolvimento desse perfil de profissional, há um processo com alguns passos que mapeiam a posição do líder em relação às preferências de seus liderados.

O mais interessante é ter claro que um líder, aquele que antigamente era apenas uma pessoa que chefiava e que estava à frente, evoluiu e ganhou significados amplos. “O objetivo do processo para atingir esse patamar é que o líder possa desenvolver sua equipe, de forma inspiracional, entendendo as vontades e dificuldades de cada um e conseguindo mobilizar todos os resultados esperados, simultaneamente”, observa Renato Fontana, diretor de Marketing da Enora Leaders.

Na avaliação de Fontana, é dessa forma que o líder conseguirá também reter talentos e aumentar a chance de torná-los sucessores, já que colaboradores engajados e felizes com seu líder são capazes de entregar mais resultados e apresentar maior comprometimento e autonomia nas tarefas.

O diretor da Enora apresenta seis passos que considera importantes para um líder e os divide em dois momentos distintos – os três primeiros são para refletir e serem planejados sozinho. Já os três passos seguintes são desenvolvidos junto com a equipe. “A primeira coisa é desenvolver a visão própria de futuro. Saber aonde quer chegar, quando, de que forma, com quem e como será um cenário vitorioso desta conquista. Para facilitar o primeiro passo é preciso pensar no final do desafio. E caso atinja o objetivo, tire uma foto da comemoração da vitória”, ensina.

Na sequência, conheça seus seguidores. Este é o processo mais importante de todos e o líder precisará pensar no perfil das pessoas que farão parte do seu time rumo aos resultados. Os detalhes sobre o número de pessoas que serão necessárias, as funções que vão exercer, a definição para cada uma delas e o estágio de desenvolvimento de cada membro do time são essenciais. Será pensando nisso que o líder obterá o perfil para melhor se relacionar e saberá qual será sua maior dificuldade.

O passo seguinte é a construção da confiança, que é, segundo Fontana, a base da liderança. “Equipes com alto nível de confiança produzem 30% mais, pois reduzem burocracia e retrabalhos por agilidade nos processos”, ressalta. É neste nível que o líder deve se conhecer e saber se é capaz, crível, conectado e correspondente.

Na avaliação de Fontana, o líder transformador ainda deve compartilhar sua visão de futuro para envolver e influenciar cada membro da equipe, inspirar e engajar, estabelecendo inteligência emocional para entender os pontos de dor e os sentimentos e emoções de cada membro do time e, por último, manter o senso de urgência ao mesmo passo que comemora as vitórias com os indicadores atingidos.

Todo esse processo baseado na dinâmica do exército americano é conhecido como VUCA: volátil (volatility), incerto (uncertainty), complexo (complexity) e ambíguo (ambiguity). E será detalhado durante a 4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE) da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) no Painel Liderança e Comportamento, a ser realizado no dia 25 de outubro, das 8h30 às 12h no auditório da ACIC. Durante o evento, Fontana falará sobre “O passo-a-passo para se tornar um líder transformador”. O encontro será uma oportunidade para desvendar os desafios da gestão de pessoas e o futuro do mercado de trabalho.

4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo

A quarta edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) será realizada pela ACIC, entre os dias 24 e 28 de outubro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL). A SNE é uma plataforma de eventos direcionados ao fortalecimento da cultura empreendedora de Campinas e região com objetivo de promover a capacitação de gestores e empreendedores e o desenvolvimento de empresas de diferentes portes, por meio de workshops, palestras, ações de educação empreendedora e de inspiração. As inscrições para a Semana devem ser feitas pelo site www.semanane.com, onde consta também a programação detalhada ou pelo telefone (19) 2104-9200.


SNE, ACIC, Semana-de-Negócios, Empreendedorismo, ACICampinas, Campinas, Renato-Fontana, Liderança, Adaptágil

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados