Identificar oportunidades em meio a crise foi tema do Encontro de Empreendedores

Identificar oportunidades em meio a crise foi tema do Encontro de Empreendedores

Os empresários presentes foram orientados por Lucas Guerharth

É fato que todos nós passamos por momentos de crise, seja ela financeira, de saúde ou profissional. O empreendedor é aquele que sabe identificar oportunidades mesmo em tempos de crise. Esse foi o tema apresentado no Encontro de Empreendedores realizado nesta quinta-feira, 2 de março, na Associação Comercial de Campinas. O empresário Lucas Guerharth compartilhou sua experiência pessoal com os empreendedores, os orientando a traçar um objetivo e alcançá-lo.

Guerharth passava por uma crise financeira e de saúde em seu emprego em uma das maiores instituições financeiras. Foi nesse momento que viu uma oportunidade e decidiu sair de seu emprego no banco e se dedicar totalmente a sua empresa. Bem-sucedido em seu negócio, o empresário hoje orienta outros empreendedores a alcançarem seus objetivos.

Um funcionário que está endividado, ou seja, em uma crise financeira, tem menos engajamento e reconhecimento em uma empresa, e mais insegurança, segundo Guerharth. “Nós passamos por crises a todo momento em nossas vidas. Se você está em crise é preciso olhar ao redor e identificar oportunidades”, explica. 

 
Porém, largar seu emprego em crise para abrir uma empresa não é tão simples como parece. “Mais difícil que estabelecer uma empresa é dar continuidade a ela”, destaca o empresário. Segundo dados do Sebrae, o Brasil tem um alto índice de startups, mas, ao mesmo tempo, tem um alto índice também de empresas que fecham após 2 anos de funcionamento. A cada 10 brasileiros,quatro estão empreendendo, mas um não vai sobreviver. Por que isso acontece? Guerharth explica que muitos empresários estão ainda na chamada zona de conforto, um lugar em que a pessoa não gostaria de estar mas que continua lá, pela segurança do que já é certo e com medo do incerto. 
 
Identificar oportunidades e sair da zona de conforto é o primeiro passo, o segundo é o autoconhecimento. É necessário identificar quais talentos você tem, o que gosta de fazer, quais são seus valores e competências. “Você está preparado ou se preparando? Se quer alcançar seu objetivo quais competências precisa para chegar lá?”, questiona o especialista. Para isso, ele orienta que é necessário estabelecer um foco e um objetivo, para saber qual caminho deve seguir e, depois disso, planejar. Mas, Guerharth alerta “O melhor planejamento dentro de uma gaveta não leva a nada. É preciso ter atitude, ela deve ser congruente com sua missão. Não deixe para depois”, finaliza.

Encontro-Empreendedores, ACIC, Campinas, Associação-Comercial, Lucas-Guerharth

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados