Laureane Cavalcanti destaca estratégias dos grandes shoppings

Laureane Cavalcanti destaca estratégias dos grandes shoppings

Gerente corporativa de marketing da Sonae Sierra discute inovação e experiência digital

Laureane Cavalcanti esteve presente no 4º Fórum Regional do Varejo para um painel sobre experiência digital. Em sua apresentação, a gerente corporativa de marketing da Sonae Sierra ressaltou o conceito de levar a rua para os shoppings, experiência digital, inovação e mídias sociais. 

Segundo Laureane, nos últimos tempos a população tem recebido um incentivo muito grande para sair de casa e ir às ruas e aos parques, praticar exercícios, ou seja conviver ao ar livre. As prefeituras estão promovendo a cultura da vida urbana nesses espaços mais amplos e públicos. Por isso, é importante trazer esse conceito para os shoppings, um lugar que sempre foi sinônimo de conforto, segurança e limpeza, e que não anda na mesma direção dessa tendência ao ar livre. "Vejo esse alinhamento necessário e urgente, sob a pena de sermos abandonados e trocados pelos parques e ruas”, diz Laureane.

Portanto, é preciso que os shoppings se adaptem a essa nova realidade, ajustando seus espaços e seu calendário de eventos a esta nova necessidade dos consumidores. "Devemos tirar proveito de sermos um ambiente controlado, com uma oferta gastronômica e de lazer extremamente conveniente e oportuna, e associar características de improvisação, espontaneidade e simplicidade nas nossas ações e espaços”, finaliza Laureane. Um exemplo de urbanização em shoppings foi o evento de foods trucks - caminhões de comida de rua- no estacionamento do Shopping D. Pedro, que fez sucesso e atraiu o público para o local.

Experiência Digital

O engajamento digital foi um ponto que Laureane ressaltou como importante. Como a sociedade está cada vez mais conectada pelos smartphones, é necessário pensar em uma estratégia para alcançar esse público. Laureane diz que começou pelo engajamento nas redes sociais e pela melhoria dos sites. "Dedicamos meio ano ao aprendizado do contato com aqueles clientes que não víamos. Desenvolvemos touchpoints internos, evoluímos no nosso tom de comunicação e, só depois de atingir alguma maturidade, passamos para o segundo passo, a fase de desenvolvimento de novos serviços”, conta. 

Os novos serviços foram o aplicativo Chega de Fila, em que o cliente pode cadastrar suas notas fiscais em promoções dos shoppings de onde estiver, para evitar fila. Outro serviço digital foi o Consultor Whatsapp, no qual os clientes podiam fazer uma consulta a qualquer momento pelo celular, receber recomendações sobre serviços ou produtos. O Cardápio Digital é um aplicativo que ainda está em fase de aprimoramento, vai permitir que o cliente faça o pedido de sua refeição antes mesmo de chegar no shopping, economizando tempo e também fila. Outro projeto que ainda está sendo testado é o #CompraJunto, que vai permitir que os clientes pesquisem, reservem e comprem produtos digitalmente para apenas depois, retirá-los no shopping.

Além disso, há os aplicativos exclusivos do shopping, com informações sobre seus serviços de fácil acesso sobre lojas, restaurantes, quiosques, mapas, programação do cinema, eventos e etc. Laureane ainda diz que pretende digitalizar o pagamento dos estacionamentos também, para que ele seja feito no celular. Segundo ela, o futuro dos shoppings é promissor e eles não vão ser esquecidos ou trocados pelas ruas tão cedo.

Inovação

A inovação tecnológica no Brasil é um meio ainda caro, segundo Laurene. A aquisição de equipamentos ultramodernos é algo ainda pouco acessível, muito disso se deve ao fato da dependência de outros países para importar o produto. Porém, para inovar, nem sempre é necessário a tecnologia. "O real significado da inovação nada mais é do que uma forma inusitada, muitas vezes simples, de ultrapassar desafios, e isso transcende o âmbito das invenções”, diz Laureane. Muitos pequenos empreendedores acreditam que inovar é algo ligado à tecnologias de ponta e inacessíveis e por isso acabam deixando algo importantíssimo de lado. Pensando nisso, Laureane separou 3 dicas para essas pessoas.

3 Dicas para inovar:

Laureane Cavalcanti sugere que as lojas de pequeno porte foquem em 3 pontos inicialmente:

1. Solicitar os dados dos seus clientes de forma criativa e adequada
"simplificar e tornar amigável o seu cadastro de clientes, utilizar o email ou outros meios online de forma mais atraente, para que os clientes completem os dados apenas se tiverem interesse, não seja invasivo na comunicação e, o mais importante, siga as regras vigentes para utilização de dados. Se falhar em algum desses pontos, poderá estar dando um tiro no pé."

2. Treinar a equipe considerando que o comportamento do consumidor está mudando radicalmente
"As redes sociais mudaram definitivamente o jeito de comprar. Hoje a compra pode começar online ou off-line; as lojas que acham que seus consumidores não estão na internet porque elas não vendem pela internet, correm o risco de se surpreenderem muito. As marcas que utilizam corretamente as novas ferramentas de comunicação, que oferecem produtos que atendem às expectativas e criam um relacionamento com esses novos consumidores, terão neles a sua maior mídia."

3. Leiam!
"Leiam sempre os boletins de tendência de comportamento disponíveis na internet. Todos os dias são publicados novos textos, dados de pesquisas, etc. Há muita informação pública e sem custo à disposição, que pode ajudar o lojista a estar sempre atualizado e apoiar na sua estratégia de inovação."


Quem é
Gerente Corporativo de Marketing da Sonae Sierra Brasil desde 2009 e é a responsável pela gestão de marketing dos shoppings em operação, lidera o projeto Digital Experience e responde pelo desenvolvimento das campanhas institucionais, promocionais e de responsabilidade corporativa e de sustentabilidade.

Fórum Regional do Varejo
Laureane Cavalcanti foi uma das palestrantes presentes na 4ª edição do anual Fórum Regional do Varejo, no dia 31 de Março. Realizado pela ACIC em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) e o Parque D. Pedro Shopping, o evento reuniu cerca de mil pessoas na Expo D. Pedro. As fotos do evento podem ser acessadas AQUI.


Laurene-Cavalcanti, ACIC, Fórum-Regional-Varejo, FRV, Sonae-Sierra

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados