Luis Rasquilha discute a importância da inovação no mercado atual

Luis Rasquilha discute a importância da inovação no mercado atual

O CEO da Inova Consulting também alerta os empreendedores sobre o cuidado com a concorrência

Luis Rasquilha, CEO da Inova Consulting e da Inova Business School, abordou, na 4ª edição do Fórum Regional do Varejo, a importância da inovação e fez projeções de como será o mercado daqui a alguns anos, assim como seus consumidores. 

O momento atual da sociedade, segundo Rasquilha, é o da conectividade, no qual as pessoas estão conectadas compartilhando informações a todo minuto. Todos querem saber o que está acontecendo no mundo de forma rápida e prática. "Vocês preferem ficar sem smartphone ou sem um dedo?”, instiga Rasquilha. Para ele, o aparelho é indispensável agora.

De acordo com ele, é a primeira vez que as gerações mais novas têm mais acesso à informação do que as mais velhas. As crianças de agora aprendem logo cedo a usar tablets e celulares. Esse comportamento vai se refletir no mercado. Há uma mudança em curso e os empresários e varejistas precisam estar atentos a ela. 
O desafio de agora é encarar a realidade, segundo Rasquilha. "O mais difícil hoje é manter o foco em um mundo em permanente mudança, que se transforma muito rápido”, diz. 

Concorrência

Para atualizar os varejistas do que está por vir, Rasquilha revelou alguns pontos a serem considerados. Um deles é a concorrência. Segundo ele, existem concorrentes ‘ínvisíveis’, que podem surgir da noite para o dia e quebrar o seu negócio. Negócios novos ‘tomam' o lugar de grandes empresas a toda hora.

De acordo com Rasquilha, prevê-se que nos proximos 10 anos 40% das empresas listadas na 'Future 500 companies', não existirão mais. "Se 40% de grandes empresas que hoje são vistas como referência não vão existir mais então imagina as pequenas”, comenta.

Esse fenômeno é chamado de “Efeito Kodak”: a marca cresce, faz sucesso, lidera o mercado, de repente acaba e é ultrapassada por outras empresas. E foi isso que aconteceu com a marca de produtos fotográficos. Em 1996 a empresa valia US$ 28 bilhões e tinha 140 mil colaboradores, em 2012 ela declarou falência com 17 mil funcionários. No mesmo ano, em 2012, surgia a rede de compartilhamento de fotos Instagram, valendo US$ 1 bilhão com apenas 13 colaboradores.
Para não ficar para trás, Rasquilha diz que existem duas perguntas básicas para todo varejista e empreendedor: quem são meus concorrentes invisíveis e será que estou pronto para acompanhar a velocidade em que o mundo está funcionando?

Inovação

Uma solução para encarar a realidade é Inovar. ”O mundo muda muito mais rápido do que nós estamos preparados para gerenciar. Inovar é obrigação”, diz Rasquilha. A inovação, para ele, não é tecnologia, e sim a capacidade de gerar ideias, produtos ou serviços que agregam valor. Além de ser uma peça obrigatória para estar inserido no mercado.

"Temos que gerenciar a empresa olhando para frente e não para o retrovisor”, aconselha. Para ele, não há espaço para mesmice no mercado. É necessário se perguntar: será que o que eu ofereço é relevante para o mercado? Será que aquilo que eu ofereço, as pessoas vão querer comprar? Os serviços e produtos da atualidade estão se tornando cada vez maiores e mais simplificados. A compra é facilitada sempre. ”A solução para a crise é tirar o ’s’ da palavra: Crie!”, finaliza Rasquilha.

8 insights de Luis Rasquilha para colocar em prática agora:

1) Tenha um propósito claro: que reflita o DNA de sua empresa, que todos conheçam, que seja tangível e aplicável

2) Venda um sonho: as melhores pessoas não trabalham só por dinheiro, reconheça e premie performance e resultados. Crie metas ambiciosas mas alcançáveis

3) Foque em nichos de alto valor agregado: resolva problemas do mercado, identifique mercados promissores, posicione-se claramente face aos outros

4) Crie um ecossistema: terceirize o que não interessa, construa uma rede de inovação aberta, reforce a inteligência coletiva e a economia do compartilhamento

5) Interaja com o cliente: escute e observe, convide para entrar, evolua com as suas recomendações

6) Fail Fast: faça protótipos rapidamente, teste o produto e falhe rápido, analise os dados e faça os ajustes

7) Olhe para a frente: antecipe os movimentos, crie mercados e necessidades, reinvente-se permanentemente

8) Adote a inovação estratégica: crie/reforce e dissemine uma cultura de inovação, ajuste os ciclos de crescimento e quebra, adote um processo de inovação

Fórum Regional do Varejo

Luis Rasquilha foi um dos palestrantes presentes na 4ª edição do anual Fórum Regional do Varejo, realizado no dia 31 de Março. As fotos do evento podem ser acessadas AQUI.


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