Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa do SCPC

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa do SCPC

Levantamento também aponta que a “qualidade” e a “promoção” são prioridade para a maior parte dos consumidores

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. 

“Essa situação se reflete em Campinas e região também. Os dados são importantes para que os varejistas pautem seu comportamento em relação aos consumidores”, avalia a vice-presidente da Associação Comercial, entidade que representa o SCPC, Adriana Flosi. Ela acrescenta que o fato de o consumidor se considerar equilibrado colabora para o uso sustentável do crédito.

O levantamento, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31 de janeiro e 13 de fevereiro, também quis saber em qual situação os entrevistados acreditam ser mais conservadores. 61% disseram ser mais conservadores em seus hábitos de compra, independente do produto ou serviço; e 39% no uso diário do dinheiro.

A pesquisa do SCPC também perguntou ao consumidor o que leva em consideração, em primeiro lugar, ao decidir pela compra de determinados produtos ou serviços. A promoção, por exemplo, supera a qualidade e a marca nos itens de limpeza, vestuário, calçados, perfumaria, eletrodomésticos, eletrônicos e até celular/smartphone. Por outro lado, a qualidade tem mais relevância em detrimento da promoção ou da marca quando a compra é de alimentos e produtos de higiene pessoal. O quesito marca fica em terceiro lugar em todos os itens questionados, como mostra a tabela abaixo.

Quanto ao grau de endividamento, em média, 20% dos consumidores classificam-se como muito endividados. Este % cresce na classe DE. Como se observa nas imagens abaixo.

Perfil dos entrevistados

Maioria do público representa as classes D/E. Aproximadamente 70% residem no Sudeste do país. Prevalecem os homens e os que moram com a família. Os mais jovens concentram-se nas classes DE. 17% dos consumidores da classe DE estão desempregados. 34% fazem “bico” ou trabalho extra. Em média, 65% dos consumidores são casados epossuem filhos. Na classe AB este percentual cai para 62%.

Metodologia

Esta pesquisa teve como identificar o perfil do consumidor frente aos hábitos de compra. A aplicação da pesquisa se deu via Internet, por meio do Portal Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br), ao longo do período de 31 de janeiro até 13 de fevereiro, e contou com a participação de 1.169 respondentes.

 

 

 


Pesquisa, SCPC, Campinas, ACIC, Associação-Comercial-Campinas, Boa-Vista, Consumo

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados