Mulheres na liderança das empresas foi o tema do CME

Mulheres na liderança das empresas foi o tema do CME

14º encontro do Conselho da Mulher Empreendedora aconteceu nesta sexta-feira, 17 de fevereiro

O número de mulheres em cargos de liderança no Brasil aumentou de 5% para 11% em 2016, em comparação com 2015, mostrando o que já é uma realidade. As líderes femininas enfrentam diversos desafios para chegar onde estão e esse foi o debate do 14º encontro do Conselho da Mulher Empreendedora (CME). Realizado nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, o encontro foi coordenado pela coach de Inteligência Emocional na Imperativa Coaching, Fabiana Granzotti, na Associação Comercial de Campinas.

Segundo Fabiana, as mulheres têm mais dificuldade para chegar na liderança devido ao machismo e competitividade que existem no empreendedorismo, porém, a cada dia que passa elas estão cada vez mais no topo. A especialista conta que em 2015, 57% das empresas no mundo não possuiam mulheres na liderança. Em 2016, o número caiu para 53%, mostrando um notável crescimento, além de que 10% dos líderes mundiais hoje são mulheres. 

O motivo desse crescimento, ela explica: “a cada três mulheres, uma é a personificação da liderança. A mulher já é multifuncional por natureza, ela busca por resultados melhores, administra melhor os conflitos, além de possuir empatia e simpatia”. Além disso, estudos revelam que os liderados sentem-se mais confortáveis em conversar com uma mulher (com uma postura forte e não bruta), pedir sua opinião e ajuda. "Assim, organizações que buscam seu diferencial no mercado, encontram na mulher líder a peça fundamental para o sucesso”, ressalta a especialista.

“As mulheres têm de lidar com o equilíbrio das áreas da vida, como oportunidades que lhe são negadas, a aceitação da sociedade, a competitividade acirrada com outras mulheres e, consequentemente, as divergências do relacionamento interpessoal”, destaca Fabiana. Porém, ela complementa que esses desafios fazem da mulher não só a representação do sucesso, mas também um exemplo de força e resistência. 

O CME

O Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) se reúne desde julho de 2015. Em encontros mensais com mulheres que exercem cargos de liderança nas empresas, são abordados temas de interesse a cada profissão e as posturas mais adequadas para diferentes situações.

 


CME, 2017, Associação-Comercial-Campinas, ACIC, Conselho-Mulher-Empreendedora, Liderança, Mulheres, Empreendedorismo

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados