Novos consumidores já são realidade e desafiam o varejo

Novos consumidores já são realidade e desafiam o varejo

Millennials fizeram parte da abordagem do presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo no 4º Fórum Regional do Varejo

Você já começou a investir no conteúdo digital de sua empresa? Se ainda não, deveria. A nova geração de consumidores, os chamados Millennials - nascidos entre 1980 e 1998 - está mais conectada do que nunca através dos smartphones e já têm idade suficiente para ter renda e comprar. O presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, discutiu as principais características dessa geração no 4º Fórum Regional do Varejo, realizado no dia 31 de Março.

Recentemente, uma pesquisa do IBGE mostrou que o telefone celular se tornou o principal aparelho de acesso à internet nos domicílios brasileiros, superando os microcomputadores. Esse dado, aplicado aos jovens consumidores revela o potencial da equação Millennials + Smartphones. 

Quando as pessoas estão conectadas em seus celulares, elas imergem em um mundo à parte navegando pela internet, e as empresas precisam estar presentes nesse mundo também.

Portanto é preciso estudar esses novos consumidores para entender seus desejos e necessidades e também quais as melhores estratégias de marketing para os engajar.

Os Millennials estão surgindo e possuem características bem diferenciadas do tradicional. “Como engajar e motivar uma geração que pensa diferente da minha?”, propôs Eduardo Terra. “Se o comportamento é outro e o consumidor é outro, o comércio não pode se manter igual”, destacou.

Segundo ele, o desafio é segmentar e adaptar o comércio para essas pessoas. Essa geração é eclética, valoriza a experiência de vida, é mais consciente ecologicamente, multicultural e cética. Eles enfatizam mais a felicidade e a experiência do que a posse de bens. Tudo isso sugere uma economia mais de serviços, compartilhamento e colaboração do que de posse. E o principal, é uma geração extremamente engajada tecnologicamente e que usa dessa tecnologia para realizar uma compra ou pesquisar produtos.

Dados importantes que você deve saber sobre os Millennials:
86% usam o smartphone para fazer compras
47% são influenciados em suas compras pelas redes sociais
3 em cada 4 Millennials estariam dispostos a pagar um preço maior por produtos sustentáveis
75% consideram a loja física o elemento central da experiência com uma marca
100% usam a internet antes para buscar referências e informação

Fonte: Deloitte, Nielsen e JC Penney

Fórum Regional do Varejo
Eduardo Terra foi um dos palestrantes presentes na 4ª edição do anual Fórum Regional do Varejo, no dia 31 de Março. Realizado pela ACIC em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) e o Parque D. Pedro Shopping, o evento reuniu cerca de mil pessoas na Expo D. Pedro.


Eduardo-Terra, FRV, Fórum-Regional-do-Varejo, ACIC, 2016, Millennials, SBVC

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados