- , 04 de Novembro de 2016
- 16:46:03h
- Enviar por e-mail
- Compartilhar
Núcleo de Sousas e Joaquim Egídio da ACIC debate visual merchandising para o final de ano
Palestra orientou os varejistas a se prepararem para a melhor época do ano para vendas
O Núcleo Sousas e Joaquim Egídio da Associação Comercial de Campinas, ACIC, realizou nessa sexta-feira, dia 4, uma palestra para os varejistas dos distritos sobre visual merchandising e como a ferramenta pode ajudar nas vendas das festas de final de ano. Além disso, foram apresentadas as ações de Natal a serem realizadas na região.
O encontro também será marcado por uma palestra sobre visual merchandising com o tema das festas de final de ano. "O grande desafio nosso junto com os diretores do núcleo é fazer com que o consumidor que mora em Sousas e Joaquim Egídio possa comprar e consumir serviços nas lojas e estabelecimentos desta região”, ressalta a vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi.
A palestra, que foi realizada na TOTVS, foi apresentada pelo especialista em visual merchandising e colunista da ACIC, Eduardo Vilas Bôas. "O visual merchandising tem sido transformador em muitos negócios e cada vez mais ganha destaque dentro de uma estratégia para conquistar novos clientes”, comenta Leandro Diniz, gerente executivo da ACIC.
Já é uma realidade que os consumidores passam por uma considerável mudança no comportamento. O especialista introduziu o tema falando sobre o novo estilo de consumo da atualidade, no qual os clientes estão pensando de forma mais consciente e criteriosa. "O valor do produto é uma prioridade maior que o preço dele”, destaca Vilas Bôas.
Até 2020, 50% da população será formada por pessoas das gerações Y e Z, e eles demandam experiência na hora compra. “Experiência de compra é o conjunto das percepções que um consumidor constrói ao interagir com uma operação e seus elementos, durante o ato de compra ou pesquisa, determinando a imagem da loja”, explica o especialista.
Ele ressalta alguns pontos que constituem uma boa experiência de compra: envolvimento, atendimento com excelência, solução de problemas, agilidade no atendimento e atmosfera de loja.
Villas Bôas aconselha que a vitrine da loja deve atrair e despertar o desejo no consumidor, ela deve contar uma história e expor os produtos de forma valorizada. Além disso, deve ser montada com harmonia utilizando no máximo 3 cores e sempre com um ponto focal em destaque.
Dentro da loja, existem diversas técnicas do visual merchandising que foram apresentadas pelo especialista, uma delas é a Exibitécnica, a arte de exibir produtos no ponto de venda. É uma solução utilizada para dar maior visibilidade a marcas e produtos, facilitando o contato visual e físico.
Do ponto de vista do cliente, o lado direito da loja é o que mais o atrai, portanto deve ser onde ficam os produtos prioritários, baratos e sazonais. Do lado esquerdo, devem estar os produtos secundários, atemporais e básicos.
A sinalização é outra ferramenta importante que tem objetivo de orientar o consumidor dentro do espaço comercial. Villas Boas explica que o consumidor possui curtos períodos de atenção dentro da loja, por isso a sinalização precisa ser bem posicionada, bem escrita e coerente com a imagem da marca.
O especialista diz que a cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço, e as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial. Isso significa que o uso e a distribuição das cores de uma loja são um aspecto muito valorizado no visual merchandising. “As cores têm um papel importante na construção da imagem de varejo e além disso podem ser usadas para criar uma ambientação atraente na loja”, explica.
Quer saber mais? Confira a coluna mensal de Eduardo Villas Bôas sobre visual merchandising aqui.
Workshop
Ficou interessado no tema? Aprenda o visual merchandising na prática com Eduardo Villas Bôas em um workshop exclusivo para associados da ACIC com técnicas para atrair e engajar clientes criando experiência através da exposição de seus produtos. Será dia 29 de novembro das 8h00 às 12h30.
Sousas, Joaquim-Egídio, ACIC, Campinas, Varejo, visual merchandising, Natal, xperiência de compra, Villas Bôas
Pode lhe interessar
Notícias recentes
Empreendedorismo feminino: uma potência crescente no Brasil
Queda no movimento faz lojistas implantarem sistema de vigilância
Assuntos relacionados
- Núcleo de Sousas e Joaquim Egídio da ACIC debate visual merchandising para o final de ano
- Núcleo Sousas e Joaquim Egídio da ACIC apresenta a campanha de Natal dos Distritos
- Associação inicia atividades do núcleo de Sousas e Joaquim Egídio
- ACIC cria núcleo para atuar nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio