Pesquisa da ACSP mostra que 46% dos brasileiros devem presentear no Natal

Pesquisa da ACSP mostra que 46% dos brasileiros devem presentear no Natal

O estudo aponta ainda que 80,7% dos consumidores não anteciparam as compras de Natal durante a Black Friday

Levantamento divulgado nesta segunda-feira, 16/12, pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) indica que 46,6% dos consumidores brasileiros pretendem comprar presentes neste Natal. No outro extremo, 31,9% não têm intenção de presentear. E 21,5% informaram que ainda estão indecisos. O estudo ouviu 1.708 consumidores em todo o país.

Também foi possível constatar que a proximidade entre a Black Friday – que aconteceu em 29 de novembro – e o Natal não tem grande impacto na decisão de compra. O levantamento mostra que 80,7% dos entrevistados não anteciparam as compras de Natal durante a Black Friday.

Segundo a ACSP, assim como em anos anteriores, não houve “canibalização”, aumentando a perspectiva de expansão das vendas do varejo no final de ano.

Do grupo de entrevistados que planejam realizar compras no período natalino, 35,2% pretendem gastar mais do que em 2023, enquanto 44,5% desejam o contrário. A maioria (65,9%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 600.

A pesquisa também apontou que a maioria das compras deve ser realizada em grandes redes do varejo (44,7%) e de forma presencial (58,9%), como é costume no Natal.

Entre aqueles que manifestaram intenção de comprar, 43,7% disseram que utilizariam a segunda parcela do 13º para presentear, enquanto 41,4% não estão dispostos a usá-la como forma de financiamento.

Segundo a ACSP, como é habitual nesta data, roupas, calçados e acessórios (42,4%) são os principais itens da lista de intenção de compras. Somados a outros produtos de uso pessoal, tais como joias, bijuterias e perfumes, perfazem 77,6% das intenções de compra.

 

Outros itens também tipicamente demandados no Natal, tais como boneca, brinquedos em geral, decoração, enfeites, árvore, cartões e alimentos para a ceia aparecem, em conjunto, com destaque (77,3%). Os entrevistados podem informar múltiplos itens na pesquisa de intenção de compras.

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, acredita que "as perspectivas para as vendas de Natal em todo o país são, em geral, mais favoráveis do que no ano anterior devido ao aumento da renda, à melhoria do emprego e à expansão do crédito".

 

IMAGEM: Newton Santos/DC

Fonte: Diário do Comércio


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