Pesquisa de preço em loja deve ser convertida em venda

Pesquisa de preço em loja deve ser convertida em venda

Consumidor busca uma boa experiência de compra na loja física

É fato que o varejo online tem crescido e desafiado os varejistas de lojas físicas. A questão central é como criar uma experiência que aproveite melhor a presença do consumidor no estabelecimento, transformando a visita para uma simples pesquisa sobre o produto numa venda concreta.

“As pessoas vão à loja porque querem experimentar, ver, sentir e tocar, independentemente de onde vão finalizar a compra”, ressalta a vice-presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi. Dados recentes da pesquisa Total Retail 2016 apresentada pela PWC revelam que em várias categorias, muitos consumidores ainda desejam ter uma interação física com o produto e esse é um momento importante para concretizar uma venda.

Para o Dia dos Namorados, por exemplo, os itens de vestuário e calçados devem ser os mais procurados para as trocas de presentes, seguidos dos itens de perfumaria. De acordo com a pesquisa, no Brasil, 49% dos consumidores preferem pesquisar o produto de vestuário de forma online, mas 52% preferem as lojas físicas para a compra. Para os produtos de beleza, como os perfumes, 56% fazem a pesquisa online e 40% preferem fechar a compra em locais físicos. 

A presença na loja física é o momento em que o comerciante pode transformar uma visita do cliente que quer saber mais sobre o produto, numa venda concreta. “A visita é o momento ideal. Mas é preciso proporcionar um ambiente na loja que estimule o consumidor que opta pela pesquisa offline a se tornar um comprador real naquele momento”, acrescenta Adriana.

Celular em mãos

Vendedores bem preparados e ótimo atendimento fazem toda a diferença para concorrer com as informações que o cliente tem em mãos. A pesquisa Total Retail 2016 revela ainda que no Brasil, 54% dos consumidores que estão numa loja física usam o smartphone para pesquisar produtos e 51% acessam a internet do celular para pesquisar os preços da concorrência.

Outros 33% recorrem ao celular para checar comentários sobre o produto ou sobre o estabelecimento em que estão. "Diante disso, os lojistas devem dar atenção às promoções e ofertas. É preciso também se preparar para acolher esse consumidor que ainda quer um atendimento personalizado e próximo”, orienta Adriana. 


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