Poder da informação ajuda candidatos a vagas de emprego a escolher em qual empresa desejam trabalhar

Poder da informação ajuda candidatos a vagas de emprego a escolher em qual empresa desejam trabalhar

Cada vez mais, o poder de atração de talentos de uma marca está sendo aplicado aos futuros empregados, e não somente aos gestores

Foi-se o tempo em que uma vaga a ser ocupada na empresa era decidida apenas pelo gestor e cabia ao candidato acolher todas as regras e seguir a cartilha da organização. Houve uma inversão no papel decisor na atração de talentos e isso vem causando uma verdadeira revolução do mercado de trabalho. Um dos principais motivos para essa mudança é a facilidade e rapidez de acesso à informação, propiciada pela internet e, mais substancialmente, pelas redes sociais. 

Some-se a esse fator, uma das características da geração Y, os chamados millennials (nascidos em meados dos anos 1990), que, além de descobrirem o empreendedorismo mais cedo, têm outras prioridades, como o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e objetivos mais definidos para sua carreira. 

Para eles, tão importante quanto o lucro de uma empresa é o que ela faz para desenvolver seu potencial humano e contribuir para ajudar a melhorar a sociedade. Ou seja, os millennials, são mais seletivos. Preferem ter seu próprio negócio, ou, querem trabalhar para organizações com um propósito e valores bem definidos e esse é um recado que as empresas precisam entender para conseguirem reter e engajar seus colaboradores e não ficarem para trás.

Hoje, a decisão sobre um emprego é uma via de mão dupla e o candidato possui ferramentas para selecionar a empresa na qual quer trabalhar, saber qual a faixa salarial que tal empresa está disposta a pagar e até o nível de satisfação dos funcionários que ali atuam. Ou seja, ter acesso a informações reais para decidir se quer a vaga de trabalho e de que forma negociar para garantir melhor satisfação faz toda a diferença. 

Se antigamente os candidatos em busca de uma colocação profissional se orientavam principalmente por estabilidade de emprego e salário. Hoje, os pré-requisitos para que eles aceitem uma vaga são bem mais complexos. 

Essas mudanças nas relações profissionais são percebidas e todos têm acesso às informações. A plataforma online Love Mondays, criada em 2013, reúne exatamente essas bases de dados com opiniões das pessoas sobre as empresas onde trabalham. As opiniões são anônimas e, portanto, mostram com maior precisão as avaliações realizadas. Dessa forma, se surgir dúvida na hora de mandar ou não o currículo para uma empresa específica, com medo desta não atender suas expectativas enquanto organização, o candidato pode buscar as informações no site para se decidir.

De acordo com Luciana Calleti, cofundadora da plataforma, o propósito do trabalho é dar transparência para o mercado. “Percebemos que antes o profissional tomava as decisões sobre onde trabalhar no escuro. Já as empresas sempre tiveram bastante acesso às informações dos profissionais. E isso não era produtivo nem para o profissional, que entrava em uma empresa e descobria que não era a que ele idealizava, e nem para a empresa, que tinha custos com o processo seletivo e com a formação de um profissional que logo pedia o desligamento”, explica.

O site é uma espécie de vitrine profissional. Basta fazer o cadastro, gratuito, e saber quais são as melhores empresas para trabalhar, as que oferecem melhores salários, mais oportunidades de crescimento e onde o candidato à vaga terá maior satisfação.

A plataforma é de uso bem simples, similar a uma rede social. Todas as informações são preenchidas pelos próprios usuários que são questionados sobre o cargo, nível de salário e benefícios, chegando a conclusões sobre a remuneração fixa e variável em diferentes empresas. Para garantir a fidelidade das informações contidas nestas pesquisas salarias elas são analisadas pelo site Love Mondays, que usa informações de redes sociais e outras métricas. 

O site também coleta resenhas anônimas dos funcionários sobre seus empregadores, contendo informações relevantes sobre o cotidiano na empresa. Além disso, a plataforma informa com notas que vão de 0 a 5 sobre remuneração média e benefícios da empresa como um todo, oportunidades de carreira e crescimento, cultura da empresa e qualidade de vida. Outro dado informado é a resposta da pergunta feita aos usuários sobre se ele recomendar a empresa a um amigo ou não.

O Love Mondays também tem uma seção para empresas de diferentes portes divulgarem vagas de emprego. As vagas são cadastradas no portal, mas o envio de currículos ocorre separadamente da plataforma. E há avaliações da comunidade em que a empresa está inserida na área de vagas. “O portal foi o primeiro dedicado a avalições dos profissionais sobre as empresas no Brasil. Hoje, já contamos com mais de um milhão de profissionais que acessam as informações por mês”, avalia sua cofundadora.

Luciana Calleti acha que, mesmo em um momento de economia em recessão como a que o Brasil atravessa atualmente, os cargos continuam a ser criados pelas empresas. Então, se a pessoa é um bom trabalhador com boa formação e certa experiência, as oportunidades continuarão a aparecer e sempre será possível fazer escolhas.

Essa nova realidade, que vem transformando a relação entre candidatos a uma vaga e as empresas, será abordada no dia 28 de outubro, durante a palestra de Luciana Calleti: “Engajamento: a inversão do papel decisor na atração de talentos”, a ser realizada como parte da 4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE) da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). A participação da cofundadora do Love Mondays no evento ocorrerá das 8h30 às 12h, no auditório da Associação.

4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo

A quarta edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) será realizada pela ACIC, entre os dias 24 e 28 de outubro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL). A SNE é uma plataforma de eventos direcionados ao fortalecimento da cultura empreendedora de Campinas e região com objetivo de promover a capacitação de gestores e empreendedores e o desenvolvimento de empresas de diferentes portes, por meio de workshops, palestras, ações de educação empreendedora e de inspiração. As inscrições para a Semana devem ser feitas pelo site www.semanane.com, onde consta também a programação detalhada ou pelo telefone (19) 2104-9200.

 


Love-Mondays, Luciana-Calleti, SNE, Semana-Negócios-Empreendedorismo, ACIC, Campinas, ACICampinas

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados