Primeira palestra do ano na Associação Comercial de Campinas aborda Marketing Digital

Primeira palestra do ano na Associação Comercial de Campinas aborda Marketing Digital

Sócio-diretor da Socialtriz explicou a empreendedores, no Encontro de Marketing e Vendas, como alavancar as vendas por meio da estratégia

A Associação Comercial de Campinas recebeu nesta quarta-feira, 18, em sua primeira palestra do ano, o sócio-diretor da Socialtriz, Netto Cambiaghi. O empresário participou do Encontro de Marketing e Vendas e explicou aos empreendedores como alavancar as vendas utilizando o Marketing Digital. 

Cambiaghi orientou os presentes a sempre planejarem com antecedência suas estratégias. Portanto, muito antes de pensar em Marketing Digital, é necessário realizar um planejamento de mercado determinando claramente quais são os objetivos a serem alcançados por meio da ferramenta.

“Planejar é usar mais a cabeça e menos a força”, explica o especialista. Ele acrescenta que o planejamento deve ser feito para tudo, para lançar um produto, para inovar e etc. 

O recomendado é realizar um diagnóstico na empresa e detectar quais problemas são internos. “Se a empresa não está vendendo ou faturando, isso é um problema que a gente consegue enxergar, é externo. O que precisamos descobrir é quais são os problemas internos mais difíceis de notar”, explica Cambiaghi.

Uma maneira fácil de planejar quais ações devem ser tomadas para solucionar os problemas da empresa é dividi-la em cinco partes. O especialista explica cada uma delas:

1- Estrutura/Institucional

Nessa parte, é necessário descobrir se a sua empresa tem um lema, um sentido para existir. “Por que sua empresa existe? Se isso não é claro pra você, será muito menos para seus clientes”, afirma o sócio-diretor da Socialtriz.

De acordo com ele, a geração de atualmente, a Y, precisa de um sentido para trabalhar e para se motivar, por isso é importante que a empresa tenha uma história que promova sensações nas pessoas, tanto nos funcionários como nos clientes. 

2- Equipe

“Sua equipe transmite os valores da sua empresa?”, pergunta o especialista. Para ele, os funcionários precisam ser treinados e devem passar a mensagem da empresa para os clientes. Melhorar em relacionamento e consultoria de equipe deve ser algo essencial.

3- Produtos/Serviços   

O principal fator do seu produto é solucionar algo para o consumidor. ”O que seu produto ou serviço soluciona?”, indaga Cambiaghi. A partir desse ponto, devem ser pensado outros fatores, como as características, os benefícios, os preços e o valor que o seu produto ou serviço transmite. "Isso é importante para que o cliente valorize ainda mais a compra", esclarece ele.

4- Comercial/ Marketing

A parte comercial e de marketing é a forma como o empreendedor vai criar um valor para seus produtos e serviços, e é o que vai levar o consumidor a desejar aquilo.

5- Público-alvo 

E por fim, o público-alvo deve ser claro. Seu produto ou serviço é para que tipo de pessoa? Qual é a demanda ou os desejos do seu público? 

Uma vez detectados os problemas em cada uma das cinco partes da empresa, Netto Cambiaghi sugere uma ordem para que as ações sejam feitas:

Em primeiro, na estrutura da empresa;  em segundo, no público-alvo; em terceiro nos produtos e serviços; em quarto na equipe e, só por último é que se deve pensar nas estratégias de Marketing.

Se as outras partes da empresa não tiverem de acordo, não é possível criar um planejamento de Marketing que funcione. Por exemplo, saber qual é o público-alvo da sua empresa é um dos mais importantes alicerces do Marketing Digital, que é, justamente, entender as pessoas. 

Cambiaghi diz que muitas questões devem ser levadas em conta nesse quesito determinante para o Marketing Digital. Saber qual a idade do seu público, o que ele consome, aonde ele vai para se divertir, o sexo dele, sua idade, o  nível de escolaridade e de renda, entre outros, é imprescindível. Quanto mais informações melhor. Além disso, é necessário investigar também a concorrência. Aonde ele está investindo? Ler comentários no Facebook e no site Reclame Aqui são ferramentas aliadas para a coleta de informações. 

Sabendo de tudo isso, como então aumentar as vendas e agregar valor em seu produto para entregá-lo ao público-alvo? O especialista explica que é aí que entra a função do Marketing Digital, com suas inúmeras ferramentas a serem exploradas de acordo com seu público-alvo. São elas: mídias sociais, e-mail marketing, FAQ’s, e-books, mídias digitais, vídeos online, infográficos, SAC 2.0, blog ou site e eventos.

Cambiaghi reforça que ter um site ou blog é indispensável hoje em dia. “Não faz sentido você investir em mídia se você não tem um bom site”, avalia ele. 

A partir de um bom planejamento estratégico e um cronograma das ferramentas de marketing, bem como da definição clara dos objetivos, do público-alvo e das ferramentas a serem utilizadas, é que as ações de marketing digital devem ser colocadas em prática para que se obtenha os resultados esperados.


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