Saber o que o cliente quer deve ser prioridade em um negócio

Saber o que o cliente quer deve ser prioridade em um negócio

A importância do feedback do cliente é tema do Encontro de Varejo

O Encontro de Varejo vai receber nesta quinta-feira, dia 23, o coordenador do MBA em marketing e vendas da Inova Business School Renato Cecchettini, para uma palestra sobre a importância do feedback do cliente. Mas afinal, o que significa feedback e qual sua importância no universo do varejo? 

Ser empreendedor não é apenas vender e lucrar. Apesar do comerciante oferecer produtos ou serviços eles só são vendidos com o objetivo de atender a uma demanda. Os consumidores possuem necessidades e compram o que lhes parece útil, e é aí que entra a importância de ouvir ou descobrir o que eles querem. O significado da palavra inglesa feedback é “resposta”, ou seja, "retorno", e é isso que os empreendedores precisam buscar de seus clientes. Feedbacks são importantes para iniciar qualquer negócio e também para dar continuidade a ele. 

Para Cecchettini, não pensar no consumidor na hora de elaborar um serviço ou produto é uma hábito comum. "Boa parte dos empreendedores iniciaram um negócio sem pensar a partir do cliente, o que ele precisa?”, questiona Cecchettini. Portanto, independentemente de um negócio já existir ou não, o empreendedor precisa entender o cliente e as necessidades dele, ter a visão do negócio a partir do consumidor e das suas necessidades. 

Segundo especialista, é um desafio descobrir o que os clientes querem, porém, as mídias sociais são um caminho para isso. Mesmo que o empreendedor não tenha um ecommerce e possua uma loja física, a mídia social é uma ferramenta a seu favor. Através dela é possível alcançar mais pessoas e de uma forma específica, ou seja, além de atingir seus clientes, consumidores em potencial também estão acessíveis. “É possível entender melhor como as pessoas nas mídias sociais respondem a determinados estímulos, até mesmo quem não é o meu cliente, mas que seja meu ‘targget’, ou seja uma pessoa que poderia vir a comprar meu produto, e só não compra porque não passa na minha loja, mas é um perfil que compraria”, diz Cecchettini. Pessoalmente as pessoas tendem a não revelar seus gostos, mas nas mídias sociais elas são mais fáceis de ser interpretadas, sendo assim, é uma forma eficaz de extrair um feedback que seja produtivo para a empresa. 

As empresas competem cada vez mais entre si e os hábitos de consumo estão em constante mudança. Segundo Cecchettini os empreendedores precisam ficar sempre atentos e realizar pesquisa de feedback mensais, além de ter o costume de acompanhar as mudanças de seus clientes diariamente. É um risco não perceber que o que acontece no dia-a-dia vai um dia alterar determinado comportamento a longo prazo, e é necessário estar sempre acompanhando os hábitos de seus clientes. “Eu posso ter o costume de fazer isso todo o dia. Se eu sei que meu cliente compra tal revista, eu ver o que essa revista está falando”, exemplifica Cecchettini.

O maior erro

Para Cecchettini, um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer ao buscar o feedback de seus consumidores é achar que o cliente está errado e que seu produto ou serviço é perfeito. "Muitas vezes as pessoas acham que o cliente não entendeu a proposta, mas se o cliente não entendeu a sua proposta, o problema é seu pois ele vai comprar de outro”, explica. Neste caso, a melhor solução é ouvir o que o cliente tem a dizer e pensar no que fazer para melhorar, talvez existam problemas de comunicação ou até de preço. "Se o cliente não está comprando porque o preço é alto, será que eu tenho como oferecer uma coisa a um custo mais baixo para ele?”, questiona Cecchettini. As soluções podem ser diversas, como criar uma nova proposta, ou então até mudar, de público alvo e subir ainda mais o preço. Uma coisa é certa: os clientes precisam ser ouvidos e seus comportamentos devem ser acompanhados, pois a decisão de comprar ou não um produto, cabe apenas a eles. 

Serviço

O que: Encontro do Varejo - A importância do feedback do cliente

Quando: 23 de junho, quinta-feira

Onde: ACIC - R. José Paulino, 111 - Centro

Horário: 08:30 às 09:00 - Welcome Coffee | 09:00 às 10:00 - Palestra

Inscrições: AQUI


Feedback, Cliente, Encontro, Varejo, ACIC, Campinas, Consumidores

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